sábado, 16 de janeiro de 2016

ARTES PLÁSTICAS

Exposição do cearense Efrain Almeida apresenta esculturas de pássaros em bronze
 No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro) abre a exposição “Uma pausa em pleno voo”, do artista cearense Efrain Almeida, que apresenta conjunto de esculturas de pássaros, trabalhadas em bronze. As visitações seguem até 27 de fevereiro. A entrada é gratuita.
Com curadoria de Marcelo Campos, a exposição exibe trabalhos em instalações ou isoladas, além de aquarelas, porcelana e bordado, todos produzidos de 2012 a 2015.
O trabalho de Efrain recebeu recentemente destaque em uma das mais importantes feiras de arte internacional: a Frieze 2015, em Londres.
Entre as obras expostas, a instalação “Uma coisa linda” tem 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da galeria em grupos de unidades variáveis, formando uma  cartografia determinada pelo artista.
Já a instalação “10 Hummingbirds” é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico.
Em “Plátano Bordallo”, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede.
Portfólio
Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.
Marcelo Campos é professor adjunto do Departamento de Teoria e Historia da Arte, Instituto de Artes da UERJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ele desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea e possui textos publicados sobre arte brasileira e periódicos e catálogos nacionais e internacionais.
Contatos:
Artista - Efrain Almeida: almeidaefrain@gmail.com - fone: (21) 98103-8725
Curador - Marcelo Campos: campos.marcelo@gmail.com - fone: (21) 98156-2727
Serviço:
Uma Pausa em Pleno Voo
Artista: Efrain Ameida (CE/RJ)
Curadoria: Marcelo Campos (RJ)
Abertura: dia 20, qua, 19h
Visitação: 21 de janeiro a 27 de fevereiro de 2016



Nenhum comentário: