terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Mostra Cine CaraTapa traz filmes e debates sobre atuação das mulheres no audiovisual contemporâneo

Programação traz 15 filmes, cinco cine-debates com realizadoras e sessão de cinema ao vivo, no Cinema do Dragão do Mar. A entrada é gratuita. 
Abrir espaço-tempo para refletir, conhecer e reconhecer as produções audiovisuais de mulheres cis e trans, travestis, pessoas não-binárias e trans-masculinas. É este o intuito da curadoria que ganha a tela do Cinema do Dragão do Mar entre os dias 8 a 12 do mês de março, às 19h, na programação da Mostra Cine CaraTapa.
Dados da Ancine mostram que as diferentes funções do cinema — produção, direção, roteiro, fotografia, som, direção de arte/figurino e montagem são historicamente comandadas por homens brancos cisgênero. As estatísticas apontam a ausência de maior diversidade de gênero, classes e raças nos cargos de liderança em sets de filmagem — não por sua inexistência, mas por um apagamento histórico-social. Neste sentido, a Mostra Cine Caratapa traz 15 filmes, exibidos ao longo de cinco dias, seguidos de debates em que realizadoras/es vêm compartilhar suas experiências e percepções. Os encontros terão como desfecho uma sessão de estreia dos filmes “Noturno” (2020) e “Grande Mistério” (2020), da produtora Caratapa, com trilha sonora ao vivo. 
Curadoria
A Mostra Cine CaraTapa traz produções audiovisuais contemporâneas com investigações estéticas não-hegemônicas, em filmes que evidenciam tomadas de decisões. Escolhas, conflitos, impasses, expressões e pensamentos diante e atrás das câmeras. Um convite a olhar para “um cinema atravessado pela subjetividade e pelo posicionamento político, histórico, ético e afetivo de cada uma que compõem a mostra”, sugere o Coletivo CaraTapa. 
A iniciativa busca formar público atentando para questões centrais às etapas de realização de um filme. A partir de narrativas dissidentes, discutir os papéis dentro das funções do fazer cinema, bem como promover discussões que permeiam o fazer artístico por trás de cada produção. Além de alcançar espectadoras/es comuns, o encontro de diversas profissionais do audiovisual vem gerar trocas e reflexões, fortalecendo principalmente as múltiplas mulheridades desta área. 

Quem faz o Cine Caratapa
Na idealização, curadoria e programação, estão Rúbia Mércia e Irene Bandeira. A coordenação editorial da Mostra é de Rúbia Mércia, com coordenação de produção e produção executiva de Virna Paz. O projeto conta ainda com identidade visual e artes de Taís Augusto, vinheta de Natália Parente e assessoria de comunicação de Marina Holanda.

SERVIÇO 
Cine CaraTapa - Programação Completa
Cinema do Dragão do Mar - Sala 2, às 19h. 

8 de março, quarta-feira
Sessão Produção | Produzir sentidos, planejar desejos
Filmes: Hospital de brinquedos (2022), Elusão (2022) e Laroiê Exu (2019)
Debate: Ticiana Augusto, Natasha Silva e Dimitra Queiroz, com mediação de Virna Paz

9 de março, quinta-feira
Sessão Realização | Imaginar Mundos
Filmes: Aguar, Lalabis (2022) e Soberane (2022)
Debate: Noá Bonoba, Wylliana Nascimento, com mediação de Rúbia Mércia

10 de março, sexta-feira 
Sessão Som + Montagem | Escutar Presente e Montar Futuros 
Filmes: Xique-xique (2022), Mizu (2022) e Noite de Seresta (2020)
Debate: Letícia Belo, Paula Trojany, com mediação de Vivi Rocha

11 de março, sábado
Sessão Fotografia e Montagem | Dentro do quadro a escrita
Filmes: Rua Dinorá (2022), Curió (2022) e Panteras (2022) 
Debate: Luciana Rodrigues, Linga Acácio, Priscila Smiths, com mediação de Irene Bandeira

12 de março, domingo
Sessão de Estreia | Cinema ao vivo
Filmes: Noturno (2020)  e Grande Mistério (2020) 
Encerramento com trilha sonora ao vivo. 

Serviço
Mostra Cine Caratapa
8 a 12 de março, às 19h, Sala 2
Cinema do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Entrada gratuita. 

 

Nenhum comentário: