Reunindo seis artistas que residem e produzem em Fortaleza, a exposição enfatiza o corpo nu em diferentes técnicas, poéticas e mídias
A Galeria Absurda está abrindo mais uma exposição de arte como parte do projeto “Absurdas Presente, Manutenção da Casa Absurda”. A terceira exposição do ano é o resultado de uma parceria com o estúdio de Dan Pelegrin. Dan trouxe seu ateliê da Chapada dos Guimarães, MT, para Fortaleza, CE, em 2014 e, aos poucos, passou a fazer parte da cena fortalezense. Desde 2023, o Grupo Pavilhão Magnólia convida o artista a pensar em ações, projetos e ocupações para a Galeria de Arte e a parceria vem se fortalecendo desde então.
Para esta mostra, pensamos no tema do nu artístico com alguns trânsitos pela arte erótica. Também convidamos Antonio Layton, professor e pesquisador em Artes Visuais, que assina o texto curatorial, para fazer parte da equipe da mostra. Além do convidado Dan Pelegrin, cinco outros artistas foram selecionados: Yuri Yamamoto, Vando Figueiredo, Raisa Chistina, Peaug e Bia Mourão. A exposição destaca o corpo nu como uma força de passagem e remontagem da figura humana, às vezes atravessada por forças animais, vegetais, pictóricas e míticas.
Nos desenhos, pinturas e montagens digitais da mostra, você verá nus que se integram a biomas, compondo corpos a partir de formas vegetais e superfícies minerais; nus em que as cores expõem a vibração e a intensidade da intimidade erótica e as linhas desnudam a descoberta e o potente caos do ser-corpo; nus que produzem corpos míticos e, em diferentes escalas, nos fazem ver a monumentalidade do erotismo de homens-quase-centauros e mulheres-oceanos. Como descreve o curador Antonio Layton.
A exposição será inaugurada no dia 27 de setembro (sexta-feira), às 18h, na Galeria Absurda, e ficará aberta ao público gratuitamente às sextas-feiras, das 18h às 21h, até novembro de 2024. A classificação indicativa é de 18 anos.
RAISA CHRISTINA - Rolar umas sobre as outras palavras, 2024
Acrílica e pastel seco sobre tela
60 X 40 cm - foto: Divulgação
Sobre a Galeria Absurda:
Inaugurada em 2018 e ocupando a sala de estar da Casa Absurda - sede do grupo de teatro Pavilhão da Magnólia, a Galeria Absurda, espaço cultural independente na cidade de Fortaleza, nasceu do desejo de compartilhar conteúdos culturais de diversos artistas com o público da Casa Absurda e do estado do Ceará. Já foram realizadas 10 exposições em parceria com artistas e curadores, como o fotógrafo e designer Tim Oliveira (2018, CE), a artista visual e poeta Raisa Christina (2019 e 2021, CE), a Mercúrio Produção (2022, CE), o multiartista Daniel Torres (2023, RN) e o artista Dan Pelegrin (2024, PR).
Em 2024, reunimos 18 artistas nacionais para a I Mostra Absurda de Artes Visuais, com curadoria de Quise Brito/MT, também realizamos a exposição individual de Dan Pelegrin “Luk ti! Bena mi, Gee, Guará! Stum”, com curadoria da crítica de arte Joice Gumiel Passos, PR, que também foi exibida em Cuiabá e Curitiba.
Ficha Técnica:
TUDE NUDE
Idealização e expografia: Dan Pelegrin
Texto curatorial: Antonio Layton
Artistas: Yuri Yamamoto, Vando Figueiredo,
Raisa Christina, Peaug, Dan Pelegrin e Bia Mourão
Produção Executiva: Jota Junior e Silvianne Lima
Arte cartaz/catálogo: Jota Júnior Santos
Equipamento: Galeria Absurda/ Casa Absurda
Serviço:
TUDE NUDE
Lançamento 27 de Setembro de 2024, 18h, na
Casa Absurda - Rua Isac Meyer, 108 – Aldeota - Fortaleza/CE
Gratuito - Classificação 18 anos
Visitação: Visitação sempre às sextas das 18h às 21h ou com agendamento via e-mail casaabsurda@gmail.com
Informações: @casaabsurda / www.casaabsurda.com +55 (85) 99690 7906
Nenhum comentário:
Postar um comentário