quinta-feira, 18 de outubro de 2018

INTERNACIONAL

Suíça Alias Company abre em Fortaleza a 6ª Bienal Internacional de Dança

Esta edição da Bienal dos anos pares acontece até o dia 28 de outubro com programação gratuita em Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi

Uma reflexão sobre a história da humanidade, assim como sobre os destinos individuais e coletivos, marca a trilogia "Distância", criação do bailarino e coreógrafo brasileiro Guilherme Botelho, à frente da Alias Company, que fundou em Genebra, na Suíça, em 1994. A trilogia se completa com "Antes", espetáculo que leva ao palco do Theatro José de Alencar nesta sexta-feira, 19 de outubro, abrindo a VI Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par. A apresentação será logo após a Cerimônia de Abertura, que terá início às 20h. O acesso é gratuito, mediante apresentação de convites que são distribuídos na sede da produção da Bienal, no Porto Dragão.
Desde a sua criação, a Alias Company produziu mais de 25 espetáculos coroados pelo sucesso internacional. São quase 500 apresentações já realizadas em 20 países da Europa, África, Ásia e América do Norte e do Sul. As criações da Alias demonstram uma visão perspicaz e intransigente do cotidiano. A companhia tem tomado como missão ver através das aparências e desvendar hábitos, questionando convicções e buscando pelo oculto, inexplorados ou pontos de vista incomuns.
Sobre "Antes", criação de 2014, o coreógrafo explica: "Empurrando a anatomia para o ponto de abstração, ficamos cientes de que raramente olhamos para um corpo de tal maneira, e que o ofício do coreógrafo reside exatamente nisto: revelando o desconhecido por trás do conhecido, apresentando o envelope de carne como um território, nudez como experiência e o desvelar da possibilidade do conhecimento". No domingo, a Alias Company apresenta outro espetáculo "0,5‰", criação de Guilherme Botelho de 2005. Será às 22h no Teatro São José.
A VI Bienal de Dança / De Par Em Par acontece até o dia 28 de outubro, com programação em diversos equipamentos de Fortaleza e nas cidades de Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi. São mais de 125 apresentações e 25 vídeos de companhias e artistas locais, nacionais e internacionais, envolvendo profissionais do Brasil, França, Inglaterra, Canadá, Suíça e Alemanha. É apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual) e tem como realizadores a Indústria da Dança e a Proarte. Agradecimento: Enel.
Festa de Abertura
Após o espetáculo "Antes" no TJA, a Bienal segue para o Teatro São José, palco da Festa de Abertura. DJ Guga de Castro começa a festa, que terá como atração especial a artista paulista multimídia e premiada, Linn da Quebrada, com o show Trava Línguas, acompanhada nas pick ups por BadSista, e segue com apresentação do coletivo Carnaval no Inferno (CE).

Abertura também em Paracuru
Nesta sexta-feira a Bienal começa também em Paracuru, no litoral oeste. São dois dias de programação a partir das 20h na Praça de Eventos.  A abertura será com "Bar Baro", da Paracuru Cia de Dança, e segue com "Quando se calam os anjos", espetáculo da Curitiba Cia de Dança. No sábado, a companhia de Paracuru apresenta "Doce – um hino à juventude", obra desenvolvida com o coreógrafo francês Fabrice Ramalingom na residência dos Percursos de Criação.

SERVIÇO
VI Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par – Abertura em Fortaleza, dia 19 de outubro, às 20h, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Distribuição de convites na sede da produção da Bienal (Sala 10 do Porto Dragão, na Rua Boris, 90 - Praia de Iracema), das 10h às 12h e de 13h às 21h. Festa de Abertura às 22h no Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299-327 – Centro). Os convites para a festa de abertura serão distribuídos no TJA, após a apresentação da Alias Company. Abertura em Paracuru, dia 19 às 20h na Praça de Eventos (Centro). A Bienal acontece até o dia 28 de outubro, com toda a programação gratuita também em Pacatuba, Itapipoca e Trairi. Programação: www.bienaldedanca.com. Informações: bienal@bienaldedanca.com


Nenhum comentário: