terça-feira, 13 de novembro de 2018

ARTE URBANA


CowParade Fortaleza é lançada oficialmente e divulga locais das vaquinhas espalhadas pela cidade

Com mais de 10.000 artistas participantes, a CowParade é o maior evento de arte a céu do mundo
Na foto, Bia Soares, com o artista Expedito Seleiro

O maior evento de arte urbana do mundo oficialmente chegou às ruas de Fortaleza. A partir desta sexta-feira, 9, diversos pontos da capital cearense, como a Praia de Iracema, Mercado dos Peixes, Theatro José de Alencar, Passeio Público, Beach Park, entre outros, receberão as vaquinhas da 12ª edição da CowParade Brasil. 

Realizado pela Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil, e patrocinado pela rede de farmácias Extrafarma, com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo e a Assessoria de Relações Internacionais, o coquetel de lançamento contou com a presença da organizadora do projeto, Catherine Duvignau; Regis Medeiros, Secretário de Turismo de Fortaleza; Miguel Jarros, representante da rede ExtraFarma; e Patrícia Maciel, assessora de relações internacionais da prefeitura de Fortaleza.
Durante a solenidade de abertura, Catherine frisou a emoção de lançar mais uma edição da CowParade e do quanto é importante o incentivo à arte. “É com muita alegria que estamos aqui nessa casinha linda que é o Estoril para lançar mais uma edição da CowParade. Eu gostaria de agradecer a todos que apostam na arte e apoiaram esse projeto”, ressaltou Catherine. Já Miguel Jarros, representante da ExtraFarma, também reforçou a importância do projeto. “Para a ExtraFarma, é muito importante patrocinar a cultura nos lugares onde ela está inserida. E fazer parte da CowParade Fortaleza, é muito importante porque é a nossa maneira de abraçar a cidade, além de ajudar ao próximo. No final do ano, vamos leiloar essas vaquinhas e o resultado será encaminhado para instituições de caridade”, comemora Miguel Jarros.  
Ao todo, 55 vaquinhas estão espalhadas pelas ruas de Fortaleza. Dentre os artistas, nomes como Vando Figueiredo, Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Teresa da Quinta. Um dos destaques da noite foi a vaquinha revestida em couro de Expedito Seleiro. O artesão customizou sua obra com as cores e as formas típicas de seu artesanato. “Eu já havia feito muitas coisas em couro, bolsa, sapato, mas eu nunca tinha feito uma vaca. Foi uma experiência”, comentou o artesão.
Caráter beneficente

Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para instituições beneficentes. Em Fortaleza, as instriuições agraciadas serão a Associação Peter Pan, o Ipred e o Lar Torres de Melo. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

Considerado um dos maiores eventos de arte a céu aberto do mundo, a CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. De lá para cá, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.


Reitoria recebe obra da CowParade produzida por estudante da UFC

Um novo elemento está chamando a atenção de quem passa pelos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O espaço recebe a visita de uma das esculturas de vacas espalhadas desde sexta-feira (9) pela cidade de Fortaleza, em mais uma edição da CowParade.
A vaca escolhida para arrancar sorrisos das pessoas que circulam pela Reitoria foi a Xilocow, pintada pela estudante do Curso de Design-Moda da UFC Beatriz Soares (Bia). Ela conta que desde criança tem interesse pelas artes plásticas. Apesar de ser a primeira vez que participa de exposição aberta ao público, a artista já assinou trabalhos em estampas, convites e camisas. 

A escultura, feita em fibra de vidro em tamanho natural, é inspirada no Nordeste brasileiro. A artista explica que decidiu utilizar na pintura elementos como xilogravura e literatura de cordel. "Eu queria manter viva essa tradição, passar para a vaquinha a identidade, a força do povo nordestino", revela. 

Toda em preto e branco para fazer referência à xilogravura, a escultura possui uma coroa de cacto confeccionada com plástico e isopor. "Fiz para simbolizar a paisagem do Nordeste, que é coroado com a esperança e a alegria de um povo", detalha.
De acordo com Bia, os artistas receberam as peças prontas, porém em branco, como uma tela de pintura. A produção artística durou cerca de um mês. "Foi também um amadurecimento do meu processo criativo. Todos os artistas pintaram juntos em um galpão, então tive a oportunidade de ter o convívio direto com eles", comenta.


Beach Park e Ceará Show recebem vaquinhas
Com a cara e a cor da capital cearense, o Beack Park e o teatro Ceará Show receberam vaquinhas da 12º edição da CowParade Brasil. No Beach Park, a vaquinha “Obstrata”, do artista Sandro Brasil, está exposta na entrada do Restaurante de Praia. Já “Tiaia Carnaúba”, do artista Mano Alencar, está localizada na na entrada do Ceará Show, espetáculo musical permanente apresentado pelo Beach Park Entretenimento. Em exposição até o dia 8 de dezembro, a CowParade Brasil expõe 55 vaquinhas em diversos pontos de Fortaleza.

 

Nenhum comentário: