quarta-feira, 12 de novembro de 2014

LIVROS NÃO-FICÇÃO

Cinema de Pedra: histórias sobre filmes gravados em Quixadá

A luz que incide sobre os monólitos de Quixadá, cidade do sertão central cearense, é a do sol causticante que desafia a resistência do sertanejo, mas também a do cinema, com seus filtros e texturas para imprimir leveza ao “real”. De 1960 para cá, já são mais de 25 longas-metragens gravados em meio ao “Curral de Pedras”, nome de origem do município de gigantescas e “cinematográficas” formações rochosas. O livro Cinema de Pedra: histórias sobre filmes gravados em Quixadá vai ao encontros das muitas imagens e narrativas que se desdobram por trás das produções audiovisuais já realizadas em Quixadá, escovando memórias a contrapelo, a partir de entrevistas presenciais com diretores, atores, produtores e colaboradores afins.
Aurora Duarte, Renato Aragão, Luiz Carlos Barreto, Zelito Viana, Carlos Coimbra, Jurandir de Oliveira, Rosemberg Cariry, Wolney Oliveira, Tibico Brasil, Marcus Moura, Halder Gomes, Joe Pimentel, Clébio Viriato Ribeiro e Karla Holanda são alguns dos nomes referenciais do cinema que compõem as narrativas do livro, que teve lançamento marcado no domingo passado, no jardim do Theatro José de Alencar, como parte da programação do 24º Cine Ceará.
 Vencedor do IV Edital Mecenas do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e com patrocínio da Coelce, o projeto editorial foi concebido e coordenado pelo realizador quixadaense Clébio Viriato Ribeiro, com textos da jornalista Ethel de Paula e projeto gráfico assinado pela designer Andréa Araújo. Em Quixadá, o livro será lançado no próximo dia 29 de novembro, às 20h, no CAC/ACVQ (Av. Plácido Castelo, 1938 – Centro).
Para solicitar um exemplar de “Cinema de Pedra”, entrar em contato pelos telefones (85) 8896.2778 – 8857.7501 – 9702.3911 – César A. Martín.

Nenhum comentário: