quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Gravador João Pedro do Juazeiro encerra exposição

Neste sábado tem bate-papo descontraído ao som das pick-ups das DJs Evel & Mrs, no tradicional Café do Zé

O Sobrado Dr. José Lourenço, que abriu suas portas, no dia de 13 de setembro, para a exposição retrospectiva e ao mesmo tempo comemorativa dos 50 anos de vida do gravador João Pedro do Juazeiro encerra a sua temporada neste sábado, dia 29 de novembro de 2014.
Neste dia, o tradicional Café do Zé, que inicia às 10h, recebe o gravador para um bate-papo descontraído ao som dos vinis das DJs Evel (Eveltana Freitas) & Mrs (Maira Sales), que são também as produtoras da exposição.
A mostra ganhou o IX Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secult, este ano, com organização de Maira Sales, e curadoria e textos de Gilmar de Carvalho. Traz a prova da inquietude e do talento deste artista da tradição popular, nascido em Ipaumirim (CE), em 1964, criado em Juazeiro do Norte, onde formou seu repertório, muito calcado na fé e nas lutas nordestinas e que veio para Fortaleza, no início dos anos 2000. Aqui, juntou  a tradição com o modo de vida e o estresse de uma metrópole.
A exposição revisita a obra de João Pedro, desde o início. Ele foi vendedor ambulante e trabalhou com determinação e vigor para manter sua família. Nos anos 1980, bastante jovem, se iniciou na poesia e passou a publicar folhetos de cordel.
A xilogravura veio no final dos anos 1990, em torno da Gráfica Lira Nordestina, referência da edição de folhetos no Brasil, casa que reúne, ainda hoje, gravadores que imprimem seus trabalhos, fazem pequenas tiragens de seus álbuns e discutem sobre novas técnicas, improvisação de ferramentas, uso de novas tecnologias e de novas mídias, como "scanners", na busca de uma gravura que dialogue com nosso tempo e dê conta das expectativas do público, sem trair a raiz de sua origem.
A xilogravura teve impulso no Ceará a partir da publicação de folhetos de feira em Juazeiro do Norte. Com a crise do cordel e com a interferência da Universidade Federal do Ceará, a partir dos anos 1960, foi sendo adotado, aos poucos, o formato do álbum, que padroniza formatos, dá lugar ao desenvolvimento de uma ideia e dá ao artista a possibilidade de um incremento das vendas.
João Pedro exibe nesta mostra individual, com forte característica de retrospectiva, seus álbuns mais bem sucedidos, como Mitos do Nordeste, Padre Cícero, Antônio Conselheiro, Lampião, Iracema, Patativa do Assaré, Orixás, Sertão, Maracatus de Fortaleza. A exposição é rica, diversificada, vai do preto e branco da maioria das gravuras às cores que ele usa nos Orixás, no Patativa e no Sertão.
Pode-se ver o crescimento do artista, sua aplicação, a força de sua arte que é também gráfica e precisa de tintas, prelos e da ambiência de uma tipografia para se desenvolver e ganhar a forma final.
Com muitas exposições no currículo, prêmios, vencedor de muitos editais, participante de manifestações importantes da cena cultural cearense, João Pedro do Juazeiro, que vive de sua arte, trabalha com a aplicabilidade da gravura em suportes como a porcelana, recorre aos tecidos, a formatos maiores de papéis e evidencia sua inquietação e talento.
A mostra ficará em cartaz, no Sobrado Dr. José Lourenço, até o dia 29 de novembro. A visitação é gratuita. Os horários são os mesmos da abertura do Sobrado (segunda a sexta, das 9 às 18 horas; sábados, das 9 às 17 horas).

SERVIÇO
Dia 29 de novembro (sábado), Café do Zé, bate-papo descontraído com João Pedro do Juazeiro ao som dos vinis das DJs Evel & Mrs.
Visitação Exposição: 13 setembro a 29 de novembro de 2014
Funcionamento: de terça a sexta, das 9 às 18h, aos sábados das 9 às 17h
Entrada Franca – Livre para todas as idades
Maiores informações e agendamento de escolas e universidades:
Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 - Centro
(85)3101.8826

Nenhum comentário: