Quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado foram realizadas em março com estudantes de uma escola e de um projeto social de Fortaleza. São cerca de 40 crianças com idades entre 10 e 15 anos, que pela primeira vez têm a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem.
As oficinas são parte do projeto formação do 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e foram desenvolvidas em parceria com a CEGÁS, com três oficinas na Escola EEMTI Iracema, no bairro José de Alencar, e a SP Combustíveis, com uma turma na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP). O objetivo das oficinas é introduzir a cultura audiovisual desde a infância, através da animação, uma arte que sintetiza numa mesma obra as artes plásticas, a fotografia, a música e a literatura. Por meio da oficina, busca-se despertar a vocação, estimular o desenvolvimento da sociabilidade, a capacidade de planejamento, a criatividade do grupo através dos exercícios práticos e transmitir os conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização de um filme de animação.
O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM NA OFICINA
Foram três dias de atividade em cada oficina, todas elas ministradas pelo professor e cineasta Telmo Carvalho. No primeiro dia, os alunos aprenderam um pouco sobre a história da animação, com conhecimento dos equipamentos básicos utilizados na produção de um filme, assistiram a curtas-metragens de animação realizados em técnicas variadas e, ainda no primeiro dia de atividade aprenderam a confeccionar brinquedos óticos: flipbook e zootrópio. As três oficinas na escola EEMTI Iracema aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de março. A atividade na União de Jovens do Vicente Pinzon foi nos dias 16, 17 e 18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário