segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PELO INTERIOR

Festival Acordes pega a estrada rumo ao litoral, serra e sertão

Com o lema “Somos música”, o Festival Acordes do Amanhã segue para o interior com programação até o dia 17 de novembro

Depois de celebrar a arte em Fortaleza com apresentações musicais em diversos pontos da cidade durante toda a sexta-feira, dia 9, o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música segue com sua programação para sete municípios do interior do Ceará: Aquiraz (13 e 14/11), Sobral (13 e 14/11), Caucaia (14/11), Itapajé (15/11), Orós (16/11), Guaramiranga (16 e 17/11) e Paracuru (17/11).

São cerca de 30 apresentações de artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos com sons de vários gêneros musicais, nas ruas e em diversos espaços, como praças, escolas e pontos de cultura. A ideia do festival é propor à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do fone de ouvido no ônibus ao batuque na mesa do bar, da banda na casa de espetáculo ao artista que faz da rua o seu palco. Em diversas situações “Somos música”, lema desta 2ª edição.

AQUIRAZ E SOBRAL (13 e 14) e CAUCAIA (14)

Em Aquiraz o Festival apresenta grupos musicais da Tapera das Artes. No dia 13, o Quarteto de Cordas Zerd estará às 9h15 no Lar de Crianças Sara e Burton Davis. Às 15h30 a programação segue para a Escola Municipal Lia Sidou com o Coro Canto Livre. No dia 14, o Quarteto ZERD apresenta-se às 9h15 no Hospital de Aquiraz e, às 11h, a Orquestra Sanfônica Essência, é atração na Casa da Melhor Idade.

Em Sobral, a Escola de Ensino Fundamental Dinorá Thomaz Ramos e a Praça da Igreja do Rosário serão palco da programação, respectivamente nos dias 13 às 9h e 14 às 17h. A atração é a Banda de Música de Sobral, que apresentará o 1° e o 2° Concerto Didático.

Em Caucaia, a programação começa às 10h no Mercado da cidade com um cortejo da Banda Chiquita Braga e a Banda Municipal de Caucaia. Já na Praça da Câmara, às 10h30, apresentam-se a Big Band Chiquita Braga, o quarteto de clarinetes Dacappo, o Grupo Regional Contemporâneo Meu Lugar e a Big Band da UFC.

TAPAJÉ (15) E ORÓS (16)

Em Itapajé, no dia 15, o Festival Acordes do Amanhã estará na Escola de Música da MOVAMU’S, às 18h, para um recital dos alunos de coral, flauta doce, saxofone, trombone, clarinete, violão e percussão da instituição.

Na cidade de Óros, no dia 16, a programação começa às 19h, na Praça Anastácio Maia, com a Orquestra Infantil apresentando “Cantigas de Roda”, seguida pela Orquestra Juvenil da Fundação Raimundo Fagner com “Fagner in Concert”.

GUARAMIRANGA (16 E 17)

Na sexta e sábado (16 e 17), tem programação do Festival Acordes do Amanhã em Guaramiranga. Começa com Recital da Escola de Música de Guaramiranga na sexta, às 20h, no Palco da Central de Artesanato. No sábado, às 10h e às 17h, haverá vivências da Escola de Música de Guaramiranga, de lutheria e percussão, na sede da AGUA (Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga). A programação do Festival na cidade termina com recitais de flauta e violão no fim de tarde, na Praça do Teatro Municipal.

PARACURU (17)

No sábado, 17, o Festival estará em Paracuru com uma programação das 9h da manhã até à noite. Começa com um Flash Mob na rua do Mercado do Peixe, com o Grupo de Sopros da Banda de Música Mestre Pixuna. À tarde, grupos artísticos da cidade e convidados saem em cortejo às 16h da avenida Antônio Sales, em direção à Praça da Matriz de Paracuru. Às 17h, na Praça do Farol, a programação será com DJ, Conexão Break e skatistas da ASERP - Associação de Esportes Radicais de Paracuru. Às 17h30 o Festival estará no Calçadão da Praia do Ronco do Mar para apresentações da Orquestra de Flautas de Paracuru, do Grupo de Chorinho e do Trio Instrumental, formado por Ray Douglas, André Silveira e Marcos Antônio.

À noite, a programação é na Praça de Eventos, a partir das 20h, com Cerimônia de Encerramento do Festival Acordes do Amanhã e apresentações do Coral dos Adolescentes de Paracuru, Grupo de Violões da Escola de Música de Paracuru e Banda de Música Mestre Pixuna.

BRASIL AFORA

Depois do Ceará, o Festival Acordes do Amanhã pega a estrada em dezembro para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul.

O Acordes do Amanhã é uma iniciativa que surge como um convite a permitir-se frear o passo e buscar outras interpretações possíveis para o mundo ao redor. É um manifesto a favor do encontro, pois a música junta pessoas, provoca sentimentos, instiga reflexões. O Festival é apresentado pela Enel Brasil, a Plataforma Sinfonia do Amanhã e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização do Instituto BR Arte e da Quitanda das Artes, correalização da Universidade Federal do Ceará por meio do Centro de Gestão para Resultados e da Pró-Reitoria de Extensão, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.  O evento tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

A Plataforma Sinfonia do Amanhã é um projeto parceiro do festival. A iniciativa está voltada ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, oferecendo ferramentas de inserção social, desenvolvimento educacional e cultural. 

SERVIÇO
2ª Festival Acordes do Amanhã – Aquiraz (13 e 14/11), Sobral (13 e 14/11), Caucaia (14/11), Itapajé (15/11), Orós (16/11), Guaramiranga (16 e 17/11) e Paracuru (17/11). www.festivalacordesdoamanha.com.br. Contatos: (85)3235-4063. @acordesdoamanha

Nenhum comentário: