terça-feira, 23 de outubro de 2018

NO TEATRO RIO MAR

Dia Mundial da Filosofia relembra porque devemos acreditar na humanidade

Nova Acrópole e UNESCO celebram a data com diversas atividades gratuitas. As comemorações iniciam dia 25/10 com palestra da professora Lúcia Helena Galvão (foto) e apresentações de teatro e dança

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é “Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?”. O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade.

Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso.

“Cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles”, explica a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.

Dia Mundial da Filosofia em Fortaleza

Em Fortaleza, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e iniciarão dia 25 de outubro no Teatro RioMar Fortaleza, a partir das 19h, com a palestra "O que precisamos saber sobre a Felicidade?", ministrada pela professora Lúcia Helena Galvão.

Lucia Helena Galvão é professora da Nova Acrópole do Brasil há quase 30 anos, ministrando disciplinas como Ética e Moral, Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica, Arte, Estética e História Antiga.

Como escritora, já publicou três livros de poesias e um de crônicas inspiradas na temática filosófica. Possui cerca de 200 palestras disponíveis no Canal de Nova Acrópole no YouTube, com mais de 15 milhões de visualizações.

Na palestra, Lúcia Helena irá apresentar a visão de filósofos e pensadores de todos os tempos acerca da Felicidade e mostrará os caminhos para obtê-la.

Muitas pessoas atribuem a conquista da felicidade como algo fora de nós, que depende de circunstâncias externas ou a conquistas pessoais. Para Platão, a felicidade está diretamente relacionada à identidade humana, ou seja, a saber quem somos, quais os nossos valores, ideias e de que forma nossa própria existência pode contribuir com a humanidade.

A programação contará ainda com a apresentação teatral “Quantos anos tenho?”, com a artista Juliana Limeira e o espetáculo de dança Libertango, da Cia de Ballet Hugo Bianchi.

Apresentação Teatral: "Quantos anos tenho?"

Será mesmo que sabemos qual é a nossa idade? Com que idade temos maturidade de fato? Podemos ser jovem apesar da idade? Essas e outras questões a artista Juliana Limeira nos incita a refletir através  "Quantos anos tenho?" de autoria própria. Nesta pequena esquete teatral, a arte cênica se mescla a filosofia numa instigante busca sobre nossa verdadeira idade e identidade.

Juliana Limeira é aluna e professora de filosofia e teatro em Nova Acrópole há 22 anos. Formada em artes plásticas pela Universidade de Brasília, Juliana Limeira é pintora, atriz e diretora de teatro e autora de textos teatrais com reflexões filosóficas.

Nas artes cênicas, participou da Oficina de Teatro (1996-97) “Os Menestréis” com o diretor Deto Montenegro e foi integrante como atriz, maquiadora e figurinista na companhia brasiliense de teatro “Palco” do diretor Robson Graia (1999-2000).

Vencedora de três prêmios no festival de Esquetes do SESC de Brasília em novembro de 2000 (destaque feminino, júri popular e terceiro lugar), é autora de três peças de teatro e vários textos curtos para encenação teatral; concebeu e dirigiu seis espetáculos artísticos em Nova Acrópole, um deles “Valores: A Cotação Humana” apresentado na VII Mostra de Teatro Transcendental de Fortaleza em agosto de 2009 no teatro José de Alencar e no Dia da Filosofia no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2015.

Ballet Libertango

Com coreografia de Socorro Quintela, a Cia Hugo Bianchi apresenta o espetáculo "Libertango", alia a técnica do ballet clássico ao tango. A apresentação já participou de cinco competições nacionais e uma internacional, ganhando todas as apresentações com 03 prêmios de Melhor Coreografia pelo FestDance Mossoró no Rio Grande do Norte, RV Nordeste realizado em Fortaleza e Festival Internacional de Danças da Amazônia - FIDA.

Atividades do Dia Mundial da Filosofia seguem em novembro

As comemorações do Dia Mundial da Filosofia seguem com atividades nas duas sedes da Nova Acrópole em Fortaleza, sempre às 19 horas.
                       
Na quinta-feira, 01/11, a professora Kelly Aguiar ministra a palestra "Você tem um preço ou tem valores? Reflexões sobre a obra Fausto, de W Goethe", na unidade Dionísio Torres.
                       
No sábado, 10/11, o evento acontece na Nova Acrópole Fortaleza Sul com a palestra "Como enxergar seres humanos ao invés de problemas e defeitos?, ministrada pela professora Vanessa Magalhães, seguida de sarau.
                       
As atividades serão encerradas no sábado, dia 17/11, na Nova Acrópole Dionísio Torres. A programação contará com palestra magna "Por que devemos acreditar na humanidade?" e o recital "O Discurso da Dignidade do Homem", baseado na obra de Pico della Mirandola.

O Dia Mundial da Filosofia é uma promoção da Nova Acrópole em cooperação com a Unesco e, em Fortaleza, conta com patrocínio da Servis Segurança.

Concurso Nacional de Vídeos

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promove o concurso nacional de vídeos “Por que devemos acreditar na humanidade?”. Em um momento de muitas turbulências, existem inúmeros exemplos de generosidade, engenhosidade e bondade que
necessitam ser destacados para valorizar e reforçar a beleza da experiência humana.

As inscrições vão até 30 de outubro pelo site www.diamundialdafilosofia.com.br. O vencedor do concurso será contemplado com equipamento amador para filmagens no valor de R$1.000,00 (mil reais). Os melhores vídeos serão exibidos nas celebrações do Dia Mundial da Filosofia de 2018.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
"Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?"

25/10, quinta, 19h - Teatro RioMar Fortaleza
Palestra: O que precisamos saber sobre a Felicidade? Professora Lucia Helena Galvão
Apresentação Teatral: Quantos anos tenho?
Espetáculo "Libertango", com a companhia de ballet Hugo Bianchi.
                       
01/11, quinta, 19h - Nova Acrópole (Unidade Dionísio Torres)
Palestra: Você tem um preço ou tem valores? Reflexões sobre a obra Fausto, de W Goethe
                       
10/11, sábado, 19h - Nova Acrópole (Unidade Sul)
Palestra: Como enxergar seres humanos ao invés de problemas e defeitos?
Sarau
                       
17/11, sábado, 19h – Nova Acrópole (Unidade Dionísio Torres)
Palestra: Por que devemos acreditar na humanidade?
Recital: O Discurso da Dignidade do Homem

Mais informações: www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone 85 3257-2777 ou 9 8212-8182 (Wapp)

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil.

Nenhum comentário: