A cantora Marina Cavalcante é a atração do projeto Jazz em Cena, com show sábado, 18/3, 19h, no CCBNB, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro de Fortaleza, com entrada franca. Após dois shows com grande público neste começo da temporada 2023 no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, o projeto Jazz em Cena promove nova apresentação, desta vez trazendo uma das mais aplaudidas intérpretes da cena musical de Fortaleza, na estreia de um espetáculo especialmente concebido para homenagear o pianista e compositor João Donato.
Marina Cavalcante é referência no cenário de Fortaleza, com shows permanentes homenageando grandes nomes do samba e da música brasileira em geral. A cantora atendeu ao convite do projeto Jazz em Cena para participar da edição de março, com o show no sábado, dia 18, às 19h, celebrando João Donato, acreano radicado no Rio de Janeiro João Donato, e sua musicalidade cheia de influências do jazz, da bossa nova, da salsa, de outros gêneros latinoamericanos e até do jazz fusion, rock alternativo e da psicodelia, como no LP "A Bad Donato".
No show no CCBNB, Marina Cavalcante estará ao lado de Tito Freitas, mestre do piano que tocou com Emílio Santiago e Leny Andrade, sendo também influenciado pelo suingue e pela improvisação de João Donato; Netinho de Sá, nome de destaque no contrabaixo na cena cearense, atualmente radicado em Jericoacoara, e Vinicius Matos, multi-instrumentista. A direção musical é de Tito Freitas, com a direção artística e a seleção de repertório assinadas por Marina Cavalcante.
Mais sobre Marina Cavalcante
Dona de uma voz incomum, Marina Cavalcante estreou nos palcos em 2007, como backing vocal, em um show do poeta Chico Araújo. Influenciada pela mãe e pelo irmão, a música entrou na sua vida tanto por essa vertente quanto pelo encontro com grandes referências da cena musical cearense: o violonista Zivaldo Maia e o mestre Tarcísio Sardinha. O encontro com Sardinha proporcionou o show "Marina Cavalcante canta Fausto Nilo" (2008).
Crescida no meio do samba e da MPB, a cantora criou seu estilo em meio a rodas de música.Marina Cavalcante também se apresentou com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, a convite do maestro Alfredo Barros, no show Homenagem a Humberto Teixeira, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e no Teatro Rio Mar Fortaleza.
Também se dedicou, ao longo desses anos, ao show "Filho da Mistura", cantando influências adquiridas desde o início de sua trajetória sob releitura peculiarmente nordestina. Em 2017, ano que comemorou 10 anos de carreira, apresentou pela primeira vez seu trabalho autoral intitulado "Som de Dentro", que contou com músicas suas e também presentes de compositores nordestinos. Em 2020 Marina estreia o projeto "Roda Yáyá", no Porto Dragão, e o show "Saudação", em março, no CCBNB.
Em 15 de abril, Jazz em Cena com Pantico Rocha
Já no sábado, 15 de abril, também às 19h no CCBNB, o show seguinte do projeto Jazz em Cena tem como atração o baterista, compositor e arranjador Pantico Rocha, apresentando seu novo trabalho instrumental, "A Sorte Está Lançada". O show estreou no Festival Choro Jazz em novembro passado, e será apresentado ao público do projeto Jazz em Cena, na edição de abril, ressaltando a música autoral, com as composições de Pantico, em arranjos esmerados e com muito espaço para a improvisação de todos do grupo. Para colocar na agenda desde já.
*SERVIÇO: Show Marina Cavalcante - Jazz em Cena - Homenagem a João Donato. Sábado, 18 de março, às 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca. Informações: redes sociais do CCBNB, do projeto Música do Ceará e do projeto Jazz em Cena.*
Nenhum comentário:
Postar um comentário