domingo, 20 de novembro de 2022

TEATRO

Espetáculo "Segunda classe", de conclusão do curso Princípios Básicos do TJA, é destaque deste domingo 
A peça com direção de Neidinha Castelo Branco, será apresentada neste domingo em duas sessões: às 18 e 20h
Como que se nega? Como que se mata a arte? 
Um coletivo de atrizes e atores precisa desocupar o teatro onde se apresentam para a construção de um novo shopping. A dificuldade para sobreviver da arte faz com que alguns sejam explorados. Agora, eles precisam trabalhar para pagar as contas, e não é com a sua arte.
Será que vale a pena resistir? 
Ou será melhor desistir?
O ano de 2022 marca o retorno presencial do Curso Princípios Básicos de Teatro - CPBT com uma turma empolgada e cheia de urgências após esse tempo interrompido pela pandemia. Desta forma, nasce “Segunda Classe”, espetáculo criado coletivamente que, através de experimentações e indagações pungentes, questiona o público sobre o viver de arte em nossa cidade, sobre os espaços do fazer artístico que foram deixando de existir ao longo dos anos, dando lugar ao crescimento imobiliário da cidade e sobre a desvalorização da profissão de atuar. O espetáculo também questiona o grande e profundo desmonte da cultura que o país sofreu nos últimos anos. Quantos artistas você conhece que vivem apenas da arte como única profissão? Quantos Teatros continuam abertos, funcionando e acessíveis à comunidade em nossa cidade? Há quanto tempo você não consome teatro?
 "Segunda Classe" tem estreia marcada para este domingo, dia 20 de novembro, com sessões às 18h e 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar.
O espetáculo traz consigo um pouco de cada ator que estará no palco representando, quem sabe, a si mesmo. Num lugar imaginário que bem poderia ser a nossa realidade, a arte luta e resiste no momento em que seu valor é questionado e seus profissionais, em vez de celebrados, são vistos como vagabundos. Encarando o atual desmonte das políticas culturais, atrizes e atores se insurgem contra um grupo empresarial que quer construir um shopping center no único espaço teatral daquela cidade, forçando a desocupação dos artistas.
As obras estão prestes a serem iniciadas. O elenco não vai arredar o pé. Uma história de resistência, de luta, sonho e de paixão pela arte.   
Sobre o CPBT
O Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) é realizado pelo TJA, em parceria com a secretaria de cultura e a secretaria de educação. Foi criado em 1991, ano em que o Theatro José de Alencar foi reinaugurado. São mais de 30 anos de atividades gratuitas, propondo acolher jovens e adultos que tenham interesse em começar seus aprendizados e práticas teatrais. Em todos esses anos o CPBT recebeu mais de 9 mil alunos, montou cerca de 65 espetáculos de conclusão e formou mais de 1.200 estudantes, sendo considerado o mais importante curso de iniciação teatral de Fortaleza e do Ceará. Atualmente, o CPBT mantém turmas em três turnos, sob a coordenação dos professores Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco.
Os fundamentos pedagógicos são norteados pela formação cidadã, por meio de experiências construtivas, lúdicas e estéticas. A ideia é promover a construção de hábitos e atitudes favoráveis à transformação social, em benefício da propagação de conhecimentos e valores em prol da paz e da prosperidade responsável. O curso busca proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a experiência da construção do fazer cênico, através do ensino da arte e da atuação baseada no tripé “observar-refletir-exprimir”.

Ficha técnica 
Elenco por ordem alfabética: 
Alehff Einstein, Alice Silva, Anupama Ghosh, Carlinda Gomes, Celso Lourenço, César Soares, Christyan Jordann, Ed Silva, Fábio Nobre, Fabricio Freitas, Filipe Pereira, Gabriel Mateus, Igor Lemos, Jamylly Souza, Jefferson Sucesso, Jerfeson Felipe, Junior Dx, Karoline Tedesco, Kayo Fernandes, Larissa Batalha, Larissa Silveira, Larissa Gadelha, Lion, Lorena Louise, Luan Mendes, Maria Sthefany, Mikas, Milo, Pamela Rodrigues, Raquel Cajado, Rebeca Eloi, Regis Pereira.

Direção: Neidinha Castelo Branco
Assistência de direção: Israel Lucas, Iuri Cintra, Thiago Vasconcelos 
Monitoria: Diana Tavares, Israel Lucas, Iuri Cintra, Rhaiza Oliveira, Virgínia Oliveira
Dramaturgia: Criação coletiva
Equipe texto: Alehff Einstein, Celso Lourenço, Ed Silva, Fábio Nobre, Kayo Fernandes, Larissa Batalha, Larissa Silveira, Lion, Pamela Rodrigues, Raquel Cajado, Rebeca Eloi, Regis Pereira
Finalização texto: Fábio Nobre, Larissa Silveira, Lion, Regis Pereira
Orientação do texto: Neidinha Castelo Branco, Iuri Cintra, Thiago Vasconcelos.
Produção: Coletiva 
Equipe Figurino: Anupama, Rebeca Eloi, Jamylly Souza, Kayo Fernandes, Mikas, Raquel Cajado
Cabelo e maquiagem: Jamylly Souza, Kayo Fernandes, Raquel Cajado, Larissa Silveira
Sonoplastia: Lucas Jackson
Músicas: “Sombra” - Igor Lemos / “Panela de Pressão” - Lion
Iluminação: Ciel Carvalho
Projeto Gráfico, Vídeo e Fotografia: Tim Oliveira 
Comunicação: Fabio Nobre, Filipe Pereira, Jerfeson Felipe, Karoline Tedesco, Lorena Louise

Serviço: 
Espetáculo Segunda Classe
Data: 20 de novembro de 2022 (domingo)
Local: Theatro José de Alencar
Hora: Sessões às 18h e 20h
Valor:  R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) 
Duração: 45 minutos
Classificação: 12 anos

Contatos e redes sociais 
@espetaculosegundaclasse @tja.josedealencar    

Nenhum comentário: