PROJETO PARA VER O MAR REÚNE COLETIVO DE ARTISTAS PARA INTERVENÇÕES NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA
Do Aterro da Praia de Iracema ao Mucuripe, coletivo de artistas realiza obras com a participação do público, ao mesmo tempo em que propõe reflexões acerca da nossa percepção e apropriação e preservação deste espaço repleto de vida, magia e poesia.
“Para ver o mar” é um projeto de intervenções urbanas na orla marítima de Fortaleza, cujo objetivo é lançar um olhar crítico sobre o “cuidado” que a sociedade dedica a preservação do mar e da vida marinha. Em torno desta proposta, se reuniram os artistas Diego de Santos, Maíra Ortins e Narcélio Grud, cujo objetivo é pensar coletivamente ações que ocorram exclusivamente dentro da faixa litorânea, que vai desde a Praia de Iracema até o Mucuripe.
Os artistas intercambiarão experiências estéticas e conceituais inerentes a cada processo artístico. Todas as ações serão coordenadas pelo curador e professor Herbert Rolim. Os artistas receberão o público para acompanhar estas intervenções, neste sábado, 25, a partir das 10h, no Aterro da Praia de Iracema e segue até o Mucuripe. Incluindo pontos, como, o barco Mara Hope e culmina com a projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores.
“A partir do conceito de redes, relações, afetos; as interligações perenes entre os sujeitos, consideramos, tais relações para desencadear o tema do projeto: um olhar sobre o mar na cidade, ou seja, igual objeto que é o espaço urbano contrapondo com a paisagem natural, o mar que nos cerca. Por esta razão o projeto pretende exibir possibilidades e formas de se ver esta paisagem marítima urbana de nossa cidade, através do olhar de três artistas que na mesma cidade residem. Por isso é certo afirmar que pretendemos promover olhares de afetos sobre nossa paisagem a partir de uma única perspectiva: o mar”, pontuam os artistas.
VISITA ABERTA AO PÚBLICO ÀS AÇÕES NO MAR COM BARCO – PASSEIO GRATUITO
As ações feitas no mar podem ser acompanhadas pelo público em barco que partirá, às 14h, da Avenida Beira Mar, 4293 (em frente ao Hotel Golden). O passeio é gratuito, feito em barco com capacidade para 60 pessoas e com total segurança. As inscrições são feitas pelo e-mail: paraveromar@gmail.com. Informações: (085) 9.8691-3542.
FESTA SOM DO MAR
Músicas que têm o mar como tema é o mote da festa que encerra a programação. Na Barraca Pôr do Sol, às 19h30, o som fica a cargo da DJ Renatinha.
Serviço
Para Ver o Mar
Dia 25 de julho
Das 10h às 19h30
https://paraveromar.wordpress.com/
Informações: (085) 9.8691-3542
Gratuito
PROGRAMAÇÃOAção 1 – Narcélio Grud
Birutas
10h – Mediações do Aterro da Praia de Iracema
Ação 2
Pintura intervenção sobre o Mara Hope
14h30 - Mara Hope
Ação 3 – Maíra Ortins
Instalação aquática com boias de sinalização para embarcações
14h - Avenida Beira Mar, 4293 – Praia do Mucuripe (próximo ao Hotel Golden)
Ação 4
Projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores
19h – Mucuripe
Ação 5 – Diego de Santos
Poema 193
17h – Avenida Beira Mar, 4592, em frente ao Hotel Golden. A instalação será no cemitério de embarcações do Mucuripe
Encerramento
Festa com DJ Renatinha e o Som do Mar
19h30 - Barraca Pôr do Sol (em frente ao Edifício Solar)
Volta da Jurema – Mucuripe
Toda a programação é gratuita
Das oficinas aos grandes clássicos do Cinema
Mais de 50 atrações compõem a programação cultural de Julho, nos Equipamentos da Secult
Férias para alguns, Julho é um dos meses mais esperados do ano. É ainda momento de aproveitar as mais de 50 atrações que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará oferece ao público, através de seus equipamentos. São oficinas de carimbos e exposições no Sobrado Dr. José Lourenço, apresentações musicais, brincadeiras e contações de história na Biblioteca Pública Espaço Estação, além de estreias de exposições sobre a Seca no Ceará, com o estudo do livro “O Quinze”, de Rachel de Queiroz.
Trazendo um charme mais que especial ao Centro da Cidade. O Cineteatro São Luiz vem com uma programação bastante diversificada, capaz de agradar das crianças aos grandes estudiosos do audiovisual. Serão mais de 30 filmes apresentados, de quinta a domingo, e distribuídos em 10 faixas de programação que prometem grandes emoções àqueles que nunca foram ao equipamento e aos que retornam ao São Luiz para relembrar épocas, estudar os Clássicos, curtir um bom filme, tomar um café no ponto e bater um bom papo. Os ingressos para todas as sessões da primeira semana terão o valor de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia) e podem ser adquiridos, por compra online, no site Ingresso Rápido (acesso direto: http://www.ingressorapido.com). A bilheteria funcionará de terça a domingo, das 9h30min às 18h30min, ou até o horário de início de filmes e espetáculos acima deste horário.)
:: Maratona Mad Max no Cineteatro do São Luiz
Trazendo uma proposta baseada na forte experiência de cinema, que exibirá em sequência as grandes trilogias, quadrilogias ou filmes de um mesmo eixo temático, já no primeiro sábado do mês, dia 04/7, os cinéfilos poderão conferir a Maratona de Filmes no São Luiz, com a apresentação de: Mad Max - A ESTRADA DA FÚRIA / Mad Max: Fury Road (2015), às 14h, MAD MAX (1979), às 17h, e MAD MAX 2: A CAÇADA CONTINUA (1981), às 19h30. A programação completa do equipamento está disponível no site da Secult.
::Um passeio pela Literatura Bordada no Museu da Imagem e do Som
Uma história pode ser contada de muitas formas: pela linguagem oral, por gestos, por texto. Mas você já imaginou uma história de livros de autores cearenses consagrados, como “o Quinze”, retratada em bordados? É o que propõe o projeto Iluminuras, do Curso de Extensão de Biblioteca e de Sociologia, da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Museu da Imagem e do Som. Todas as sextas-feiras, a partir das 14h horas, uma equipe vem trabalhando a literatura bordada no MIS, e criando histórias desenvolvidas a várias mãos.
Além desta atividade, o Museu da Imagem e do Som oferecerá o Mini Curso de Férias “Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira - Do período Colonial à Contemporaneidade”, ministrado pelo diretor do Equipamento Dilmar Miranda. O curso terá duração de 12 horas e garantirá certificação aos participantes.
(*) Todas as atividades encontram-se com inscrições abertas durante a primeira semana de julho.
:: Theatro José de Alencar
A Exposição “Croqui: Do Desenho à Cena”, de Yuri Yamamoto, continua em cartaz durante todo o mês de julho, no Theatro José de Alencar, em uma homenagem aos figurinistas de espetáculos teatrais, de dança e aos musicais apresentados no equipamento.
Neste mês uma ampla programação do TJA incluirá ainda o XV Festival Internacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR – 2015; o Concerto Sinfônico com a Orquestra da UECE; a Gravação do DVD Tributo a Alberto Nepomuceno - 151 ANOS – palco principal; o Show Humorístico “Assando é que Queima”, o XVII Festival Eleazar de Carvalho; várias peças teatrais; a Orquestra Filarmônica do Ceará - “Legião In Concert” Tributo à banda Legião Urbana; e ainda o Musical Infantil “Frozen”; o IV Campeonato Cearense de Improvisação e as apresentações teatrais da 1ª temporada do espetáculo dos alunos do CPBT.
:: Desde quando as árvores dão livros?
Dando continuidade a uma ação iniciada em junho, pela equipe da Biblioteca Pública Espaço Estação, aos sábados serão realizadas algumas intervenções na Praça da Estação. Trata-se da “Árvore de Livros”, uma ação que visa chamar atenção do público que utiliza a praça como passagem, para a importância da Leitura. Os livros são pendurados em um Tamarindeiro possibilitando o acesso às importantes obras da literatura brasileira, deixando o leitor à vontade para um primeiro contato com as histórias ali expostas.
Em julho, também será a estreia da Exposição “Cem anos da seca e o Quinze de Rachel de Queiroz”, aberta ao público, no Hall de Entrada da Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação. Contação de Histórias, saraus literários, apresentações musicais, de dança, oficinas e ainda jogos compõem a programação do equipamento cultural.
:: Oficina de Carimbos e Conversa com o Franklin Stein no Sobrado
Seguem em cartaz no Sobrado Dr. José Lourenço a exposição "Versus, de Franklin Stein, e a Mostra "Traços da Gravura Brasileira" continuam em cartaz até 1° de agosto, com visitação realizada de terça à sexta, 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Acesso gratuito. Lá também será realizada no dia 4 de julho, às 10h, a oficina de desenho com carimbos, voltada para o público infanto-juvenil e seguida de visita guiada pela exposição VERSUS. Esta atividade é parte da programação do Projeto Viva o Centro Fortaleza, e possibilitará aos participantes criar seus próprios monstros e robôs utilizando carimbos produzidos pelo artista, Franklin Stein, a partir das obras que compõem a exposição Versus.
Do Aterro da Praia de Iracema ao Mucuripe, coletivo de artistas realiza obras com a participação do público, ao mesmo tempo em que propõe reflexões acerca da nossa percepção e apropriação e preservação deste espaço repleto de vida, magia e poesia.
“Para ver o mar” é um projeto de intervenções urbanas na orla marítima de Fortaleza, cujo objetivo é lançar um olhar crítico sobre o “cuidado” que a sociedade dedica a preservação do mar e da vida marinha. Em torno desta proposta, se reuniram os artistas Diego de Santos, Maíra Ortins e Narcélio Grud, cujo objetivo é pensar coletivamente ações que ocorram exclusivamente dentro da faixa litorânea, que vai desde a Praia de Iracema até o Mucuripe.
Os artistas intercambiarão experiências estéticas e conceituais inerentes a cada processo artístico. Todas as ações serão coordenadas pelo curador e professor Herbert Rolim. Os artistas receberão o público para acompanhar estas intervenções, neste sábado, 25, a partir das 10h, no Aterro da Praia de Iracema e segue até o Mucuripe. Incluindo pontos, como, o barco Mara Hope e culmina com a projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores.
“A partir do conceito de redes, relações, afetos; as interligações perenes entre os sujeitos, consideramos, tais relações para desencadear o tema do projeto: um olhar sobre o mar na cidade, ou seja, igual objeto que é o espaço urbano contrapondo com a paisagem natural, o mar que nos cerca. Por esta razão o projeto pretende exibir possibilidades e formas de se ver esta paisagem marítima urbana de nossa cidade, através do olhar de três artistas que na mesma cidade residem. Por isso é certo afirmar que pretendemos promover olhares de afetos sobre nossa paisagem a partir de uma única perspectiva: o mar”, pontuam os artistas.
VISITA ABERTA AO PÚBLICO ÀS AÇÕES NO MAR COM BARCO – PASSEIO GRATUITO
As ações feitas no mar podem ser acompanhadas pelo público em barco que partirá, às 14h, da Avenida Beira Mar, 4293 (em frente ao Hotel Golden). O passeio é gratuito, feito em barco com capacidade para 60 pessoas e com total segurança. As inscrições são feitas pelo e-mail: paraveromar@gmail.com. Informações: (085) 9.8691-3542.
FESTA SOM DO MAR
Músicas que têm o mar como tema é o mote da festa que encerra a programação. Na Barraca Pôr do Sol, às 19h30, o som fica a cargo da DJ Renatinha.
Serviço
Para Ver o Mar
Dia 25 de julho
Das 10h às 19h30
https://paraveromar.wordpress.com/
Informações: (085) 9.8691-3542
Gratuito
PROGRAMAÇÃOAção 1 – Narcélio Grud
Birutas
10h – Mediações do Aterro da Praia de Iracema
Ação 2
Pintura intervenção sobre o Mara Hope
14h30 - Mara Hope
Ação 3 – Maíra Ortins
Instalação aquática com boias de sinalização para embarcações
14h - Avenida Beira Mar, 4293 – Praia do Mucuripe (próximo ao Hotel Golden)
Ação 4
Projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores
19h – Mucuripe
Ação 5 – Diego de Santos
Poema 193
17h – Avenida Beira Mar, 4592, em frente ao Hotel Golden. A instalação será no cemitério de embarcações do Mucuripe
Encerramento
Festa com DJ Renatinha e o Som do Mar
19h30 - Barraca Pôr do Sol (em frente ao Edifício Solar)
Volta da Jurema – Mucuripe
Toda a programação é gratuita
Das oficinas aos grandes clássicos do Cinema
Mais de 50 atrações compõem a programação cultural de Julho, nos Equipamentos da Secult
Férias para alguns, Julho é um dos meses mais esperados do ano. É ainda momento de aproveitar as mais de 50 atrações que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará oferece ao público, através de seus equipamentos. São oficinas de carimbos e exposições no Sobrado Dr. José Lourenço, apresentações musicais, brincadeiras e contações de história na Biblioteca Pública Espaço Estação, além de estreias de exposições sobre a Seca no Ceará, com o estudo do livro “O Quinze”, de Rachel de Queiroz.
Trazendo um charme mais que especial ao Centro da Cidade. O Cineteatro São Luiz vem com uma programação bastante diversificada, capaz de agradar das crianças aos grandes estudiosos do audiovisual. Serão mais de 30 filmes apresentados, de quinta a domingo, e distribuídos em 10 faixas de programação que prometem grandes emoções àqueles que nunca foram ao equipamento e aos que retornam ao São Luiz para relembrar épocas, estudar os Clássicos, curtir um bom filme, tomar um café no ponto e bater um bom papo. Os ingressos para todas as sessões da primeira semana terão o valor de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia) e podem ser adquiridos, por compra online, no site Ingresso Rápido (acesso direto: http://www.ingressorapido.com). A bilheteria funcionará de terça a domingo, das 9h30min às 18h30min, ou até o horário de início de filmes e espetáculos acima deste horário.)
:: Maratona Mad Max no Cineteatro do São Luiz
Trazendo uma proposta baseada na forte experiência de cinema, que exibirá em sequência as grandes trilogias, quadrilogias ou filmes de um mesmo eixo temático, já no primeiro sábado do mês, dia 04/7, os cinéfilos poderão conferir a Maratona de Filmes no São Luiz, com a apresentação de: Mad Max - A ESTRADA DA FÚRIA / Mad Max: Fury Road (2015), às 14h, MAD MAX (1979), às 17h, e MAD MAX 2: A CAÇADA CONTINUA (1981), às 19h30. A programação completa do equipamento está disponível no site da Secult.
::Um passeio pela Literatura Bordada no Museu da Imagem e do Som
Uma história pode ser contada de muitas formas: pela linguagem oral, por gestos, por texto. Mas você já imaginou uma história de livros de autores cearenses consagrados, como “o Quinze”, retratada em bordados? É o que propõe o projeto Iluminuras, do Curso de Extensão de Biblioteca e de Sociologia, da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Museu da Imagem e do Som. Todas as sextas-feiras, a partir das 14h horas, uma equipe vem trabalhando a literatura bordada no MIS, e criando histórias desenvolvidas a várias mãos.
Além desta atividade, o Museu da Imagem e do Som oferecerá o Mini Curso de Férias “Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira - Do período Colonial à Contemporaneidade”, ministrado pelo diretor do Equipamento Dilmar Miranda. O curso terá duração de 12 horas e garantirá certificação aos participantes.
(*) Todas as atividades encontram-se com inscrições abertas durante a primeira semana de julho.
:: Theatro José de Alencar
A Exposição “Croqui: Do Desenho à Cena”, de Yuri Yamamoto, continua em cartaz durante todo o mês de julho, no Theatro José de Alencar, em uma homenagem aos figurinistas de espetáculos teatrais, de dança e aos musicais apresentados no equipamento.
Neste mês uma ampla programação do TJA incluirá ainda o XV Festival Internacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR – 2015; o Concerto Sinfônico com a Orquestra da UECE; a Gravação do DVD Tributo a Alberto Nepomuceno - 151 ANOS – palco principal; o Show Humorístico “Assando é que Queima”, o XVII Festival Eleazar de Carvalho; várias peças teatrais; a Orquestra Filarmônica do Ceará - “Legião In Concert” Tributo à banda Legião Urbana; e ainda o Musical Infantil “Frozen”; o IV Campeonato Cearense de Improvisação e as apresentações teatrais da 1ª temporada do espetáculo dos alunos do CPBT.
:: Desde quando as árvores dão livros?
Dando continuidade a uma ação iniciada em junho, pela equipe da Biblioteca Pública Espaço Estação, aos sábados serão realizadas algumas intervenções na Praça da Estação. Trata-se da “Árvore de Livros”, uma ação que visa chamar atenção do público que utiliza a praça como passagem, para a importância da Leitura. Os livros são pendurados em um Tamarindeiro possibilitando o acesso às importantes obras da literatura brasileira, deixando o leitor à vontade para um primeiro contato com as histórias ali expostas.
Em julho, também será a estreia da Exposição “Cem anos da seca e o Quinze de Rachel de Queiroz”, aberta ao público, no Hall de Entrada da Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação. Contação de Histórias, saraus literários, apresentações musicais, de dança, oficinas e ainda jogos compõem a programação do equipamento cultural.
:: Oficina de Carimbos e Conversa com o Franklin Stein no Sobrado
Seguem em cartaz no Sobrado Dr. José Lourenço a exposição "Versus, de Franklin Stein, e a Mostra "Traços da Gravura Brasileira" continuam em cartaz até 1° de agosto, com visitação realizada de terça à sexta, 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Acesso gratuito. Lá também será realizada no dia 4 de julho, às 10h, a oficina de desenho com carimbos, voltada para o público infanto-juvenil e seguida de visita guiada pela exposição VERSUS. Esta atividade é parte da programação do Projeto Viva o Centro Fortaleza, e possibilitará aos participantes criar seus próprios monstros e robôs utilizando carimbos produzidos pelo artista, Franklin Stein, a partir das obras que compõem a exposição Versus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário