Em 2024, evento nacional aborda o tema “museus, acessibilidade e inclusão”. Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) reúne uma série de atividades gratuitas como visitas mediadas, cursos, rodas de conversas e oficinas
A “Primavera dos Museus” é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Anualmente, o evento mobiliza a programação de museus e instituições culturais brasileiras em torno de uma mesma pauta. Em 2024, o evento chega à 18ª edição com o tema “museus, acessibilidade e inclusão”. Acontece de 23 a 29 de setembro.
As instituições museológicas mantidas pelo Governo do Ceará fazem parte dessa história. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), via Sistema Estadual de Museus (SEM/CE) e Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) garante uma série de atrações como visitas mediadas, cursos, rodas de conversas e oficinas em sua Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Pensada a partir da rede composta pelos equipamentos de cultura do estado, geridos também em parceria com Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte, a programação estimula a participação do público em temas relevantes da sociedade contemporânea. As atividades realizadas ao longo da semana (ver programação completa) estão alinhadas com o tema debatido nesta 18ª edição.
A criatividade, memória e expressões do povo cearense participam dessa mobilização nacional. Entre os destaques da programação está a “Formação em Museus”. Além de contribuir com a qualificação, a iniciativa busca aperfeiçoar a gestão e divulgação do patrimônio salvaguardado nas instituições museais de vários territórios do estado.
Realizado em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), este ciclo formativo foi iniciado em fevereiro deste ano. A “Formação em Museus” circulou pelos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Itapipoca. A próxima etapa dessa jornada educativa é na capital cearense, durante a Primavera dos Museus.
De 24 a 26 de setembro, na Escola Porto Iracema das Artes, serão abordados os módulos “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal” e “Acessibilidade em Museus - Modos de acontecer”, que traz a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Secult Ceará, Thamyle Vieira; e o Técnico em Cultura da Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural, Caio Cysne.
Primavera no Ceará
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), espaço da Secult Ceará gerido em parceria com IDM, organiza diferentes ações formativas junto ao Museu da Cultura Cearense (MCC) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). São ações como os cursos “Introdução a Libras e a Cultura Surda”, “Diversidade e Inclusão em Espaços Educacionais e Culturais” e a roda de conversa “Experiências de Acessibilidade e Inclusão Cultural”.
O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE), equipamento gerido em parceria com Instituto Mirante, propicia as oficinas “Fotografia para pessoas cegas” (com João Kulcsár) e “Óculos 3D para pessoas surdas” (com Sam Célio e Nair Beatriz).
No sábado (28), o museu também abre espaço para o debate, com a fala aberta “Travessias compartilhadas: acessibilidade nos territórios da cultura”. A fala aberta será realizada na Praça do MIS e contará com as participações de Céu Vasconcelos, Weverson Martins e Thamyle Vieira.
Dentre as opções voltadas para o público, a Pinacoteca do Ceará realiza o “Percursos em Libras: Poesia nas sombras - Arte e tecnologia” (dia 26/09). O espaço traz a oficina “Aquarela em Libras” (com Lauro Neto) nos dias 27 e 28. No domingo (29), será vez do “Ateliê Criança Cria | Cores e formas: autorretratos”.
Na sexta-feira (27), a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, traz mediação acessível à exposição “Fausto Nilo: O tempo e o Lugar”. Em Quixadá, na quinta-feira (26), a Casa de Saberes Cego Aderaldo faz a visita Mediada Acessível à exposição “Memórias Líticas: Patrimônio da Serra Azul”.
Museu do Ceará, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Sobrado Dr. José Lourenço e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo também marcam presença na programação.
Abrace a Primavera dos Museus
Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Este compromisso é importante para ampliar o público visitante e intensificar a relação destas instituições com a sociedade.
Trata-se de uma temporada cultural coordenada para educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.
Assim, para refletir a importância dos museus como impulsionadores da educação e pesquisa, os equipamentos culturais públicos do Ceará sediam, dentre outras ações conjuntas, palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, visitas mediadas e ações com escolas.
Serviço:
18ª Primavera dos Museus - Museus, acessibilidade e inclusão
De 23 a 29 de setembro, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece)
Programação completa aqui
Inscrições para curso “Formações em Museu” aqui
Programação sujeita a alterações
Nenhum comentário:
Postar um comentário