terça-feira, 12 de setembro de 2017

TEATRO CEGO

ENCENADO NO ESCURO, ESPETÁCULO “ACORDA AMOR!” ENTRA EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL 

 Montagem estimula o público a explorar os sentidos humanos para além da visão, a partir de uma história de amizade no período da ditadura militar

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 29 de setembro a 1 de outubro, o espetáculo Teatro Cego - Acorda, Amor!, que inova como forma de expressão teatral com a encenação acontecendo totalmente no escuro. A ideia é fazer com que o espectador possa explorar os demais sentidos, como olfato, tato e audição, tendo como pano de fundo uma história de amizade em meio ao período da ditadura militar.  

As músicas, interpretadas ao vivo pela banda Social Samba Fino, vão costurando a trama. Vozes, sons, cheiros e sensações táteis figuram como elementos imprescindíveis para a compreensão do enredo, o que faz o público mergulhar no universo dos deficientes visuais, com a percepção de que a compreensão do mundo que nos cerca vai muito além daquilo que os olhos podem ver.

O espetáculo, que acontece nas Galerias I e II da CAIXA Cultura Fortaleza, conta a história de quatro jovens, que lutam contra a ditadura militar nos anos de 1970. Três rapazes e uma garota envolvidos com a guerrilha lutam, na verdade, por muito mais do que a volta da Democracia. Enquanto tentam driblar os militares, Paulo, Lucas e Cesar lutam pelo amor de Natasha. O amadurecimento das relações entre esses quatro jovens, ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com a situação do seu país, é o que move toda a trama.

Exposição em 5 atos

Depois de 30 anos do fim da ditadura no Brasil, o Teatro Cego - Acorda, Amor! aborda fatos relevantes desse período político e, para ambientar o público com o tema do espetáculo, disponibiliza uma pequena exposição, A Ditadura Militar em 5 Atos, composta por 5 banners que trazem fotos e textos da época. Uma vez que o espetáculo acontece totalmente no escuro, a exposição prepara o público para entender um pouco mais este fato histórico, hoje tão distante de nossa realidade.

Sobre a banda

Social Samba Fino é uma banda formada por 7 integrantes, que apesar de sua formação fixa, mas não limitada, está permanentemente aberta a receber músicos vindos dos diversos estilos musicais, como choro, bossa nova, rock, baião, frevo, jazz, entre outros, para valorizar e enriquecer a interpretação do samba. Destacando em suas interpretações, a elegância e a sofisticação natural que o samba carrega em suas melodias, letras, ritmo e importância cultural, desde a sua criação até os nossos dias, o Social Samba Fino rompe suas fronteiras musicais, abrindo seu samba para as mais diversas influências, revelando-se mais urbano e dando à sua música um tom de universalidade. Atualmente em um novo desafio, de tocar no escuro, a banda interpreta ao vivo no formato Teatro Cego, a trilha sonora do espetáculo “Acorda, Amor!”.

Serviço:

Teatro: Teatro Cego - Acorda, Amor!
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 29 de setembro a 1 de outubro de 2017
Horários: sexta-feira e sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: 16 anos
Vendas a partir de 28/09, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Nenhum comentário: