quinta-feira, 7 de novembro de 2019

PELO INTERIOR

3º Festival Acordes do Amanhã terá abertura nesta sexta em Caucaia
Durante o mês de novembro o Festival passará por 11 cidades do Ceará com apresentações em espaços públicos
Caucaia foi a cidade escolhida para abrir a 3ª edição do Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música, com programação no dia 08 de novembro. Ao longo de todo o mês, o Festival passará por Croatá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Guaraciaba do Norte, Paracuru, Guaramiranga, Itapajé, Pindoretama, Aquiraz, encerrando no dia 29 em Fortaleza. Toda a programação tem acesso gratuito.
Praças, terminais, mercados, escolas e hospitais do Ceará serão embalados com apresentações de grupos profissionais e de instituições voltadas ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças a partir de oito anos de idade, que fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã, projeto parceiro do festival.
Em CAUCAIA
Em Caucaia serão realizadas intervenções no dia 08, às 15h30 Centro de Nefrologia de Caucaia, no dia 14, às 16h30 na Escola Nair Magalhães Guerra e no dia 19, às 16h30 na Escola Professora Iraci Pereira de Alcântara. 
As atrações do Centro de Nefrologia de Caucaia são Rafa Andrade e Isaías Alexandre. Rafa é violonista e cantora, que atua há 10 anos no cenário musical cearense. Já Isaías é multi-instrumentista, maestro e arranjador. Atualmente é regente titular da Banda municipal de Caucaia e da escola de música Chiquita Braga.
A apresentação na Escola Nair Magalhães Guerra vai contar com um repertório popular brasileiro e internacional, executado por flautas, clarinete, sax, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, bateria e percussão da Banda Chiquita Braga. O grupo é composto por jovens de 12 a 19 anos de idade.
Na Escola Professora Iraci Pereira de Alcântara será apresentado o show que integra música e poesia “Nordestinidades”, pelo grupo de clarinetes Dacappo. O show é resultado de uma pesquisa sobre temas e ritmos nordestinos como xote, baião, frevo, maracatu, entre outros.
MÚSICA PARA TODXS*
Em 2017, na primeira edição, o Festival teve como tema “Sons que Transformam”, evidenciando o impacto da arte na vida de artistas e do público. Em 2018, o tema “Somos música” foi um manifesto a pensar a musicalidade integrada à cidade. Agora, na terceira edição, faz uma celebração entre a arte e a pluralidade, levantando a bandeira da democratização do acesso à cultura. O tema escolhido foi “Música para todxs”, reforçando que é tempo de abrir ainda mais espaços para as diversidades.
O objetivo é que o Festival Acordes do Amanhã seja um grande palco para reverenciar os múltiplos contextos sociais e culturais. O destaque é a descentralização dos sons e das histórias de vida envolvidas com arte.
O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, Plataforma Sinfonia do Amanhã e Governo do Estado do Ceará com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da lei de incentivo à cultura. O projeto conta com a o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema. A produção do Festival é desenvolvida pela Cinco Elementos Produções e a realização é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR Arte, contando também com a produção executiva da Marco Zero.
SERVIÇO
Festival Acordes do Amanhã – Música para todxs: Programação em Caucaia nos dias 8, 14 e 19 de novembro. Gratuito. Mais informações: (85) 3235-4063.
APRESENTAÇÕES:
Dia 08/11 – Às 15h30 no Centro de Nefrologia de Caucaia (R. Pedro Gomes da Rocha, 174 - Centro, Caucaia). Atrações: Rafa Andrade e Isaías Alexandre.
Dia 14/11 – Às 16h30 na Escola Nair Magalhães Guerra (R. Joaquim Bento Cavalcante, 500 - Grilo, Caucaia). Atração: Banda Chiquita Braga.
Dia 19/11 Às 16h30 na Escola Professora Iraci Pereira de Alcântara (Av. Otaviano Costa, sn - Icaraí, Caucaia). Atração: Dacappo.

Nenhum comentário: