Três casas cearenses de comida a quilo
estão entre os 36 melhores do País
Dois estabelecimentos de Fortaleza e um do Cariri
( em Juazeiro do Norte) classificaram-se para a 2ª etapa do concurso
gastronômico “O Quilo é Nosso” e seguem na disputa nacional
A hora
do almoço no Ceará tem três novos destaques. Os pratos “Sirigado com purê de
banana da terra e castanhas do Brasil”, do Restaurante Renascença (foto); “Salmão
Jangadeiro”, do Verdelima Restaurante; e “Pamonha de forno da Maluzinha”, do
Malu Self Service, classificaram-se para a 2ª etapa do concurso gastronômico
nacional “O Quilo é Nosso”, promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes).
Esta é a segunda edição do concurso que vai eleger o melhor restaurante de comida a quilo do País. Cerca de 200 estabelecimentos, distribuídos por 12 estados, começaram a disputa e, agora, apenas 36 (incluindo os três cearenses) serão avaliados por um júri técnico selecionado pela revista especializada em gastronomia Prazeres da Mesa, parceira do concurso, que conta ainda com o patrocínio da Coca-Cola e da Sodexo.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 18 de setembro e 2 de outubro e foi marcada pela mobilização de chefs, proprietários e colaboradores de restaurantes, em torno de promoções, campanhas nas redes sociais, decorações especiais, entre outras estratégias para conquistar o voto popular. Nessa fase da competição, os próprios clientes avaliaram critérios como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, ambiente, além das receitas.
Esta é a segunda edição do concurso que vai eleger o melhor restaurante de comida a quilo do País. Cerca de 200 estabelecimentos, distribuídos por 12 estados, começaram a disputa e, agora, apenas 36 (incluindo os três cearenses) serão avaliados por um júri técnico selecionado pela revista especializada em gastronomia Prazeres da Mesa, parceira do concurso, que conta ainda com o patrocínio da Coca-Cola e da Sodexo.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 18 de setembro e 2 de outubro e foi marcada pela mobilização de chefs, proprietários e colaboradores de restaurantes, em torno de promoções, campanhas nas redes sociais, decorações especiais, entre outras estratégias para conquistar o voto popular. Nessa fase da competição, os próprios clientes avaliaram critérios como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, ambiente, além das receitas.
O tema
do concurso em 2018 é “Saudável e natural do Brasil”, referente ao fato do País
ter sido o berço do segmento de comida a quilo no mundo, em 1984. De acordo com
o presidente da Abrasel Ceará, Rodolphe Trindade, “‘O Quilo é Nosso’ nasceu
porque os restaurantes a quilo são uma especificidade do Brasil. Apesar disso,
por muito tempo o restaurante a quilo foi considerado uma espécie de patinho
feio do setor de alimentação fora do lar. Você tinha os restaurantes
gastronômicos e os bares, que eram vistos como locais diferenciados. Já os
restaurantes de comida a quilo, não eram visto com tanto prestígio. A ideia era
movimentar esses restaurantes e valorizá-los”.
Para
Rodolphe, que não esconde a torcida para que os estabelecimentos cearenses
conquistem o título em 2018, “esse é o único concurso gastronômico de alcance
realmente nacional. Vêm receitas do Brasil todo e elas mostram que a comida do
dia a dia, como o arroz, o feijão e a carne, por exemplo, pode ser servida de
um modo diferenciado. É uma maneira também de esses estabelecimentos estarem em
evidência. Também é uma forma dos clientes desses restaurantes ficarem mais
felizes, terem pratos mais complexos ou com um caráter mais regional,
valorizando a gastronomia local”.
Já
a diretora-executiva da Abrasel Cariri, Daiana Fernandes, também comemora o
fato de um restaurante da região, o Malu Self Service, de Juazeiro do Norte,
esteja entre os finalistas estaduais, com a possibilidade de ser escolhido o
melhor do segmento no País. “O concurso
‘O Quilo é Nosso’ teve um impacto muito importante para o Cariri, visto que
levou o nome e a culinária da nossa região para todo o Brasil. Localmente, o
concurso movimentou muito os restaurantes, que divulgaram muito seus
respectivos pratos participantes e trouxe o envolvimento da população nas
votações e consequente fidelização de clientes”.
Em
busca do título nacional
Uma das proprietárias do Malu Self Service, Luciana Rodrigues, que administra a casa em sociedade com a irmã dela, Marciana Gonçalves, lembra que a receita “Pamonha de forno da Maluzinha”, é um dos carros-chefes quase desde o início das atividades do estabelecimento.
“Começamos a servir o prato um ano após abrirmos o restaurante e ele tem uma aceitação muito grande. A nossa cidade é um região de grandes romarias e sempre os romeiros procuram a nossa receita. Ela não tem nenhum grande segredo, mas tem uma forma quase mágica de ser vendida. Isso é feito com afetividade e as pessoas se viciam”, comemora.
Uma das proprietárias do Malu Self Service, Luciana Rodrigues, que administra a casa em sociedade com a irmã dela, Marciana Gonçalves, lembra que a receita “Pamonha de forno da Maluzinha”, é um dos carros-chefes quase desde o início das atividades do estabelecimento.
“Começamos a servir o prato um ano após abrirmos o restaurante e ele tem uma aceitação muito grande. A nossa cidade é um região de grandes romarias e sempre os romeiros procuram a nossa receita. Ela não tem nenhum grande segredo, mas tem uma forma quase mágica de ser vendida. Isso é feito com afetividade e as pessoas se viciam”, comemora.
Para
conquistar o público e a vaga na segunda etapa, Luciana conta que “na última
sexta-feira antes do encerramento da votação, os 50 primeiros clientes que
chegassem e votassem no nosso prato, ganhavam a pamonha. Então, eu sabia que a
gente tinha chances de estar entre os vencedores dessa etapa e eu estou com uma
expectativa muito boa de que possamos apresentá-lo para todo o Brasil”.
Também
apostando no marketing direto, o Restaurante Renascença, (primeiro colocado na
fase inicial do concurso) criou um cartão fidelidade exclusivo para “O Quilo é
Nosso”. A cada cinco refeições, o cliente ganhava uma sobremesa grátis. O
estabelecimento disputa com o prato “Sirigado com purê de banana da terra e
castanhas do Brasil”.
O
proprietário do Renascença, Eduardo Mello ressalta como principais qualidades
da receita o sabor, a textura e a saudabilidade. Ele acrescenta que “a
crocância da farofa contrasta com a maciez do purê, levemente adocicado,
equilibrando o sal do Sirigado”. Para Eduardo, a “expectativa é agradar ao
público com o nosso prato e aumentar a nossa visibilidade, já que
temos
apenas um ano de funcionamento”.
Já Mariana Limaverde, dona do 2º colocado da
primeira etapa do concurso, o Verdelima Restaurante (Aldeota),afirma estar
muito feliz pelo resultado. "Representa muito para nós! São nossos
clientes validando o que se iniciou há 13 anos e, agora, ganhamos nova energia
com uma equipe inovadora e cheia de amor pelo que faz. A iniciativa da Abrasel
é muito valiosa para o segmento."
Confira a lista dos melhores restaurantes escolhidos por votação
popular:
Restaurante Renascença - Sirigado com purê de
banana da terra e castanhas do Brasil
Verdelima Restaurante / Aldeota -
Salmão Jangadeiro
Malu Self Service (Juazeiro do Norte) -
Pamonha de forno da Maluzinha
Veja a lista completa dos vencedores por todo o Brasil em www.oquiloenosso.com.br e
siga a Abrasel nas redes sociais para acompanhar a cobertura do concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário