domingo, 11 de setembro de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Antropólogos mexicanos participam de mesa-redonda na UFC

A mesa-redonda “Reconfigurações do Estado, Políticas Públicas e Mobilizações Indígenas na América Latina: perspectivas comparadas”, com os pesquisadores Miguel Bartolomé e Alicia Barabas, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), do México, acontece quarta-feira (28), às 18h30min, no Auditório Luís Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O debate pretende analisar as transformações estatais e as mobilizações indígenas na América Latina por meio de casos e situações etnográficas específicos, numa perspectiva comparada entre países como México, Brasil, Argentina e Paraguai.

Os pesquisadores Miguel Bartolomé e Alicia Barabas ministraram aulas em Programas de Pós-Graduação em Antropologia (e Sociologia) na Argentina, México, Brasil, Chile, Paraguai, Espanha, Holanda e Estados Unidos. No Brasil, foram professores de inúmeros Programas de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Museu Nacional (UFRJ) e Universidade de Brasilia (UNB). Bartolomé e Barabas são autores, co-autores e editores de mais de 20 livros e 80 ensaios sobre a questão étnica em distintos países latino-americanos e estarão, também, ministrando um minicurso na Universidade Estadual do Ceará.

O evento é promovido pelo Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, em parceira como o Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará. Mais informações no site www.mapp.ufc.br ou pelo telefone 3366.7435.

Fonte: Ana Paula de Alcântara Silveira, Secretária do Curso de Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas - (fone: 85 3366 7435)

Nenhum comentário: