A Tapera das Artes, Organização Social da Sociedade Civil (OSC) de Aquiraz que utiliza a música como ferramenta de inclusão social, é a primeira instituição do terceiro setor a integrar o Programa de Gestão para Organizações Sociais (PILARIS) da Fundação Dom Cabral (FDC), por meio da associada regional Barros Soluções, no Ceará. Com o objetivo de profissionalizar ainda mais a gestão da Organização, aperfeiçoando sua contribuição à sociedade, a iniciativa faz parte das ações pelos 40 anos da Tapera das Artes, comemorado em 2023.
Serão realizadas atividades de gestão, incluindo a criação do planejamento estratégico, avaliações e monitorias, além de atividades de conhecimento coletivo e de trocas de experiências para manter equilíbrio econômico-financeiro e alcançar um crescimento sustentável. Entre os temas que serão trabalhados estão Estratégia, Finanças, Marketing, Pessoas, Processos, Projetos, Transformação Digital, Mobilização de Recursos e Sustentabilidade. A princípio, o convênio do programa, intitulado PILARIS, é de dois anos, com carga horária de 224 horas.
“Nosso maior objetivo é continuar evoluindo e fazendo o melhor possível pelos nossos alunos. Queremos dar asas para eles voarem cada vez mais alto. Para isso, precisamos fortalecer a Tapera das Artes, planejando, conectando e qualificando a equipe. Tenho certeza que a Dom Cabral fará a diferença na nossa história, aprimorando nossas técnicas e estratégias de gestão”, destaca Ritelza Cabral, fundadora e Presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.
Entre as instituições sociais que participam do programa de gestão da Fundação Dom Cabral estão, por exemplo, Childfound Brasil, APAE, Instituto Ronald Mcdonald, Obras Sociais Irmã Dulce, Instituto Jô Clemente e Rede Cidadã. Em 2022, sete organizações acompanhadas pela FDC foram reconhecidas no prêmio ‘As 100 Melhores ONGs do Brasil’, realizado pelo Instituto Doar, em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.
Gleidson Souza, diretor comercial e de marketing da Barros Soluções, celebra a parceria com a Tapera das Artes e destaca a importância da busca por aperfeiçoamento para uma gestão eficiente. “É muito gratificante para nós da Barros trazer ao Ceará o programa PILARIS da FDC junto com a Tapera das Artes, organização que desenvolve um trabalho social exemplar. Nosso objetivo é potencializar ainda mais o impacto positivo que a organização tem na sociedade por meio de uma gestão profissionalizada, modelo de governança bem definido, capacitação de executivos e produção de um planejamento estratégico eficaz. Estamos no início da trajetória com a Tapera e esperamos alçar voos ainda mais altos ”, afirma.
*Fundação Dom Cabral*
Eleita a melhor escola de negócios da América Latina pelo Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times e a 9ª melhor escola de negócios do mundo, a FDC é uma escola de negócios brasileira de padrão e atuação internacional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Localizado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, o Campus Aloysio Faria foi eleito o melhor do mundo pelo Ranking de Programas Customizados do jornal inglês Financial Times.
*Tapera das Artes*
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a organização Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.
*Sobre a Barros Soluções*
Associada à Fundação Dom Cabral, a Barros Soluções é especializada em serviços de consultoria e educação em gestão e governança, sendo responsável por coordenar os projetos da FDC nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, por meio de soluções personalizadas para diversos setores de atividades econômicas e instituições públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário