De 1º ao dia 4 de março, o Circula Ceará passa por Quixadá apresentando uma programação gratuita e aberta ao público com shows, oficinas, intervenção urbana, mediação de leitura e espetáculos de música e de dança comandados por mulheres
Celebrar a diversidade criativa e artística do nosso Estado e promover a circulação de artistas, com ações de formação, discussão de políticas culturais e muita fruição artística. Essa é uma das premissas do Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que inaugura a sua temporada de 2023 no município de Quixadá, região do Sertão Central do Estado. De quarta-feira (1) até sábado (4), a terra dos monólitos recebe uma programação gratuita e diversa, contando com ensaios abertos, mediações de leitura, exposição de fotografia, shows musicais, apresentações teatrais e circenses, entre outras programações culturais, com forte participação feminina.
A abertura oficial ocorre na quarta-feira (1), às 18h30, na Plenária da Câmara Municipal, com apresentação da Banda de Música Mestre Nabor Crebilon de Sousa, do repentista Guilherme Calixto e da poetisa Rosinha Miguel. A cerimônia contará com a presença da secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; de representantes da Casa de Saberes Cego Aderaldo e da Casa de Antônio Conselheiro, equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Escritório Regional da Secult Ceará no Sertão Central; além de equipes da Secretaria da Cultura de Quixadá e da Fundação Cultural Rachel de Queiroz e demais autoridades locais.
“O Circula Ceará como política de fortalecimento da arte e cultura do Ceará traz, em sua essência, a promoção e a circulação da produção artística cearense, de modo a contribuir para a difusão e projeção de artistas nas 14 macrorregiões do Estado. Ainda movimenta uma economia da cultura estratégica para o desenvolvimento das cidades, por meio do fomento à programação cultural de equipamentos e espaços culturais, praças públicas, museus, teatros, cineclubes e centros culturais existentes nas regiões, mas, sobretudo, fortalece os vínculos identitários e amplia os direitos culturais da população cearense”, explica Cris Vale, coordenadora do Circula Ceará.
Com ações institucionais iniciadas na terça-feira (28), os encontros culturais já começam a fervilhar na região, com visitas técnicas de equipes da Secult Ceará aos Pontos de Cultura da macrorregião e visitas de prospecção em teatros e espaços cênicos, realizadas pelo Sistema Estadual de Teatros e Espaços Cênicos (SET/TJA). A programação institucional, que fortalece a política cultural no Estado, segue até o sábado (4), com ações como o Encontro Regional de Regentes de Bandas, promovido pelo Sistema Estadual de Bandas de Música e Orquestras (Sebam); a Oficina Acessibilidade Atitudinal, promovida pela Coordenadoria de Cidadania Cultural, Diversidade e Acessibilidade Cultural (Cocad); as Conversas Circula, realizadas por diversas coordenadorias da Secult Ceará; o programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura, que vai discutir sobre mecanismos de gestão, planejamento, fomento e participação social, e sobre a Lei Orgânica da Cultura do Ceará e as perspectivas ao fomento à cultura; além de outras atividades, preenchendo a cidade com Cultura, na prática e no debate.
Na quarta-feira (1), além das ações institucionais como o tradicional Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura da macrorregião, que nesta edição será das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Municipal Pe. Fco. Clineu Ferreira, teremos o início também das programações artísticas. Pela manhã, a intervenção urbana Um Lugar Imaginado para Aqueles que não Possuem Lugar, de autoria de Maíra Ortins e aplicação de Ksim, acontece na Praça Gleidson Martins (Fundação Cultural Rachel de Queiroz), a partir das 8h.
À noite, às 19h, na Secretaria da Cultura / Fundação Cultural Rachel de Queiroz, acontece a abertura da exposição fotográfica Severinas Mulheres do Sertão, da educadora e pesquisadora feminista Mayara Albuquerque. A exposição, que apresenta a força das mulheres que vivem no Sertão, é composta por mais de 30 registros de mulheres que vivem ou viveram na zona rural do Sertão Central do Ceará. As fotografias estão dispostas em bastidores e foram bordadas, uma parte significativa, pelas próprias mulheres fotografadas, em oficinas de bordado em fotografia entre os anos de 2020 e 2021.
A programação cultural do Circula também conta com ações formativas, como oficinas de lambes, danças ciganas e percussão, entre outras coisas. E em Quixadá, é também com Mayara Albuquerque que damos início a essa programação de formação, com a oficina de fotografia Lambes Feministas - “Fotografar Mulheres: empoderamento feminino através da fotografia”, que acontece a partir das 8h da quinta-feira (2), no CRAS Campo Novo. Além da oficina de fotografia, neste dia haverá também a mediação de leitura Rodoró, com a narradora oral, educadora e produtora cultural Elisabete Pacheco, na Escola de Ensino Fundamental José Jucá, às 15h30.
Já na sexta-feira (3), o ensaio aberto do espetáculo Ederlezy, com a bailarina, percussionista e artista visual Lenna Beauty, acontece às 16h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA). O espetáculo em si, que é uma homenagem à chegada da primavera e, também, ao dia de São Jorge, de quem os ciganos Balcãs são devotos, acontece no mesmo dia, às 20h30, no Palco Circula da CSCA. Ainda trabalhando a linguagem da dança, Lenna Beauty ministra a aula teórica ilustrada A História do Povo Cigano Contada através de Vestuário, da Dança e da Música, também na CSCA, no sábado (4), das 8h às 10h.
Também no sábado (4), a artista e arte-educadora Fladiana Gomes realiza uma oficina de percussão, na CSCA, das 14h às 16h, seguida do ensaio aberto do espetáculo Batuque do Meu Canto, às 17h. Já o show acontece às 21h, no Palco Circula da CSCA, durante a cerimônia de encerramento desta edição.
Sobre o Circula Ceará
Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará. O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.
O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). Aqui em Quixadá, agradecemos também o apoio do CRAS do Campo Novo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá, da Casa de Saberes Cego Aderaldo, da Casa de Antônio Conselheiro, da FACLESC Quixadá e da Fundação Rachel de Queiroz. A produção é da Assum Preto Produções
Circula Ceará Calendário 2023
01/03 a 04/03 - Quixadá
15/03 a 18/03 - Icó
29/03 a 01/04 - Brejo Santo
12/04 a 15/04 - Tauá
26/04 a 29/04 - Crateús
10/05 a 13/05 - Viçosa do Ceará
24/05 a 27/05 - Camocim
Nenhum comentário:
Postar um comentário