quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PELO INTERIOR

Choro Jazz chega a sua 6ª edição em Fortaleza e Jericoacoara
João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel, o talentoso quarteto de François de Lima, Márcio Bahia, e o Mario Liginha Trio, de Portugal, são algumas atrações 

Em sua 6ª edição o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresenta em Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, é totalmente gratuito, acontece de 27 a 29 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 02 a 07 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.
Com direção artística do produtor musical Capucho, a edição deste ano foi contemplada na seleção pública do Petrobras Cultural e conta ainda com apoio cultural da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Centro Cultural Dragão do Mar e Secretaria de Turismo do Ceará; patrocínio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Virão ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel; o talentoso quarteto de François de Lima; Márcio Bahia com seu exímio quinteto, e músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Mario Liginha Trio; de Portugal. Serão ao todo mais de 20 atrações, uma programação* completa com espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.

O projeto proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercambio cultural com convidados internacionais que são referência no meio. Desta forma, o Festival Choro Jazz fomenta a composição de uma partitura rara e fecunda a ser percorrida pelo público durante intensos dias repletos dessa atmosfera musical. A aproximação dos gêneros musicais que batizam o festival provoca a troca entre músicos e estilos proporcionando a experimentação sonora da audácia, virtuosismo e improvisação, de forma graciosa e principalmente maliciosa. O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados. Um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais.
Após os shows na capital cearense, o festival atravessa as dunas e chega a Jericoacoara que será mais uma vez palco do Festival. Uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso está localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seus admiradores, integra o Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA, repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo. As cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural.
Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.
O Festival compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
A partir do dia 09 de dezembro, logo após o término da 6ª edição do Festival Choro Jazz em Jericoacoara, acontece o I Camp Choro Jazz Sambaíba. O evento promove cinco dias de imersão no aprendizado musical, na troca de experiências e no exercício da criatividade, tudo isso em um cenário paradisíaco e com a presença de alguns dos maiores nomes da nossa música.
A programação inclui oficinas de instrumento e prática de conjunto, sessões de apreciação audiovisual e acesso às jams que ocorrem durante todo o período. Os professores são reconhecidos e atuam nas mais diversas áreas da música: Cleber Almeida  - Bateria e Ritmos do Nordeste; Alessandro Penezzi – Violão e Choro; Alexandre Ribeiro – Clarinete; Cacá Malaquias – Sopro e Prática de Conjunto; Pedro Amorim – Samba; Paula Santoro – Oficina de Canto.
Ao todo são 120 vagas, e o pacote que inclui: banheiros com chuveiro, cozinha comunitária com cozinheiro, 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), e espaço para acampar; custa R$950,00 até outubro/2014 e depois passa a R$1.050,00 a partir de novembro. O pagamento pode ser feito através do “paypal”.
Programação do 6° Festival Choro Jazz:
FORTALEZA
LOCAL: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
27/11
10h – Workshop Duo Taufic
21h – Duo Taufic
22h30 – Jorge Cardoso

28/11
10h – Workshop Duo Fel
21h – Duofel
22h30 – Quarteto Só Alegria

29/11
10h – Workshop Quarteto Só Alegria
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Ricardo Silveira Quarteto

JERICOACOARA
LOCAL: Praça Central da Vila de Jericoacoara
02/12
21h – Duo Taufic
22h30 – Marcio Bahia Quinteto

03/12
21h – Duofel
22h30 – Água de Moringa (part. especial Joel Nascimento)

04/12
21h – Ricardo Silveira
22h30 – François de Lima Quarteto

05/12
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 - Mario Laginha Trio

06/12
21h – Filarmônica Israel Gomes
22h30 – João Donato

Programação Infantil
18h30 – Escola Choro Jazz Sambaíba
19h – Show Infantil Aquático (Ana Cristina)

07/12
21h – Quarteto Só Alegria
22h30 – Bandão Choro Jazz










Canoa Blues 2014

Começa nesta sexta a sétima edição do Canoa Blues, na Praia de Canoa Quebrada Chegou a hora de preparar a mala para curtir bons momentos no Canoa Blues 2014. O evento, que já entrou no calendário cultural do Estado e é esperado todos os anos por cearenses e turistas, acontece nas noites dos dias 14 e 15 de novembro. O público reconhece, no festival, uma oportunidade para apreciar o melhor do estilo musical.
Em 2014, chegando em sua sétima edição, o Canoa Blues será realizado na paradisíaca Praia de Canoa Quebrada, no Município de Aracati, um dos destinos mais procurados do Litoral Leste do Ceará. Neste ano, traz como atrações Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (sexta),  Renegados e Big Chico (sábado) e Tres Locos Blues (sábado). Quem esteve, na última sexta-feira (7), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pôde conferir, com Victor Gueiros e Felipe Cazaux, uma prévia do que será apresentado no próximo fim de semana.
Como em todos os anos, o evento tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2014, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. No dia 21 de novembro, às 16 horas, haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela Organização Não Governamental (ONG) Canoa Criança.
Todos os shows, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.








Dois grandes eventos na 'semana do camarão no Ceará'
11ª Feira Nacional do Camarão chega a Fortaleza, acontecendo no Centro de Eventos, e VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra acontece nos dias 14 e 15 de novembro em Acaraú, com chefs internacionais e shows com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon, Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa, a dupla Ítalo e Renno e o cantor Matheus Fernandes
Festival Internacional do Camarão do Acaraú: cidade espera receber 12 mil pessoas com disputa de chefs e shows musicais

Dois grandes eventos acontecem esta semana no Ceará, com uma iguaria que o cearense adora como tema principal: o camarão. A cidade de Acaraú, mais uma vez, será a sede da VI edição do Festival Internacional de Camarão da Costa Negra nos dias 14 e 15 de novembro. A Fazenda Cacimbas receberá visitantes de diversos municípios cearenses para o já tradicional evento. O objetivo do encontro, idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, é fomentar uma das principais espécies de camarão do mundo, além de divulgar a culinária e talento de chefs do Ceará. A expectativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passem pelo local neste ano. Em 2013, foram 10 mil participantes. Para participar, basta a doação de dois quilos de alimentos. A abertura acontece dia 14, às 10 horas. Na ocasião, serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região.
Até amanhã, 13 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará sedia pela primeira vez a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que já é considerada a maior do setor da carcinicultura na América Latina. Nesta edição, o evento reunirá 20 conferencistas internacionais, que proferirão 27 palestras, todas com tradução simultânea, além de 15 palestras nacionais. Ao todo, 18 países estarão representados. Além disso, um grande Festival Gastronômico dará um requinte especial à programação. O evento começou segunda.
Festival Internacional de Camarão da Costa Negra - O evento, que chega em 2014 a sua sexta edição, é um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia. Cinco renomados chefs de restaurantes cearenses se encontram para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. O resultado é uma exuberância de sabores, usando como matéria-prima o melhor camarão do mundo.
Com a presença de chefs consagrados no cenário nacional e internacional, o tradicional concurso, neste ano, será entre os chefes campeões das cinco edições anteriores. O festival é sempre uma oportunidade para a descoberta de talentos da gastronomia cearense. Participarão da disputa neste ano os chefs: José Faustino, campeão de 2009; Eduardo Sissi, de 2010; Lilliane Perreira, de 2011; Luciano Ferreira, de 2012; e Cícero Disney, vencedor de 2013. O chefe vencedor será agraciado com o Troféu Camarão de Ouro.
Mas o festival não se resume só à culinária. Os visitantes e participantes ainda desfrutam de uma programação musical elaborada, especialmente, para os dias do evento, com atrações locais e nacionais. No dia 14, acontece a abertura oficial, às 10 horas, ocasião na qual serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região. À noite, após a disputa dos chefes, acontecem os shows com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa, a dupla Ítalo e Renno e o cantor Matheus Fernandes.
 Além disso, dentro do festival, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, dias 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso, Ivan Prado.
Durante o dia, o evento oferece programação técnica voltada para produtores, estudantes, técnicos do setor e componentes da cadeia produtiva do camarão. No VI Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste haverá palestras, oficinas, painéis e mesas redondas dias 14 e 15, a partir das 8 horas, finalizando com a visita técnica dia 16 de novembro.
FENACAM -Maior evento da carcinicultura na América Latina acontece pela primeira vez no Ceará, maior produtor de camarão do País. Nesta edição da FENACAM’14 devem ser gerados mais de R$ 100 milhões em negócios. Para este ano, a Fenacam tem como tema central: “Aumentar a produção para atender a demanda interna, sem perder de vista o promissor mercado internacional". Serão mais de 10 mil visitantes para discutir assuntos de interesse da carcinicultura e da aquicultura brasileira e mundial. Na ocasião, também devem ser gerados aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.
O Ceará foi escolhido para sediar o evento devido sua relevância para o setor. Hoje, o estado está consolidado como o maior produtor nacional de camarão cultivado, devendo fechar 2014 com uma produção de 47 mil toneladas, que representa quase a metade da produção brasileira (100 mil toneladas). Além disso, o volume de negócios que a atividade gerou no Ceará no ano passado foi de R$ 500 milhões e deve fechar este ano em R$ 700 milhões, uma crescente de 40%.
Devido sua relevância para o setor, o evento contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e do Dr. George Chamberlain, presidente da Aliança Global de Aquicultura e Diretor de Operações da Aquicultura Integrada Internacional, empresa sediada nos Estados Unidos que realiza projetos e pesquisas voltados para a Aquicultura em várias nações. Além disso, também estarão na feira os mais destacados especialistas na atividade, lideranças nacionais e internacionais, empresários e futuros criadores.
Realizada anualmente desde 2004, é a primeira vez que a Feira acontece fora do Rio Grande do Norte. O evento reuni empresários, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes. A Fenacam 2014 terá na sua programação a realização simultânea do XI Simpósio Internacional de Carcinicultura, o VIII Simpósio Internacional de Aquicultura, a XI Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para a Aquicultura e o XI Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

Nenhum comentário: