quarta-feira, 1 de julho de 2015

TEATRO

Comédia sobre sexo, neste fim de semana, no Theatro José de Alencar 


Nos dias 25 e 26 de julho, o Theatro José de Alencar recebe o espetáculo Congresso Nacional de Sexologia, com direção de Claudio Torres Gonzaga. A apresentação acontece às 20h, no sábado (25), e às 19h, no domingo (26).
De forma bem humorada, a comédia apresenta um congresso em que um grupo de especialistas discute sobre os hábitos sexuais de pessoas normais, com dados pesquisados a partir de câmeras colocadas nas casas dos objetos de estudo. Um filho que se assume diante de um pai homofóbico e um casal que se conhece na pizzaria e vai direto para o motel são algumas das situações apresentadas na peça.
O texto, escrito por Lucas Domso, retrata o comportamento sexual e as relações humanas, buscando mostrar que mesmo no mundo moderno, falar no assunto ainda é complicado, mas pode ser muito divertido. O elenco é composto por Charles Paraventi, Lucas Domso e Daniela Brescianini e o formato de um congresso sério é o cenário que convida o público a viajar e refletir se o sexo ainda é um tabu na sociedade.

SERVIÇO
Espetáculo Congresso Nacional de Sexologia
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Período: 25 e 26 de julho
Horário: 20h (Sábado) e 19h(Domingo)
Entrada: R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia)
Classificação: 16 anos
Informações: (85) 3101.2583
Venda de ingressos: Bilheteria do Theatro José de Alencar (De segunda à sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h) ou pelo site Bilheteria Virtual: www.bilheteriavirtual.com.br.

 






13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental foi lançada hoje no Lar Santa Mônica
 
As peças "Velório de Mamãe" (acima) e "Fantasma da Minha Sogra" são algumas que serão apresentadas
         


 Foi lançada hoje, oficialmente, a 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental no Lar Santa Mônica, uma das instituições que serão beneficiadas esse ano pelo evento, no Condomínio Espiritual Uirapuru, às 9h, em café da manhã para a imprensa, parceiros, membros das entidades assistenciais beneficiadas, comunidade artística e outros convidados. Na ocasião foi divulgada a programação completa do evento, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de agosto no Teatro do Via Sul, o tema dessa edição que será “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!”, bem com as sete entidades assistenciais que serão beneficiadas esse ano.
Nos cinco dias da 13ª edição do evento se apresentarão os espetáculos La Nonna (MG), com Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”, O Fantasma da Minha Sogra (SP), com Ronaldo Ciambroni, que estrelou, na edição passada da Mostra, o espetáculo Donana, O Velório de Mamãe (CE), com texto de Caroline Secundino Treigher, Cândido, uma poética espiritual (SP), um monólogo do grupo Espaço Incerto, a comédia PatÉticos (RJ), do grupo Amigos da Luz, que apresentou no ano passado As Irmãs Buonanotte, além do infantil Inconto Marcado (CE), da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A programação completa está disponível no site do evento http://www.teatrotranscendental.com/.
Além dos espetáculos que serão apresentados Teatro Via Sul, a Mostra também fará apresentações nos presídios, instituições beneficentes e municípios do interior do Estado. A Mostra Itinerante, que percorrerá municípios cearenses levando arte e mensagens de paz, amor, ética e cidadania, reapresentará a peça Gandhi, a Ética Inspiradora, com João Signorelli, sucesso de público na edição do evento no ano passado, além de outros espetáculos da programação oficial. Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristídes Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade.
 

Os interessados em assistir os espetáculos que serão apresentados no Teatro Via Sul poderão adquirir seus ingressos a partir de amanhã (quarta-feira) nos postos de troca localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping, bem como nas sedes dos GEPES da Piedade e Água Fria. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para sete instituições beneficentes. Dentre as entidades assistenciais que serão beneficiadas pela 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental estão SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade –, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.
A 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento cultural e solidário que já se consolidou no calendário do Estado do Ceará, vem esse ano com uma abordagem nova, buscando conquistar também o público jovem. Através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia”, a Mostra pretende valorizar e destacar os princípios da integridade, honestidade e respeito, com uma linguagem e estética mais moderna e atual. Umas das peças da campanha, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, linguagem típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como "curto" e "compartilho", também próprios das redes. Dentre as mensagens terão Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito. A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook: /teatro.transcendental); Instagram: mostradeteatrotranscendental)

SERVIÇO:
13ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental
Data: 19 a 23 de agosto de 2015
Local: Teatro do Via Sul
Entrada: 2kg de alimento. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping.
Telefone: (85) 3260-5140
E-mail: contato@estacaoluz.org.br
Site: www.teatrotranscendental.com/











Programação de julho do Teatro Universitário apresenta diversidade de linguagens

Contos de Luis Fernando Veríssimo, relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues, ritmos africanos e seus desdobramentos para a cultura popular brasileira, rock autoral, reflexões sobre as relações entre médicos e pacientes e turnê patrocinada por edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) compõem a diversa programação de julho do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC. Confira a seguir:

De 1º a 4 de julho, sempre às 19h30min, alunos da turma de 2013 do Curso de Teatro da UFC apresentam a montagem "Deslegível". Com adaptação e direção de Pedro Henriques, orientação para canto do maestro Poty e iluminação de Wallace Rios. O espetáculo apresenta adaptações de contos de Luis Fernando Verissimo e dramaturgia de Newton Moreno, acompanhado de células cênicas criadas a partir das experiências vividas pelos alunos nas disciplinas de interpretação e fragmentos de canções.

"No Ato", nesta quinta-feira (2), às 16h, é uma compilação de crônicas e relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues dirigido e apresentado pelo ator, diretor e professor Ricardo Guilherme. No palco do TU, o texto converte-se, sob o ponto de vista temático, em manifesto que aborda as relações do ator com o espectador de teatro, considerando-se as especificidades da atividade cênica, sobretudo sua natureza efêmera e performática, cuja dinâmica justifica a alusão insistente e cíclica de que o teatro está em crise. A abordagem caracteriza esse estado crônico de crise como salutar, detectando nele uma inerente oportunidade de crítica e de autocrítica capaz de ratificar a vocação dialógica do ato teatral como uma ação interpessoal e radicalmente coletiva, que se fundamenta numa postura relacional, relativizadora e intersubjetiva.

Já de 8 a 10 de julho, às 20h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, da UFC, apresenta o seu segundo espetáculo, "Agô Tambor", baseado em uma construção cênico-percussiva inspirada em ritmos da cultura africana e seus desdobramentos nas manifestações da cultura popular brasileira. O enredo traz nos toques do agogô – instrumento tradicional da música yorubá africana – as principais sonoridades arranjadas musicalmente nos ritmos como kpatsa, sikyi, congada e samba-reggae.

Dirigido pela Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC, e co-dirigido por Artur Guidugli, o espetáculo tem figurinos de Isac Bento e preparação corporal de Aristides de Oliveira.

No dia 14 de julho, às 20h, a banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes apresenta show com músicas autorais e músicas consagradas em novas versões, tendo o rock como base. O grupo é formado por Rodrigo Ferrera (vocais), Jeferson Tinôco (guitarra e vocais), Bruno Leonardo (guitarra) e Wendel (bateria).

Com direção de Abimaelson Santos, o espetáculo "50' de solidão" será apresentado de 20 a 24 de julho e de 28 de julho a 1º de agosto, sempre às 20h. Produzido pelo Pacto Coletivo de Teatro, propõe um debate sobre o corpo humano em estado psíquico de decomposição a partir de um olhar específico, as relações entre médicos e pacientes. Em cena, uma livre adaptação do texto 4:48 Psicose, da dramaturga inglesa Sarah Sane (1971-1999). Duas personagens, uma médica e uma paciente, que debatem assertivamente sobre o estado profundo de morbidez psicológica do corpo. No decorrer da trama, entre declarações amorosas e conflitos, um angustiante fim se aproxima. O elenco é formado por Leuise Furtado, Lidya Ferreira e Karen Cristini.

CARAVANA 3 MARIAS – Em turnê por cinco capitais brasileiras, a Caravana 3 Marias, projeto contemplado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao Teatro Universitário para apresentar três solos: "Solo Almodóvar", no dia 17, às 20h; "Amanheceu", no dia 18, às 20h; e "Benedita", dia 19, às 19h. No dia 18, às 18h, o Grupo Teatro Novo é convidado local da Caravana e apresenta o espetáculo solo "Anônimos", de Sidney Malveira. Saiba mais em: http://bit.ly/1T24MYp

Toda a programação é gratuita. O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Nenhum comentário: