domingo, 6 de novembro de 2022

SAÚDE

Consultórios farmacêuticos oferecem comodidade para pacientes e estimulam hábitos de vida saudável
Somente no Ceará, 225 farmácias contam com esse serviço que fortalece o setor farmacêutico e oferta importantes serviços para a população
 
A cada dia é mais comum encontrar nas farmácias espaços destinados ao atendimento clínico personalizado de pacientes, os chamados consultórios farmacêuticos. Nesses locais, é possível fazer exames como Beta HCG, Perfil Lipídico (colesterol) e glicemia, entre outros, avaliar as medicações tomadas pelo paciente para evitar a automedicação e as interações prejudiciais, acompanhar a evolução clínica, fazer a gestão do peso, encaminhar para outros profissionais da área da saúde caso seja necessário, entre outros serviços, sob a orientação de um profissional farmacêutico. 
Os consultórios farmacêuticos passaram a ser ofertados no Brasil a partir de 2014, definido em duas portarias do Conselho Federal de Farmácia de 2013 e também apoiada pela Lei 13.021, de agosto de 2014, que trata do exercício das atividades farmacêuticas. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) existem cerca de 4,8 mil consultórios farmacêuticos no país. Somente no Ceará são 225. 
O farmacêutico Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, implantou o serviço em sua rede em 2020, para melhor atender a população durante o período da pandemia da Covid-19. “Muitos dos nossos clientes tinham receio de procurar as clínicas e hospitais para fazer o acompanhamento médico, com o receio da contaminação. Implantamos o Consultvida Santa Branca, espaços privativos dentro das farmácias, com total segurança e conforto, para realizar exames e serviços”, explica Maurício Filizola. Atualmente, 17 farmácias da rede contam com o consultório. 
A coordenadora do Consultvida, Luciolla Bandeira, fala que o consultório se tornou uma alternativa no atendimento primário com exames e consultas farmacêuticas. “As pessoas nos procuram para resolver a maioria das situações de simples a média complexidade do dia a dia relacionadas à saúde. Também estão em busca de mais qualidade de vida, então querem o suporte do profissional farmacêutico para acompanhar a evolução das taxas dos exames e do peso. Inclusive, um dos nossos exames mais procurados é o de bioimpedância, que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura”, complementa a profissional. 
“Com um resultado mais rápido e os mesmos aparelhos usados em laboratórios, o nosso consultório supre as necessidades que estão dentro das possibilidades do farmacêutico. Nosso atendimento é humanizado e voltado para o cuidado farmacêutico, desde o atendimento inicial até um possível encaminhamento para outros profissionais da saúde. Seguimos com inovações e diversos treinamentos para ofertar serviços farmacêuticos com qualidade e referência em nossa rede”, declara Maurício Filizola. 
Apesar dos benefícios, é importante saber que nem todos os procedimentos podem ser realizados no consultório farmacêutico, como a receita de medicamentos que necessitam de prescrição médica, alterações em remédios que o paciente faz uso com orientação médica, procedimentos de execução exclusiva por médicos, entre outros. 
 
Para mais informações dos serviços promovidos pela rede, basta acessar a página no Instagram (@farmaciasantabranca). 
 
*Sobre a rede de Farmácias Santa Branca*
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

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