segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

TELEVISÃO

TV latino-americana mostra beijo gay há mais de 20 anos

“Todos os autores tentaram botar o beijo gay, a Globo é que não punha no ar”, diz Manoel Carlos

"Foi mara", diz Thiago Fragoso sobre gravação de beijo gay com Mateus Solano

"Foi mara!", disse Thiago em entrevista . Já Mateus evitou comentar sobre o último capítulo. "Não fui um vilão tão amado na rua. Foi um trabalho tão intenso que eu nem passeava", disse Mateus.   O autor Manoel Carlos aproveitou a festa de lançamento de sua novela, "Em Família (Globo), no Copacabana Palace, no Rio, para comentar sobre o beijo gay entre Félix e Niko, em "Amor à Vida".
"A expectativa é de vocês. Nunca tive expectativa", disse sobre o final romântico dos personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso. "Nós, todos os autores tentamos botar o beijo [gay]. A Globo é que não punha no ar. O problema é dela mesma", seguiu o autor. "Nunca me pesou isso [o beijo gay]. Numa história de amor, sempre cabe beijo, gay ou não. Essa expectativa não me incomodou."
"Em Família" terá um casal lésbico interpretado por Giovanna Antonelli e Tainá Müller. A primeira trocará o marido (Reynaldo Gianecchini) pela segunda. "Pode ter beijo ou não", concluiu Manoel Carlos, sobre o futuro das personagens.
A novela "Amor à Vida" mostrou o tão esperado primeiro beijo gay masculino em uma novela da Globo nesta sexta-feira (31). Mesmo assim, o último capítulo da trama de Walcyr Carrasco ficou longe de seu recorde.
O desfecho de "Amor à Vida" (Globo) marcou 44 pontos na prévia do Ibope, com 71% de participação do número de televisores ligados —cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. O maior índice da trama foi 48 pontos, na Grande São Paulo, marcado na última segunda-feira (27). A novela "Salve Jorge", antecessora no horário, marcou 46 pontos em seu último capítulo. "Avenida Brasil" teve 52 pontos em seu desfecho. Os dados são da Grande São Paulo.
Enquanto a Globo e a redes sociais brasileiras comemoravam a quebra de tabus representada pelo beijo de "Amor à Vida", vale lembrar que o beijo gay há muito já não é raro em vários países latino-americanos. México, Argentina, Colômbia, Peru e até o conservador Chile já romperam essa fronteira. O primeiro beijo gay da TV argentina ocorreu em 1992, com os atores Gerardo Romano e Rodolfo Ranni, na minissérie "Zona de Riesgo", que ia ao ar à meia-noite.
Dez anos depois, foi a vez do primeiro beijo entre mulheres, em "009 Central", do canal Trece. Houve beijos homossexuais em várias telenovelas da Telefé, muitas exportadas a outros países, como "El Elegido" e "Graduados".
No ano passado, o canal 13 argentino exibiu o primeiro beijo gay entre homens casados, na novela "Farsantes", com os atores Julio Chavez (argentino) e Benjamin Vicuña (chileno). A Argentina foi o primeiro país da América Latina a oficializar o matrimônio igualitário, em 2010. Seu astro maior, o jogador de futebol Diego Maradona, não raramente é visto dando beijos em homens na telinha.
Na Colômbia, em 2012, as atrizes Silvia de Dios e Xilena Aycardi se beijaram num elevador na novela "La Traicionera" e foram flagradas por um porteiro espantado. No mesmo país, os atores Ernesto Benjumea e Pedro Falla também protagonizaram um beijo gay masculino na atração "Donde Está Elisa".
Em 2010, os atores Diego Bertie e Christian Rivero beijaram-se em cena da comédia romântica "Los Exitosos Gomes", sucesso no Peru. Já no Chile, Ricardo Fernandez e Sebastian Layseca se envolveram em "Los Exitosos Pells" (2009), adaptação que também levou o beijo gay ao México.
O beijo gay que selou o amor entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em "Amor à Vida" (Globo) repercutiu positivamente na comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Diversos ativistas das causa comemoraram o primeiro beijo entre dois homens de novelas da Globo.
Vejam os comentários de algumas personalidades:

Jean Wyllys, deputado federal
"Rolou! Viva! Ainda não foi aquele beijo molhado! Mas foi, sim, o beijo do casal gay protagonista! Félix e Niko se beijaram! Estamos evoluindo! Estou em prantos! Amor à vida! Que emocionante essa cena! Que redenção linda! Parabéns Mateus Solano! Hoje é um dia histórico. Marca a história da televisão; de LGBTs e do Brasil. E sou feliz de fazer parte dessa história! E de contribuir!" (via Facebook)

Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia
"Não acompanhei o final da novela, mas considero que é um marco histórico na cultura brasileira por derrubar por terra a falsa profecia do escritor/jornalista Aguinaldo Silva, que disse que somente daqui a 50 anos ocorreria um beijo homoafetivo na televisão. A população brasileira vibrou com essa novela, que colaborou com certeza para desconstruir parte da homofobia nacional, mudando sua opinião em relação ao gay mau-caráter para vê-lo como um gay ser humano igual a qualquer outro com afeto, com tesão e com direito a através de um beijo na boca selar o seu amor romântico."

André Fischer, fundador do site Mix Brasil
"Muito melhor do que a encomenda. Sensacional e ainda a cena final da novela, a redenção do César com Félix, aceitando o filho como ele é... Na minha vizinhança teve grito. Tipo Copa do Mundo. As crianças em suas casas viram o casal gay se beijando. Tudo foi se construindo de uma maneira tão bonita. Muito orgulhoso da forma com quem o Walcyr [Carrasco, autor] construiu isso."

Bruno Gagliasso, ator
"A arte e o amor venceram. Mt bom. Parabens!!!! #mateus #felix #thiago #niko" (via Twitter)

Nenhum comentário: