quarta-feira, 6 de novembro de 2019

JUAZEIRO DO NORTE

Multiplicidade de linguagens marca programação do Centro Cultural BNB Cariri

 Artes cênicas, artes visuais, música, literatura, oficinas, cinema, atividades infantis, tradição cultural, troca de ideias, conversas filosóficas. Essas linguagens e atividades compõem a programação gratuita do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB Cariri), em novembro.

Duas exposições de artes visuais marcam a primeira semana do mês. "Respeitando a Natureza", de Cícero Ramos (FOTO), que visa contribuir para a conscientização ambiental, foi abertura no dia 1º, sexta-feira, às 18h30; e "Quadro Vivo", de Adriana Botelho, aberta dia 2, na Praça do Socorro, e dia 7, quinta-feira, no CCBNB Cariri. "Quadro Vivo" decupa as etapas do processo de realização de um documentário, investigando as formas de participação dos espectadores e o sentido das imagens históricas na produção de uma memória coletiva.

Rabecas em destaque


De 5 a 8 (terça a sexta-feira), sempre às 15h, ocorre a oficina "Rabecas de papelão", ministrada pelo músico Francisco Di Freitas, cujo objetivo é manter a tradição da arte da rabeca, instrumento diverso e ao mesmo tempo único, nascido e construído pelo povo. Dia 23, sábado, acontece o programa Rumo aos Museus, com o tema "Roteiro das Rabecas", com saída às 7h30.

O programa Tradição Cultural inclui o seminário "Os saberes da rabeca" e a exposição "O sertão das rabecas". O seminário ocorre no CCBNB Cariri, dia 19, terça-feira, às 19h, e a exposição abre no dia 20, quarta-feira, no Memorial Padre Cícero. Com mediação de Thai Feitosa, constituem o seminário uma conversa com o pesquisador Gilmar de Carvalho e um pocket show com dona Ana da Rabeca. A mostra, que tem curadoria de Gilmar de Carvalho e de convidados, resulta das viagens realizadas pelo pesquisador e pelo fotógrafo Francisco Sousa por mais de 50 municípios do Ceará, no período de 2004 a 2014.



Mulheres filósofas e de Shakespeare

Na segunda semana, o destaque é a Mostra Sesc Cariri de Culturas, cujas atividades são acolhidas pelo CCBNB Cariri. Os grupos cênicos Trampulim, de Belo Horizonte (MG), e Quimera Criações Artísticas, de Porto Alegre (RS), apresentam, respectivamente, os espetáculos "Manotas musicais", dia 9, sábado, às 19h, e "O mirabolante rei das  tretas", dia 11, segunda-feira, às 19h. Também as artes visuais ganham ênfase na Mostra: a exposição "Arte têxtil", de Andréa Dall'Olio, com abertura, dia 8, sexta-feira, às 19h. Nela, as obras são construídas de materiais têxteis, com técnicas de bordados, que interagem com a pintura.

Dia 13, quarta-feira, às 19h, a dupla Ana Guasque e Suzy Rêgo apresentam o espetáculo de dança "Mulheres de Shakespeare". A peça reúne personagens femininas do dramaturgo inglês, em mosaico multifacetado e leve, alternando momentos dramáticos com humor. Antes, às 14h, acontece a oficina homônima, com aulas práticas e exercícios inspirados em fragmentos de textos de Shakespeare.

Dia 27, quarta-feira, às 19h, o programa Conversas Filosóficas debate "A contribuição das mulheres para a história da filosofia, escritas e narrativas silenciadas”. O encontro, a cargo de Suzana Fernandes e Viviany Diniz, busca o resgate de textos e discursos de mulheres, na tentativa de produzir novos caminhos para um conhecimento igualitário e não patriarcal.

A agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri está disponível em https://www.bnb.gov.br/centro-cultural-cariri/agenda-novembro-2019.

Local: CCBNB Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro), em Juazeiro do Norte

Contato: (88) 3587.7906 / (85) 9-9766.7691

Nenhum comentário: