terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SHOW

Espetáculo Pandeirada Brasileira dita o ritmo na Caixa Cultural Fortaleza  

Três percussionistas solistas, acompanhados por mais cinco músicos, tocam clássicos da música popular brasileira de 12 a 14 de fevereiro

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 14 de fevereiro, o espetáculo Pandeirada Brasileira. Resultado de uma pesquisa do percussionista Vina Lacerda, o show  reúne ainda os músicos Caíto Marcondes e Marcos Suzano. A capital cearense é a terceira cidade a receber o grupo, que já se apresentou nas CAIXAS Culturais de Curitiba e do Rio de Janeiro.

Para os idealizadores do projeto, esse encontro de batidas do pandeiro servirá para divulgar ainda mais o instrumento e incentivar o surgimento de novos percussionistas. Instrumento barato, que cabe em qualquer bolsa ou maleta, o pandeiro também é popular nas culturas da Ásia, África e Europa. No Brasil, sua popularidade está ligada ao nascimento do choro, no século 19.

O show conta com um repertório variado, com músicas de Julião Boêmio, Carlos Negreiros, André Prodóssimo e dos percussionistas Caito Marcondes e  Marcos Suzano. No palco, há ainda a participação de André Prodóssimo (violão de 7 cordas), Gabriel Schwartz (sopro), Glauco Solter (contrabaixo), Julião Boêmio (cavaquinho)  e Sérgio Justen (teclados).

Oficinas: Além das apresentações, haverá três oficinas gratuitas de pandeiro, com duas horas de duração cada. Elas são destinadas a percussionistas e estudantes de música com interesse no instrumento. Cada oficina tem um tema específico e será realizada individualmente pelos solistas Caito Marcondes, Vina Lacerda e Marcos Suzano.

Dia 12 - Vina Lacerda – 14h às 16h
Tema: Pandeirada brasileira - uma metodologia aplicada à prática e ao ensino do pandeiro brasileiro. 30 participantes.

Dia 13 - Marcos Suzano – 16h às 18h
Tema: Estilo próprio de Suzano, a utilização do pandeiro com efeitos eletrônicos e a batida sambafunk. 40 participantes.

Dia 14 – Caíto Marcondes – 15h às 17h
Tema: Oficina de percussão criativa. Instrumentos de percussão do mundo e suas variadas técnicas. Recomenda-se aos participantes levar instrumentos com os quais tenham intimidade. 30 participantes.


Serviço:

Música: Pandeirada Brasileira
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 a 14 de fevereiro de 2016 
Horários: sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia). 
Vendas a partir do dia 11/02, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Oficinas de pandeiro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 12, 13 e 14 de fevereiro de 2016
Horários: dia 12 – 14h às 16h; dia 13 – 16h às 18h; dia 14 – 15h às 17h
Inscrições: Entre 01 e 05 de fevereiro, pelo email oficinapandeirada@yahoo.com.br. O resultado será divulgado no evento do Facebook e diretamente ao email pessoal dos selecionados.
Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: