quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ECOLOGIA

MOVIMENTO "FORTALEZA SOU EU" REALIZA CAMPANHA DE LIMPEZA DA PRAIA DO FUTURO

Diariamente são recolhidas 5 toneladas de lixo no litoral de Fortaleza. O equivalente a produção diária de uma cidade de 40 mil habitantes, de acordo com o que a empresa responsável pela limpeza já revelou à imprensa cearense.
Os números impressionam e apontam para a necessidade de uma reflexão consciente sobre o lixo que a cidade produz. Pensando nisso, o movimento Fortaleza Sou Eu lança uma campanha a favor da limpeza em Fortaleza, com a realização da primeira de muitas ações que farão parte dessa mobilização. O start da campanha Fortaleza Limpa acontece no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, a partir das 8h, na Praia do Futuro, com palestra educativa e mutirão de limpeza.
O evento é aberto ao público e conta com a convocação de voluntários pelas redes sociais. O Fortaleza Limpa começa com uma palestra da bióloga Mariana Melo, Doutora pela Universidade Federal de Viçosa – MG, sobre a importância de manter a praia limpa e sobre os tipos de resíduos que geramos e seus impactos na natureza. Após o encontro e debates, a equipe do movimento realiza ação de conscientização sobre a coleta e destinação correta do lixo durante o percurso de aproximadamente 3 km, que começa na barraca Marulho até termina na barraca Casa de Praia.
Além das barracas da Praia do Futuro, o mutirão conta com o apoio da Rádio Beach Park, ECO+, Asa Sul e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado. A campanha Fortaleza Limpa pretende integrar uma série de ações ao longo do tempo para informar e incentivar a população na colaboração que cada um pode dar para a limpeza da cidade, refletindo sobre a relação que mantemos com o consumo e a produção e impactos do lixo.
O movimento Fortaleza Sou Eu é uma iniciativa de Amor a Fortaleza, nascida da vontade de 4 jovens que acreditam que cada pequena mudança de atitude conta para iniciar uma transformação maior. Os amigos resolveram então demonstrar seu amor pela cidade através de uma página no Facebook, convocando outras pessoas a compartilhar ideias e atitudes de amor por Fortaleza e também para participar de ações organizadas pelo movimento, fazendo a internet ganhar a rua. A página na rede social já conta com mais de 3.500 seguidores.
Com o conceito de que Fortaleza precisa ser construída coletivamente, e buscando o envolvimento de todos – iniciativa privada, poder público e sociedade, o movimento trabalha com foco em três frentes principais para ajudar Fortaleza a se tornar um lugar melhor para se viver: limpeza, convivência no trânsito (incluindo pedestres, ciclistas e veículos) e ocupação do espaço público.
Estão programadas para acontecer periodicamente ações que criem pertencimento e estimulem a convivência nessas três áreas principais. A divulgação será feita pelas redes sociais.

Serviço
Lançamento campanha Fortaleza Limpa
Dia: Domingo, 23/02
Local: Praia do Futuro
Horário: A partir de 8h, na Marulho,
                Encerramento às 12h na Casa de Praia

Atividades:
8h - Cadastro e entrega de kits aos voluntários.
8h30 - Palestra com bióloga convidada sobre os tipos de lixo e as consequências da nossa ação na natureza.
9h - Início do mutirão.
12h - 13h - Confraternização
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/749790178375657/

Fortaleza Sou Eu
David Alencar: (85) 8208.0908

Diego Ribeiro: (85) 8887.3342
E-mail: contato@fortalezasoueu.com
Página do Facebook: https://www.facebook.com/fortalezasoueu

Nenhum comentário: