Amarrações Estéticas “Entre Territórios e Tempos”
Porto Iracema reúne Emilio Garcia Wehbi, Karim Ainouz (foto) e Maria Helena Bernardes
O Programa Amarrações Estéticas traz, no próximo dia 6 de julho, às 19h, três conceituados artistas das áreas de artes visuais, cinema e teatro/performance: Maria Helena Bernardes, Karim Aïnouz e Emilio García Wehbi.
O objetivo do Amarrações é potencializar reflexões sobre questões que perpassam os diversos projetos dos Laboratórios, afim de ampliar o repertório conceitual dos artistas/grupos. A partir da análise dos projetos selecionados em cada edição, novas questões e eixos temáticos são evidenciados; em 2016, foram identificados os temas Território e Tempo e Arte e Política, além de Sexualidade e Gênero e Palavra e Imagem.
Neste encontro, os convidados apresentarão um recorte de sua produção poética, evidenciando a questão “território e tempo” e estabelecendo relações com os projetos desenvolvidos na atual edição dos Laboratórios Porto Iracema das Artes. Serão propostas questões que mobilizem o debate sobre território e resistência, a relação entre o privado e o público, o desejo pelo outro lugar, a deriva, o embate corpo/paisagem, o território enquanto corpo, a ocupação transgressora de espaços públicos e privados, dentre outros.
Eixo: Território e Tempo
O território se apresenta em muitas instâncias como metáfora de um corpo, que agrega eixos e desloca diferentes temporalidades. Um corpo-paisagem, um corpo-desejo, um corpo-deslocamento, que conflui para distintos lugares, entornos e memórias. Esse eixo propõe pensar o território a partir de escritas poéticas diversas, que se configuram na latência do popular, do contemporâneo, do individual, do coletivo, da memória, da criação ficcional, entre a permanência e o desejo pelo outro lugar.
SERVIÇO:
Amarrações Estéticas, com Emilio Garcia Wehbi (Teatro/Performance), Karim Aïnouz (Cinema) e Maria Helena Bernardes (Artes Visuais)
Data: 06 de julho de 2016
Hora/Local: 19h. Auditório Porto Iracema
Aberto ao público
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário