terça-feira, 13 de novembro de 2018

EXPOSIÇÃO

Centro Cultural Banco do Nordeste abre mostra "Perecível"

O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza abre ao público a exposição “Perecível”, do artista cearense Felipe Camilo, sob a curadoria de Júnior Pimenta. A mostra reúne retratos dos bairros históricos da capital cearense e fica aberta à visitação até 22 de dezembro, com entrada gratuita.

O projeto Perecível enseja questões sobre memória, cidade e imagem apresentados pelo suporte fotográfico e a experimentação que extrapola a antotipia, que consiste na revelação da imagem por meio da clorofila das folhas. A exposição celebra três anos de pesquisa e o recente lançamento do livro de retratos, relatos e haicais também intitulado "Perecível".

Selecionado pela chamada pública 2018 do CCBNB, o projeto é uma realização do coletivo Trama de Olhares e reúne imagens que tratam de um perambular pelo centro comercial, pela praia de Iracema e Jacarecanga, onde se percebem em seus casarões, idosos vestígios de uma cidade que envelhece.

O trabalho de revelação na clorofila de folhas de árvores, antotipia, também presente na obra do uruguaio Fede Ruiz Santesteban e do francês Benoit Fournier, inspira-se principalmente na obra do vietnamita Binh Danh. Busca-se aqui salientar a fragilidade e as metamorfoses da memória diante da passagem do tempo na cidade. Entre as folhas encontramos retratos de familiares do autor que firma sua passagem pela casa dos 30 anos cruzando um pouco de sua biografia com a de Fortaleza.

Nenhum comentário: