terça-feira, 26 de novembro de 2019

NATAL DE LUZ

Fim de ano com Papai Noel, cultura popular e 'cearensidade'

A escolha do tema artístico da 23ª edição do Ceará Natal de Luz assinado pelo Mestre Espedito Seleiro é o certificado de cearensidade deste ano. Entre todas as boas inspirações que o icônico trabalho do artista proporcionou ao evento, temos o destaque para a programação de cultura popular que faz a costura de todo o festival natalino.
Durante o evento serão 12 grupos mostrando toda a beleza da nossa cultura popular que têm como principais características os autos natalinos e farão apresentações durante o Natal de Luz em mais dois  locais, a Praça Luíza Távora e a Praça do Cristo Redentor, nos finais de semana do mês de dezembro.

Dessa forma, lapinhas, pastoris e reisados farão parte da temporada de final de ano em Fortaleza, espalhando a magia desta época para mais pessoas, com música, oficinas, brincadeiras e grupos de tradição da cultura popular. Acompanhe a seguir as programações nas praças.

O Ceará Natal de Luz 2019 é realizado pela CDL e pelo ICDL, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Grupo Edson Queiroz, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

SERVIÇO - Grupos da Cultura popular com as tradições natalinas
CORTEJO
Concentração no Passeio Público - 16h30 
Saída pra Praça do Ferreira - 17h
Trajeto - Major Facundo e acessando a Praça pela Travessa Pará. Apoio da AMC neste percurso.
Atrações: Apresentação do Boi Ceará do Mestre Zé Pio | 18h Coral da Luz no Hotel Excelsior | 19h30 Apresentação do GRAPEL - Pastoril Estrela Luminosa

PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR
CINETEATRO SÃO LUIZ
06/12 - 14h30 - Sessão especial para crianças de escolas públicas, de organizações sociais e do Coral da Luz | Espetáculo: Ópera de uma Família Brincante, com Carroça de Mamulengos


PRAÇA LUIZA TÁVORA
07/Dezembro (sábado)
17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto
17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau
18h Apresentação Circense com o grupo Aquarela
18h20 Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda
19h Apresentação do Boi Juventude
18h30 Apresentação do Reisado Nossa Sra. da Saúde
19h Apresentação do grupo Vitrola Nova

08/Dezembro (domingo)
17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto
17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau
18h Apresentação Circense com o grupo Aquarela
18h20 Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda
19h Apresentação do Pastoril Pirambu
19h30 Apresentação do Reisado Brincantes Cordão de Coroá
19h Apresentação da Camerata da UFC


PRAÇA DO CRISTO REDENTOR
14/Dezembro (sábado)
17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto
17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau
18h Apresentação do Reisado Nossa Senhora de Fátima
18h30 Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda
19h Música Instrumental

15/Dezembro (domingo)
17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto
17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau
18h Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda
18h30 Apresentação do Reisado Nossa Sra. Aparecida
19h Apresentação do Pastoril Raízes Nordestinas
 





Estoril terá programação do Natal de Luz

Neste ano, o Natal de Luz no Estoril, na Praia de Iracema, contará com uma novidade: o Mercado de Natal, feira de economia criativa e gastronomia, que acontece das 16h às 20h. A partir das 17h, tem Projeto Pôr do Sol Fortaleza na programação do Natal de Luz, com apresentação do pianista Felipe Adjafre e banda.

Em seguida, o Coral da Luz, formado por crianças e adolescentes do Coral da Luz apresenta-se na sacada do Estoril, que recebeu iluminação especial para o período natalino. O momento mais esperado da festa, a chegada do Papai Noel, acontece na sequência, com direito a "neve” para completar o clima de magia. Para encerrar as apresentações, o pianista Felipe Adjafre volta a se apresentar, desta vez acompanhando o tenor Franklin Dantas.

“O Natal de Luz é um evento consolidado no calendário da cidade e tem um grande potencial turístico. Por esse motivo, fizemos questão de trazê-lo para o Estoril, como parte das ações de requalificação da Praia de Iracema”, ressalta Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.

O Natal de Luz acontece no Estoril devido a uma parceria firmada com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, por meio do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. O Ceará Natal de Luz 2019 é realizado pela CDL e pelo ICDL, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Grupo Edson Queiroz, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Serviço:
Natal de Luz no Estoril
16h às 20h: Mercado de Natal
17h: Felipe Adjafre e banda
18h: Coral da Luz
18h30: Chegada do Papai Noel com neve
19h: Felipe Adjafre e Franklin Dantas







Ação ambiental distribuirá 100 mil mudas de plantas neste ano

Posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais segue aberto na Praça do Ferreira até o dia 23 de dezembro

O Ceará Natal de Luz traz mais uma vez, além de uma vasta programação artístico-cultural, um compromisso com o meio ambiente. A partir desta quarta-feira, 27, e até o último dia do evento natalino, 23 de dezembro, quem for à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. A meta é distribuir 100 mil plantas somente neste ano, batendo a marca de 1,5 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda a história da ação ambiental.

A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do planeta. Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento.

“Temos uma parceria com a Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza), doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz, é uma relação onde todos ganham”, esclarece Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.

Assis Cavalcante pontua ainda que o Natal, uma festa tão popular e aguardada no calendário da cidade, é o momento para impulsionar transformações. “Nossa contribuição é para a construção de um ciclo de aprendizado para essa nova geração. O meio ambiente precisa de ações no presente”, ressalta.

Troca de mudas
O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos, de 16h às 19h. Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.

Livro dos recordes
Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento da ação ambiental, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book, o icônico Livro dos Recordes. Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. A marca recordista anterior pertencia às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 e 50 mil mudas, respectivamente.

SERVIÇO
POSTO DE TROCA
27/11 a 23/12
Segunda a sábado: 8h às 19h
Domingo: 16h às 19h
Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml.

 

Nenhum comentário: