terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Conheça as homenageadas no Prêmio RioMar Mulher em 2025

Idealizado pelo Grupo JCPM e pelo RioMar Fortaleza, o evento traz nesta edição o slogan “Histórias de determinação que transformam o mundo” com grandes mulheres que contribuem para o desenvolvimento do Ceará

Em março, mês em que são celebradas a força, a determinação e a atuação das mulheres em todas as esferas da sociedade, vai acontecer na capital cearense um momento especial de reconhecimento: a 9ª edição do Prêmio RioMar Mulher. Idealizado pelo Grupo JCPM e pelo RioMar Fortaleza, o evento homenageia personalidades femininas que se destacam e contribuem em suas respectivas áreas de atuação para o desenvolvimento do Estado. Este ano, será no dia 12 de março, no Teatro RioMar Fortaleza, às 19h, com entrada exclusiva para convidados. 
Com o tema “Histórias de determinação que transformam o mundo”, o evento vai reconhecer 10 grandes mulheres da cidade. São elas: Aline Oliveira (Comunicação), Bia Fiuza (Trabalho Social), Jaqueline Queiroz de Araújo (Moda), Luisa Cela (Gestão Pública), Mana Holanda (Economia & Negócios), Manu Oliveira (Educação), Márcia Alcântara (Saúde), Nícia Paes Bormann (Arquitetura & Design), Raquel Andrade (Justiça & Cidadania) e Socorro Acioli (Arte & Cultura). 

Sobre o Prêmio RioMar Mulher 
Realizado em Fortaleza desde 2015, o evento ocorre sempre no mês de março, um período dedicado a homenagens e ao reconhecimento internacional do papel das mulheres na sociedade. A cada edição, destaca a trajetória de 10 mulheres em diferentes categorias: Arquitetura e Design; Arte e Cultura; Comunicação; Economia e Negócios; Educação; Justiça e Cidadania; Moda; Saúde; Gestão Pública; e Trabalho Social. 
Ao longo das últimas oito edições, 81 importantes mulheres foram agraciadas, entre elas, nomes como Izolda Cela, Onélia Leite Santana, Cacique Pequena, Maria da Penha, Luciana Dummar, Ticiana Rolim, Socorro França, Dodora Guimarães, Lúcia Alcântara, Fernanda Pacobahyba, Adísia Sá, Patrícia Saboya, Silvania Meire de Deus Costantini, Jaqueline Fiúza e Joana Ramalho. 

Saiba mais sobre as homenageadas na 9ª edição 
Aline Oliveira - jornalista com mais de 25 anos de carreira, é repórter da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, desde 2001. Formada em Jornalismo, iniciou na TV Diário e ao longo de sua trajetória tem se dedicado a coberturas locais e nacionais, incluindo reportagens para a GloboNews e o Globo Repórter, da TV Globo Nacional. Entre seus destaques estão matérias sobre as riquezas culturais e religiosas do Cariri cearense, mostrando aspectos importantes dessa região do Ceará, a Copa do Mundo de 2014 e a cobertura da queda do Edifício Andréa em Fortaleza. Sua atuação foi reconhecida por diversos prêmios de jornalismo, como o Prêmio Sebrae, BNB, CDL e Alexandre Adler de Jornalismo, que refletem a sua contribuição ao jornalismo no Ceará e em nível nacional.  
Bia Fiuza - é formada em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Fotografia (Université Paris 8), Antropologia Visual (Freie Universitat da Alemanha) e ESG e Impacto (Trevisan Escola de Negócios). É fundadora da Rizoma Social, uma empresa focada em negócios de impacto e cofundadora do Instituto de Música Jacques Klein (IMJK), criado em 2012, que oferece formação musical e suporte psicossocial a jovens e crianças. Conhecida por sua destacada atuação no desenvolvimento social por meio da educação, esporte e cultura, Bia Fiúza, também atua no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto no estado do Ceará, ampliando oportunidades e impulsionando a sustentabilidade social, através da organização Somos Um, no qual é diretora executiva. Entre 2022 e 2024, coordenou a Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, movimento que fortalece ecossistemas locais e apoia empreendedores. Também contribuiu para os estudos iniciais do Pacto Contra a Fome no Ceará, co-fundado por Geyze Fiuza, e semanalmente conduz o quadro "Negócios de Impacto" na Rádio O Povo CBN. 
Jaqueline Queiroz de Araújo - é uma figura de destaque no movimento Plus Size, conhecida por sua atuação como idealizadora do Concurso Miss Plus Size, que há mais de 10 anos promove a autoestima, inclusão e combate à gordofobia. Formada em Letras pela Faculdade Grande Fortaleza e especializada em Gestão de Eventos, Jaqueline é produtora cultural e uma das principais vozes na defesa da diversidade corporal e no empoderamento de mulheres que vestem manequins acima do 44. Jaqueline ou Jacque como gosta de ser chamada, lidera iniciativas importantes, como a luta pela implementação da Lei nº 0479/2021, que instituiu o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia em Fortaleza, o que lhe rendeu homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza. Embaixadora do Movimento Plus Size no Nordeste, Jacque foi agraciada em 2019 com o título de Cidadã de Fortaleza, em reconhecimento ao impacto de seu trabalho. 
Luísa Cela – é secretária de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), cearense, filha da ex-governadora Izolda Cela e formada em Psicologia com mestrado em Saúde da Família, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2014, atua nas áreas de Políticas Culturais, Direitos Humanos e Cidadania. Atualmente, integra o Consórcio Nordeste, contribuindo para o desenvolvimento regional, especialmente na área cultural. Sua carreira foi marcada pela gestão de projetos transformadores. Foi Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA, Diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar, e presidente do Instituto ECOA. Liderou iniciativas como o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e coordenou a Lei Aldir Blanc no Ceará. Também é secretária-geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Reconhecida por defender a inclusão e a transformação social através da cultura, Luísa é filiada ao PSB e tem uma trajetória de destaque no fortalecimento das políticas culturais no Ceará e no Nordeste. 
Mana Holanda - é fundadora e diretora administrativa do Maraponga Mart Moda. Nasceu em Milagres, no Cariri, e cresceu em Canindé, onde sua forte fé em São Francisco foi cultivada. Mana é reconhecida por sua força, determinação e lição de vida. Superou um câncer há 20 anos e atribui a recuperação à sua devoção. Casada desde os 18 anos, é mãe de Alexandre, Daniele e Cid. Sob sua liderança e do esposo, o Maraponga Mart Moda tornou-se um importante polo atacadista de moda no Ceará, com mais de 300 lojas e gerando cerca de 2000 empregos, promovendo eventos e ações que impulsionam e fortalecem o mercado de moda atacadista e a indústria local, com eventos, feiras e parcerias que atraem compradores de várias partes do Brasil.  
Manu Oliveira - natural de Quixadá-CE, Manu iniciou sua trajetória em projetos sociais aos nove anos, guiada pela crença de que a educação é a solução para as desigualdades sociais. Formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão de Projetos Socioeducacionais e mestranda, é fundadora da Social Brasilis, um negócio de impacto social que há 10 anos promove a inclusão produtiva de populações periféricas e favelas no Brasil e no exterior. Atua capacitando jovens, professores e empreendedores em habilidades 4.0 e competências digitais, para prepará-los para o mercado de trabalho e a nova economia. Seu trabalho aborda o acesso à tecnologia como ferramenta de transformação, especialmente em áreas rurais e periféricas. Tem sua trajetória marcada por participações em eventos como o programa Geração MudaMundo da Ashoka Brasil e TED Talk em 2015 e 2021 e sua atuação reconhecida com premiações, como o prêmio Jornal O POVO (2020) por melhor trajetória empreendedora no Ceará, Natura Acolher (2018) e Bóra de inclusão produtiva das juventudes periféricas AmBev (2023).   
Márcia Alcântara - é uma renomada médica pneumologista, escritora e referência na área da saúde, em tratamentos de doenças respiratórias. Fundadora e coordenadora do Pulmocenter – Instituto do Pulmão, criado em 1992, que une ciência, tecnologia e cuidado humanizado para oferecer soluções inovadoras no tratamento de doenças pulmonares. Reconhecida por seu impacto clínico e social, ela lidera campanhas de conscientização sobre a prevenção de doenças respiratórias, destacando a importância da vacinação, especialmente em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). É membro ativo da Academia Cearense de Medicina, dedicando-se à promoção da saúde pública, liderando iniciativas como programas de reabilitação pulmonar e fortalecendo a conscientização sobre a importância de hábitos preventivos para a saúde respiratória. Além da medicina, é autora de diversos artigos científicos e de opinião, e de livros, sendo um de seus destaques o romance "Poço", inspirado em uma história real sobre trabalhadores acometidos por silicose no interior do Ceará. Sua pesquisa inovadora sobre o tema rendeu-lhe o II Prêmio Nacional de Pneumologia, em 1998, reconhecendo o impacto do estudo "Silicose em cavadores de poços" no campo da saúde pública e na valorização desses trabalhadores. 
Nícia Paes Bormann - é uma mulher de 84 anos com múltiplos talentos. É Arquiteta e urbanista, professora e artista. Nascida no Rio de Janeiro,  Nícia começou a pensar em arquitetura aos 17 anos influenciada por um tio arquiteto. Graduou-se em 1964 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (hoje, UFRJ). Depois de formada, ela e o marido, Gerhard Bormann, também arquiteto, vieram para o Ceará. Em 1965, iniciou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criou o curso de Paisagismo dentro da grade curricular da Arquitetura na UFC, inspirado em sua experiência como estagiária no escritório de Burle Marx. Foi uma das primeiras mulheres a dar aulas na Universidade. Na carreira, enfrentou desafios advindos do machismo da época, mas sempre buscou ser tratada como igual, recusando distinções de gênero.  
Raquel Andrade - é secretária executiva de Direitos Humanos do Ceará e uma ativista reconhecida pelos direitos das mulheres e igualdade racial. Nascida no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, começou sua trajetória de liderança aos 12 anos, participando de movimentos de ocupação. Formada em Direito pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), construiu uma carreira no serviço público e em organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), onde fundou a Comissão da Promoção da Igualdade Racial. Entre as conquistas ao longo de sua trajetória, está  a criação do programa "Ceará Por Elas", que facilita o acesso a medidas protetivas e  a ampliação das Procuradorias Especiais da Mulher no Ceará, reconhecida com o Prêmio Margarida de Equidade de Gênero do Tribunal Regional Federal - 5ª Região (2022), sendo a primeira cearense a realizar esta conquista. Em 2023, foi premiada como advogada negra mais admirada pela Black Sisters in Law. Atualmente, cursa doutorado em Políticas Públicas e atua como professora e consultora em práticas institucionais e corporativas sob a perspectiva de gênero. 
Socorro Acioli - jornalista e escritora cearense, Socorro também é mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem uma trajetória marcada por contribuições à literatura infantil e juvenil, biografias e romances. Autora premiada nacional e internacionalmente, destacou-se, inclusive, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2023. Seus romances “Oração para Desaparecer” e “A Cabeça do Santo” ganharam notoriedade, sendo este último traduzido para o inglês, francês, espanhol e italiano. Socorro já proferiu palestras em Portugal, Bolívia e Cabo Verde, atuou como tradutora, ensaísta, roteirista e cronista nos veículos de comunicação O POVO e Diário do Nordeste. Sua história traz muita bagagem artística e uma extensa lista de reconhecimentos, incluindo como destaques internacionais a lista da USBBY (Conselho dos Estados Unidos sobre Livros para Jovens) e na lista da New York Pubic Library e, entre os prêmios, estão o Jabuti de Literatura Infantil, o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ(2006, 2007 e 2008) e diversos reconhecimentos no Ceará.  

SERVIÇO:
9° Prêmio RioMar Mulher 
Data: 12 de março, quarta-feira
Horário: 19h 
Local: Teatro RioMar Fortaleza - RioMar Fortaleza (End:R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu) 
Evento exclusivo para convidados .

Nenhum comentário: