4º Jeri Sport Music Festival faz a festa com Otto e Arnaldo Antunes
O Encontro das Artes acontece em Jericoacoara de 06 a 08 de outubro
O 4º Jeri Sport Music Festival promete mais uma edição de sucesso, entre os dias 06 e 08 de outubro, na paradisíaca praia de Jericoacoara. Em 2011, um mix de sons e várias vertentes da cultura embala o Encontro das Artes, que conta com shows de grandes atrações nacionais, como o ex-Titãs Arnaldo Antunes e o cantor Otto, abertos por talentos locais da música cearense. O evento inicia com a animada festa “É Proibido Proibir”, da cerveja Proibida, que integrará a versão praiana da famosa “Farra na Casa Alheia”. Os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane animam o início e fim de cada noite, que ainda terão oficinas e apresentação teatral infanto-juvenil da região e a já tradicional colorida regata competitiva de windsurf e kitesurf.
Os shows do 4º Jeri Spot Music Festival serão realizados em palco localizado entre as pousadas Vila Kalango e Casa de Areia, e conta com tendas decoradas e ambiente confortável com cadeiras, mesas e pufes. As tendas de gastronomia e artesanato nativos criam um centro de convivência, onde os visitantes podem degustar pratos tradicionais da região e apreciar os acessórios manufaturados por artesãos locais. A decoração é assinada pelo artista plástico cearense, Chico Filho, que usará rudimentos naturais para criar um cenário baseado na Literatura de Cordel.
Numa realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e da Galgo Entretenimento, o 4º Jeri Sport Music Festival tem patrocínio master do Governo do Estado do Ceará e apoios da Beach Park FM, Cerveja Proibida, Espumante Duc, Freeboard, Jack Daniels, Tecno Grafica, The Famous Grouse e Vodka Finlândia. O evento conta com a participação e apoio total da comunidade.
“É Proibido Proibir” dita o nome e espírito da festa, promovida pela cerveja Proibida, que será o evento oficial de lançamento do festival deste ano, que leva ao Castelo do Fred, na noite da quinta-feira (06), cinco DJs com pegadas eletrônicas diversas para não deixar ninguém parado. A atração principal da noite fica por conta dos DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que prometem colocar todo mundo para dançar com o repertório ritmado da “Farra na Casa Alheia” e os temperos de descobertas musicais em vários gêneros pelo convidado VIP, Fran Viana.
DIA A DIA DE GRANDES ATRAÇÕES
Na sexta (07 de outubro), a atração nacional da noite sobe ao palco às 23h30min, com o poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes, que traz à terra da Pedra Furada o seu inconfundível pop brasileiro com diversas influências concretistas e pós-modernas. O ex-Titãs, ícone da música brasileira e ganhador de vários prêmios, leva ao 4° Jeri Sport Music Festival a turnê do projeto “Ao vivo lá em casa”, que originou o DVD gravado em 2010 no lar do artista, quando comemorou os seus 50 anos de idade. O repertório traz os hits de Antunes, sobretudo as canções dos álbuns “Iê, Iê, Iê” e “Pequeno Cidadão”, que ecoarão pelas areias de Jericoacoara.
Antes de Arnaldo Antunes, o público poderá conhecer o jovem talento local de Gabriel Rodrigues, acompanhado de banda. Mas as atrações do primeiro dia do evento começam ainda mais cedo, logo às 13h, com oficinas de teatro e pinhole (técnica artesanal de fotografar sem lentes, que acontecem no Centro Cultural e na Arena, respectivamente. Um grupo de crianças e adolescentes de Jericoacoara que partyicipam de oficina desde agosto, apresenta o resultado do aprendizado às 21 horas no palco principal do Festival com o espetáculo “Fragmentos – O Conteúdo”, peça que honra as artes locais e lembra figuras ilustres da cultura cearense e pernambucana.
No sábado (08 de outubro) é a vez do pernambucano Otto no 4° Jeri Sport Music Festival ao fechar com chave de ouro o evento na apresentação que inicia à meia-noite. Nascido na cidade de Belo Jardim, remanescente do Mangue Beat e ex-componente da primeira formação da banda Nação Zumbi, solta a voz em Jericoacoara no seu estilo bem peculiar do cantor, compositor e percussionista. O músico, que já animou até gafieira ao lado da grande sambista Jovelina Peróla Negra, mistura influências regionais com música eletrônica, rap e outros estilos, que levará ao público de Jeri no show do seu 4º álbum solo, “Certa Manhã Acordei de Sonho Intranquilos”, lançado em 2009 nos Estados Unidos. O disco valeu destacada matéria no jornal New York Times pelo repórter Larry Rohtter, que entre elogios e recomendações ao CD distingue o talento único de Otto ao chamá-lo de “Brazilian, but with a different beat”.
Porém, antes de Otto subir ao palco, a cantora Manoella Camboim apresenta o seu show, a partir das 23 horas. Mas o último dia do 4° Jeri Sport Music Festival já começa com muita adrenalina, a partir das 11 horas, com as regatas de kite e windsurfe, que sai da Praia do Preá até Jericoacoara. As premiações dos vencedores da competição acontecem no palco principal, às 22 horas. Os ganhadores serão presenteados com kits da Free Board, Vestindo Liberdade, marca oficial do evento esportivo.
TALENTOS LOCAIS
Um dos diferenciais do 4º Jeri Spot Music Festival é também a oportunidade de se conhecer talentos musicais que vêm se destacando no cenário local. “Todos os anos procuramos atrações de fama nacional, mas que tenham a ver com o espírito da comunidade e que, ao mesmo tempo, sejam inéditas na região. O foco principal é levar, através da cultura e da música, inovação e diversão aos cidadãos, além de um turismo responsável para a cidade.”, explica Verônica Sanger, vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e produtora do Jeri Sport Music.
Entre as atrações locais presentes, a DJ Marcela Bressane vai fazer o público do festival dançar durante os sunsets e todos os finais de noite do evento. A paulista, que já morou na Itália, mas está radicada em Jericoacoara desde 2002, abriu e mantém na praia cearense o próprio bar, onde recebe amigos e clientes com uma variada seleção musical alternativa, que inclui house e indie, entre outros ritmos.
Quem também vai mostrar todo o seu precoce talento no festival é o cantor Gabriel Rodrigues. Atualmente com 11 anos, ele toca violão e guitarra, faz vocal e promete abrir o show de Arnaldo Antunes com muito rock, pop e MPB. Fruto de seu talento musical, Gabriel faz parte de um grupo de violão, tem aulas de canto na Escola de Música Musimania e ensaia com uma banda de amigos, que inclusive faz sua estréia no 4° Jeri Sport Music Festival.
Manoella Camboim é a voz de Jericoacoara no evento. Com um talento que vem dando o que falar na cidade, a cantora faz sua apresentação no sábado, antes de Otto subir ao palco.
Durante o 4° Jeri Sport Music Festival haverá ainda exposição de cartões postais com imagens feitas na oficina de fotografia ofertada pelo festival em 2010. A empresária e escritora Cláudia Carvalho também fará o pré-lançamento do seu segundo romance, intitulado “Mulher Brasileira Procura”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 6 de Outubro (quinta)
22h – Festa de Lançamento: “É Proibido Proibir”, repertório ritmado da “Farra na Casa Alheia”. Convidado VIP: Fran Viana.
Dia 7 de Outubro (sexta)
13h/16h – Oficina de Pinhole
13h/16h – Oficina de Teatro
17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane
21h – Peça de Teatro no palco principal
22h30 – Gabriel Rodrigues e banda
23h30 – Arnaldo Antunes
Encerra a noite, apresentação da DJ Marcela Bressane
Dia 8 de Outubro (sábado)
11h – Regatas de Kitesurf e Windsurf, com saída da praia do Preá
13h/16h – Oficina de Pinhole
13h/16h – Oficina de Teatro
17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane
22h – Premiação das regatas de Kitesurf e Windsurf
23h – Manoella Camboim
00h – Otto
Encerra a noite, apresentação da DJ Marcela Bressane
Cultura em Quixadá
Terceira edição do Festival da Juventude com Teatro Mágico
> A banda Teatro Mágico estará lançando com exclusividade no Ceará o novo CD, “A Sociedade do Espetáculo”
De 29 de setembro a 2 de outubro, Quixadá terá shows, espetáculos de dança, teatro, debates, com uma programação gratuita
>Quixadá - cidade famosa do interior cearense por suas bonitas formações rochosas e rumores de aparecimento de extraterrestres
De 29 de setembro a 2 de outubro Quixadá sediará o Festival da Juventude de Quixadá- em sua terceira edição, o festival traz a proposta de colocar o jovem como foco da real mudança social, fazendo-o pensar e agir como modificador das estruturas da sua sociedade. Haverá palestras, oficinas, apresentações de grupos de teatro e de dança e os já tradicionais shows gratuitos com a participação de bandas locais, regionais e nacional.
O destaque na programação cultural fica por conta do grupo paulista O Teatro Mágico, que traz em suas performances uma belíssima combinação de música, teatro e arte circense, em apresentações que fazem atentar para os atores escondidos nas próprias pessoas e em seu cotidiano. O grupo traz beleza e simplicidade que trazem encanto ao público.
A banda estará lançando com exclusividade no Ceará o novo CD, “A Sociedade do Espetáculo”. A trupe abre o festival nesta Quinta-feira, dia 29 de Setembro, na Praça José de Barros, centro de Quixadá. A abertura se dará com início às 19h30 com apresentações teatrais, dança e com a banda Água de Quartinha.
Com uma proposta forte e uma grande diversidade de atrações, o festival da juventude é um evento que tem tudo para articular um grande movimento partindo de sua juventude e tornando o festival o rosto de algo muito mais significativo. A “Participação Para Inclusão”, tema desta edição, reflete na programação de modo geral. Tendo 90% dos ‘artistas locais organizados’ inclusos no LineUp oficial do evento, que está divido em quatro ambientes.
Na praça José de Barros teremos o Tablado Cícero Sousa, que receberá as apresentações de Teatro e Dança e homenageia o artista quixadaense falecido em 2009; Ao lado, o Palco Maestro Marquinhos, que homenageia o maestro Marcos Peter - falecido esse ano, receberá os shows das bandas locais/regionais e d’O Teatro Mágico; Ainda na Praça José de Barros o publico terá a Tenda Aquarela, uma opção alternativa, voltada para quem gosta de música eletrônica; O 4º ambiente será montado na Fazenda Magé e terá bandas locais como atrações no último dia do festival - dia 02 de Outubro.
Sonora Brasil recebe banda de congo Panela de Barro
Apresentações gratuitas Sobral, Iguatu, Fortaleza e Juazeiro
Como parte das apresentações de sua 14ª edição, o Sonora Brasil traz, de 30 de novembro a 05 de outubro, a Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo. O grupo irá interpretar dois temas propostos pelo projeto: “Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”, que mostra o repertório da música vocal, presente nas festividades populares, em devoção às entidades religiosas.
As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral nesse estado, estando relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito e, em alguns locais, também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. O grupo, formado pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, se apresenta com o Mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira.
Em Fortaleza, a apresentação da banda acontece dia 30/9, às 20 horas, no Teatro SESC SENAC Iracema. Em seguida, realiza shows, em Sobral, no Teatro São João; em Iguatu, no Teatro SESC; em Crato, no Auditório SESC Adalberto Vamozi; e em Juazeiro do Norte, no Teatro SESC Patativa do Assaré. Confira a programação completa no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).
SONORA BRASIL: Entrada gratuita
Fortaleza
Local: Teatro SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)
Data: 30/09
Horário: 20h
Sobral
Local: Teatro São João
Data: 01/10
Horário: 20h
Iguatu
Local: Teatro SESC Iguatu
Data: 03/10
Horário: 20h
Crato
Local: Auditório SESC Adalberto Vamozi
Data: 04/10
Horário: 20h
Juazeiro do Norte
Local: Teatro Patativa do Assaré
Data: 05/10
Horário: 20h
Público elege vencedor do Festival de Teatro de Guaramiranga
“Flor de Macambira”, do Coletivo Ser Tão Teatro, da Paraíba, é o melhor espetáculo
“Flor de Macambira”, do Coletivo Ser Tão Teatro, da Paraíba, foi eleito pelo público o melhor espetáculo da Mostra Nordeste do XVIII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que terminou na noite do último sábado, 10, em Guaramiranga, Ceará, depois de oito dias de programação. Participaram da mostra nove companhias teatrais de sete estados do Nordeste. Christina Streva, diretora da montagem vencedora, recebeu o troféu Beija-Flor da mão da professora Cida de Sousa, que compôs o corpo de debatedores desta edição do festival. Baseado na obra “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo, Flor de Macambira, é uma leitura contemporânea do texto da década de 60, numa adaptação de Rosyane Trotta. A peça é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma.
Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo. A solenidade de encerramento contou com a presença do presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e diretor do FNT, Luciano Bezerra, a diretora da AGUA, Nilde Ferreira, Urbano Costa Lima, representante da patrocinadora Oi, o secretário de cultura de Guaramiranga, Almir Franco, que durante toda a semana acompanhou espetáculos e debates do FNT, e a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Maninha Morais, que declarou o compromisso da Secretaria em rever o caso do Teatro Municipal Rachel de Queiroz (o teatro grande), que é inacabado e encontra-se fechado para obras de restauração. Uma reunião está agendada para a próxima terça-feira, quando será discutido o assunto para estudar o que pode e deve ser feito. Nesta edição do festival, dos 32 espetáculos que compuseram a programação, a maior parte foi apresentada em praças e espaços não convencionais. Somente sete peças foram encenadas no Teatro Rachel de Queiroz pequeno, de 150 lugares. A noite de encerramento contou ainda com a apresentação de duas companhias de palhaços que se apresentaram na praça do teatro grande, como parte da Mostra Ceará Convida. Da Argentina, o Circo VE, Variedades Escênicas, apresentou Prismáticos, e os brasilienses do Circo Teatro Artetude divertiram crianças e adultos com O Grande Circo dos Irmãos Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário