terça-feira, 30 de outubro de 2018

HALLOWEEN

O melhor do funk, pop e eletrônico, em novembro, na Cidade do Terror

A festa temática Halloween acontece no sábado (03/11), no estacionamento do Shopping Iguatemi. Além da música, o público ainda pode se divertir nas atrações do espaço

Nem gostosuras ou travessuras. Neste Halloween os vidrados em festas com a temática ‘aterrorizante’ já podem marcar no calendário o sábado do dia 03 de novembro. É que neste dia acontece a primeira edição da HalloWe, uma festa que reúne um mix do melhor do funk, pop e as mixagens das músicas eletrônicas, na Cidade do Terror (Mega Park), no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Estão na line-up da HalloWe os djs Alexia Santiago, Edney Cunha, Patrícia Paiva, Pedro Santiago, Rafael Nogueira e Yaggoh Arruda. Os artistas ‘tocarão o terror’ na pista por sete horas (17h às 0h). Além do som, o evento apresenta outras atrações temáticas, como múmias, zumbis e personagens, como Jason Voorhees (série de filme Sexta-feira 13).

O público também ainda tem a opção de visitar a Casa do Terror, o Castelo das Sombras, o Manicômio das Trevas e a famosa Casa da Monga, que traz a tenebrosa transformação da mulher-macaco. O evento é organizado pela We9 Produções.

Vendas de ingressos.Os acessos à festa podem ser adquiridos site Safeticket ou nos pontos físicos em três shoppings de Fortaleza: Smart Eletron (Iguatemi- L1), Loja Oi (Benfica - L1) e no North Shopping - Bezerra de Menezes.

Serviço - HalloWe na Cidade do Terror
Quando: 03 de novembro, das 17h às 0h
Onde: Cidade do Terror (Mega Park), no estacionamento do Shopping Iguatemi
Vendas de ingressos: Pelo site Safeticket ou nos pontos físicos em três shoppings de Fortaleza: Smart Eletron (Iguatemi- L1), Loja Oi (Benfica - L1) e no North Shopping - Bezerra de Menezes
Censura 16 anos

MÚSICA ERUDITA

Orquestra Sinfônica da UECE realiza concerto gratuito hoje

Inez Martins é a regente convidada

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE realiza concerto sinfônico nesta terça-feira, 30 de outubro, às 19h30, no Theatro José de Alencar. O acesso é gratuito. No repertório, Die Zaubertflöte, K.620 – “Ouverturen” (Wolfang Amadeus MOZART), Concerto para dois violinos em ré menor (Johann Sebastian BACH), com os solistas Paulo César de Oliveira Lima e Francisco Diego de Lima Cavalcante, Pavane, op. 50. (Gabriel FAURÉ), 2me Suite de Concert pour Orchestre d’ópera Carmen – “Habanera”. (Georges BIZET) e Sinfonia nº8, D.759 em Si menor. (Franz SCHUBERT). O concerto tem como regente convidada a maestrina Inez Martins.

A regente

Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará, Inez Martins é formada em piano pela UECE, Mestre em Artes pela USP, Doutora em História pela UFMG e Doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Sua formação em regência é ampla, tendo estudado regência coral com os maestros Orlando Leite, Pedro Ferreira, Carlyle Weiss, Nestor Miguel Wenholz e Marco Júlio Sergl; regência orquestral com os maestros Eleazar de Carvalho, Dante Anzolini e Roberto Duarte; regência de banda com o maestro Dario Sotelo. Nos Estados Unidos, participou de cursos de Regência de Banda em 2016 na Universidade de Austin no Texas, estudando com os maestros Jerry Junkin, Larry Livingston, Richard Floyd e Robert Duke. Em 2006 e 2007, participou do Simpósio de Regência de Sopros na Florida International University em Miami, estudando com os maestros Thomas Lee, Roby George, Angela Woo, Craig Kirchhoff e Mallory Thompson. Em 2014 foi convidada pelo maestro Dario Sotelo para ser a maestrina assistente na III Semana de Composição para Bandas em Tatuí regendo, em primeira audição mundial, composições para esta formação.

Além da Orquestra Sinfônica da UECE, Inez Martins regeu como convidada a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (CE), Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí (SP), Banda Sinfônica de Tatuí (SP) e Banda José Siqueira (PB). Fundou e regeu a Orquestra de Sopros da UECE (2006-2012), Orquestra Experimental de Cordas (2004-2005), Orquestra do Núcleo Extensão da UECE (2005-2006). Como maestrina titular, regeu ainda o Coral da UECE (2006-2007).

OSUECE

A Orquestra Sinfônica da UECE é formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. A OSUECE tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

Entre os destaques ao longo dos nove anos, em fevereiro de 2016 a OSUECE lotou a Praça Verde do Dragão com um concerto em homenagem a Humberto Teixeira, transmitido ao vivo pela TVC e reapresentado em dezembro do ano seguinte no Beach Park. Em maio de 2017, a orquestra acompanhou o tenor José Carreras no concerto da turnê A Life in Music, no Centro de Eventos do Ceará. O maestro Alfredo Barros ensaiou o grupo que, na apresentação, foi conduzido pelo regente titular do tenor, o espanhol David Gimenez.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO
Concerto Sinfônico da OSUECE - Dia 30 de outubro de 2018 (terça-feira), às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Tel: 85-3101-2583). Acesso gratuito.

DIA DA CULTURA

18 atrações se apresentam no dia 1º de novembro no Cineteatro São Luiz

A curadoria realizada em parceria com o Coletivo Natora destaca a produção cultural dos jovens da periferia de Fortaleza

No dia 5 de novembro se comemora o Dia da Cultura, com o objetivo de celebrar a data, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza no dia 1º de novembro (quinta-feira) a “Artferia - Periferia no Centro”. A programação é uma parceria entre o Coletivo Natora e o Cineteatro e apresenta a produção cultural dos jovens da periferia de Fortaleza. Ao todo, 18 atrações culturais se apresentam no palco da Praça do Ferreira e no Foyer do Cineteatro, das 12h às 18h, em uma grande celebração que envolve diversas linguagens, entre elas: poesia, circo, música, fotografia, dança, performance e artes de rua.  Convidamos à todos para se conectar com as manifestações artísticas das juventudes das periferias de Fortaleza e da Praça do Ferreira.
“Nos tempos atuais, a cultura e a arte se fazem ainda mais essenciais, sendo espaços como este oportunidades para vivermos as expressões de vida, sentidos e afetos”, afirma Rachel Gadelha, Diretora do Cineteatro São Luiz. “O São Luiz é esse espaço acolhedor, plural, afetivo e acessível. Fazemos o convite aos cearenses para estarem conosco neste momento,  celebrando aquilo que nos move: a nossa arte, a nossa cultura.”, finaliza.
Confira a programação completa abaixo:

✚ 12h às 13h - VIVÊNCIA EM PERCUSSÃO COM RAFAEL OLIVEIRA

Integrante do movimento de juventude negra e arte cultura na cidade de Fortaleza. Contempla uma vasta vivência em grupos culturais e folclóricos. Trabalha também na junção de ritmos afrocearences dentro da levada que reverberar o sentimento de resistência dos ritmos que acompanham a periferia historicamente.

✚ 13h às 18h - FÔLEGO

Evidenciar as íntimas relações entre arte e potência de vida, Fôlego opera um corte na normalidade cotidiana, desvia fluxos e usos prescritos do espaço urbano, convoca o estar junto e provoca a inquietude, partindo de uma reflexão sobre o suicídio, ato de extremidade que evidencia o colapso das relações e as pressões em torno da saúde mental. A performance é uma provocação sutil ao encontro, ao desconhecido como parte integrante de uma alternativa ao enfrentamento desse tempo hostil que a sociedade contemporânea nos impõe. O cuidado como prática estética, o olhar como poética e a vida como política sustenta as intenções da obra.

✚ 13h às 18h - EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘’DOIS VETIM’’ (Praça do Ferreira)

O Coletivo DoisVetim, composto por um fotógrafo e uma fotógrafa de periferia, surge com o intuito de colocar as periferias de Fortaleza, assim como a arte e a cultura desses locais, em forma de imagem. Buscando colocar as cores, energias e potências da favela como tema central.

✚ 13h às 13h40 - “MAIS UMA BESTEIRA” DO GRUPO AS 10 GRAÇAS DE PALHAÇARIA (Praça do Ferreira)

Criado em 2013, é o espetáculo com maior visibilidade d’as 10 Graças. Já são mais de 200 apresentações, contando roda de rua e importantes festivais de teatro e circo. 4 estados, 23 cidades, e o trabalho se mantém vivo e em circulação.

✚ INTERVENÇÃO - MAYA (Praça do Ferreira)

Maya é artista de rua e um de seus palcos é a Praça do Ferreira. Suas coreografias contracenam com diversos artistas mambembes que também utilizam a praça como palco. Maya irradia alegria através da dança e é presença confirmada no nosso Dia da Cultura.

✚ 13h40 às 13h50 - JARDSON REMIDO (Praça do Ferreira)

Usando uma ligação entre a linguagem da periferia com a educação, o poeta Jardson Remido promove uma inclusão sociocultural por meio de um debate próximo aos jovens de Fortaleza, usando manifestações artísticas e conscientização.

✚ 13h50 às 14h20 - “SUICÍDIO, PIZZA E RINOCERONTES” DO GRUPO EU E OUTROS (Hall do São Luiz)

A esquete, Suicídio, pizza e rinocerontes é fruto da elaboração dos alunos do grupo de teatro “Eu e os outros”, ministrado pelo professor Renato Severo, do Cuca Mondubim. Criada em abril de 2017 o elenco da performance é composto por Esther Matos, Yago Nunes e Rafael Martins. Após um ano de criação, a esquete foi apresentada em vários eventos, incluindo os Saraus do Cuca Mondubim, mostras culturais da Rede Cuca, Livraria Cultura na primeira edição do “Vida e arte convida”. A apresentação aborda uma temática preocupante, o suicídio, de forma consciente, leve e descontraída, por meio da linguagem universal teatral.

✚ INTERVENÇÃO - MAYA (Praça do Ferreira)

✚ 14h -  INTERVENÇÃO DE GRAFFITI COM SPOT

Envolvido com arte urbana desde o ano de 2000, desenvolve na rua seu trabalho com letras distorcidas e personagens cartunescos, atua no Coletivo Servilost onde pratica ações que visam evidenciar as potências nas periferias através da arte, educação ambiental e cultura.

✚ 14h20 às 15h20 - SLAM GENTIL + MIC ABERTO (Praça do Ferreira)

O Slam Gentil promove uma roda cultural onde todos podem expressar seus sentimentos através da poesia falada. O trabalho mostra para sociedade que poesia é também uma forma de resistir às opressões que são impostas dia após dia principalmente dentro das favelas.

✚ INTERVENÇÃO - COLORAL (Praça do Ferreira)

Colorau e “O Ronaldo” já viraram ícones da Praça do Ferreira, a dupla traz números de palhaço com longa experiência nas artes de rua onde misturam o bom humor cearense e desafios de embolada.

“- Colorau, e quem não deu nada?

- Que num passe de hoooje!”

✚ MATHEUS E RODRIGO FERREIRA - VOZ E VIOLÃO (Hall do São Luiz)

✚ 15h20 às 15h30- LARISSA PAIVA (Hall do São Luiz)

É acadêmica em letras, dançarina independente e integrante do Coletivo Natora, o qual atua na área periférica do Pirambu/Carlito Pamplona, onde reside. Ingressou no Ballet aos 12 anos, abrindo alas depois para novas experiências e formações e adquirindo experiência em vários outros estilos como o Jazz, a Dança Contemporânea, Danças Africanas e o Hip Hop, modalidade da qual hoje se dedica mais.

✚ 15h30 às 15h50- SUBCONSCIENTE EM PAUTA (Praça do Ferreira)

Subconsciente em pauta,é um grupo formado por 3 moradores de periferias de bairros diferentes que relatam em suas poesias toda a realidade das periferias de fortaleza e do brasil a fora. Pautando assuntos que levam a pensamentos além da consciência.

✚ 15h50 às 16h10 - SAMILLE ERVELLY | COVER BEYONCÉ (Praça do Ferreira)

Com 4 anos de existência, a equipe Samille Ervely tem passagem por lugares dentro e fora de Fortaleza, onde transmite a mensagem contida nas canções de Beyoncé, sobre empoderamento feminino e igualdade de gênero, questões política e sociais. O espetáculo é composto por muita dança, interação audiovisual com interludes e projeções durante o show, figurinos e músicas de sucesso como: Single Ladies, Crazy In Love, Run The World, Flawless, Formation, Diva e etc.

✚ 16h20 às 18h00 - DJ PIÁ (Workshop do Passinho), Baile Black (Com DJ Perigo), Nego Célio, É nois Crew (Hall do São Luiz)

DJ PIÁ | Articulador comunitário e integrante do coletivo Natora, começou atuando dentro da comunidade onde mora, promovendo atividades e oficinas para os moradores da região, principalmente sendo Dj, tocando em saraus e eventos musicais. Fez parte do processo de criação do projeto Afrontamento (Gente de lá ) do laboratório de dança do porto Iracema das artes.

Foi idealizador do Baile da Castanhola, evento de música que tem como objetivo potencializar Djs locais da periferia, tendo como gêneros principais o Hip hop, Funk e Reggae.

Baile Black (com Perigo DJ) | Perigo DJ é o projeto do jovem Fortalezense Fabrício Ribeiro. Com uma pesquisa variada, mistura sons ecléticos que vão do funk brasileiro até o eletrônico com experimentações percussivas. Perigo é DJ residente da festa Baile Black do Coletivo Afro-Raizes. Em agosto de 2018, foi convidado a produzir um mix pra gravadora SALVIATEK do Uruguai, assim ganhando espaço pra mostrar sua pesquisa musical pra outros DJs e produtores da América latina. Em seu mix ele promete trazer todo o calor do club do bass mundial ao funk brasileiro.

Nego Célio | Nego Célio é mais um apaixonado pela arte dos toca-discos, entrou no meio da música como cantor de Rap no ano 2000, após 10 anos convivendo de perto com Djs resolveu não permanecer apenas em um elemento do Hip-Hop e mergulhou de cabeça nas picapes. Em 2011 criou o projeto Funkada na Cabeça que acontece semanalmente em alguns Bares da cidade. Junto com o Dj Gato Preto, em 2014, formou a dupla “Os Imperdoáveis”, que se destaca pelo repertório de Black Music dos anos 70, 80, e 90 no Vinil.

Nego Célio já se apresentou nas principais casas noturnas de Fortaleza e em grandes festas da cidade, atualmente participa da Tertúlia Black Vândala - coletivo de djs que promovem bailes blacks gratuitos nas ruas e praças.

É NOIS CREW | Fundado em 2011 com intuito de propagar o break e mostrar o break de rua. É Nois Crew é estilo de vida. Além de apresentações, o grupo realiza palestras e workshops, além de competições de breaking.

PALAVRA DE MULHER

Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa comemoram 10 anos de sucesso com turnê pelo norte e nordeste


 Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa dão vida a personagens das músicas criadas por Chico Buarque que expressam o universo feminino


Há dez anos estreava em São Paulo o espetáculo PALAVRA DE MULHER, um misto de show e teatro em que as cantoras/atrizes Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam personagens femininas da obra de Chico Buarque. Desde então, PALAVRA DE MULHER conquistou a crítica (em 2014, foi indicado em 4 categorias ao prêmio Bibi Ferreira) e arrebatou o público por onde passou – e não foram poucos os palcos em que foi apresentado. Ao longo desses anos todos, o espetáculo foi visto por mais de 250 mil pessoas em mais de 50 cidades país afora, as principais delas: No Estado de São Paulo: Campinas / Ribeirão Preto / São José dos Campos / Santos / São José do Rio Preto / Santo André / Bauru / Piracicaba / Guarulhos / Sorocaba. Pelo Brasil: Brasília / Belo Horizonte / Curitiba / Fortaleza / Goiânia / natal / Rio de Janeiro (uma temporada) / São Paulo (duas temporadas) / Uberaba / Uberlândia / Vitória. O espetáculo acontece agora no Theatro José de Alencar (TJA), no palco Principal. nos dias 03/11, às 20h e 04/11, às 18h


Revisitar o universo feminino a partir das canções de Chico Buarque, num momento em que a condição e o “empoderamento” da mulher estão no centro do debate, é não só oportunidade de desfrutar momentos de grande beleza e qualidade artísticas, mas também um estímulo à reflexão sobre tão relevante tema.

Num espetáculo que canta e encanta, faz rir e faz chorar, Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa emprestam corpo e voz a tantas outras mulheres para, num clima de cabaré, falar, através da música, de amores, dores de amores, esperança, solidão, encontros, desencontros, sedução, felicidade, força, abandono, liberdade, sonhos e conquistas. Agora, uma década depois da primeira apresentação, PALAVRA DE MULHER celebra a data com uma turnê pelo norte e nordeste do país.  Acompanhadas pelos músicos Ogair Júnior, Ramon Montagner e Robertinho Carvalho, essas três talentosas cantoras/atrizes trazem um repertório que inclui músicas como “À Flor da Pele”, “Teresinha”, “Meu namorado”, “Palavra de Mulher”, “Bem-Querer”, “o Meu Amor”, “Folhetim”, “Atrás da Porta”, “Tango de Nancy”, “Tatuagem”, entre outras.

PALAVRA DE MULHER tem concepção e direção geral de Fernando Cardoso e recebeu, em 2014, 04 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhor musical brasileiro, melhor diretor (Fernando Cardoso), melhor diretor musical (Ogair Júnior) e melhor atriz (Tania Alves). Num clima de cabaré, com adereços e objetos cênicos, além da iluminação e figurino, as atrizes/cantoras se revezam com interpretações em trio, duo e solo. “Elas são artistas com personalidades diferentes, porém as três se harmonizam de uma forma fora do comum. Cada uma delas tem uma qualidade oposta da outra, mas quando se juntam o resultado é de uma grande beleza. Elas têm uma versatilidade incrível”, enfatiza Fernando Cardoso.

Intimidade com Chico Buarque
Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa são as responsáveis por dar voz às personagens no palco. Essa não é a primeira vez que elas estão inseridas em um trabalho que envolve a obra de Chico Buarque. Todas, de alguma maneira, estão ligadas ao compositor.

Lucinha Lins já foi Vitória-Régia, a vilã de Ópera do Malandro (que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz), e a prostituta Nancy de O Corsário do Rei. No cinema, fez Os Saltimbancos Trapalhões, baseado na peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov (uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen).

Tania Alves gravou seu primeiro disco por intermédio de Chico Buarque e foi a protagonista, Terezinha, na montagem paulista de Ópera do Malandro, além de Bárbara, de Calabar. Em seus discos, sempre gravou músicas de Chico, como Tatuagem, Pássara e outras. Já Virgínia Rosa gravou Basta Um Dia e cantou diversas outras canções de Chico Buarque em seus shows.

“O musical se destaca por vários aspectos como o visual cabaré, a banda que está bem entrosada e a interpretação das músicas. É um verdadeiro conjunto que causa humor e reflexão. Chico Buarque conseguiu captar a complexidade da mulher de uma forma genial. Fazemos números com a plateia para garantir uma maior proximidade do espetáculo com o público”, diz Tania Alves.

Para Lucinha Lins, os versos de Chico Buarque sempre estiveram presentes em seu cotidiano. “Ele expressou o sentimento feminino como poucos e está em minha vida tanto no lado profissional quanto no emocional. É um ídolo brasileiro que faz parte da gente e procuramos representar isso na interpretação das músicas”.

Já Virgínia Rosa ressaltou que as três cantoras têm muita afinidade, característica que se reflete nos palcos. “Desde o começo, esse encontro teve uma boa energia. Outro ponto positivo é poder interpretar as belas canções desse compositor brasileiro que tem uma facilidade de refletir na arte as tragédias amorosas e os delírios das mulheres”.

PALAVRA DE MULHER é uma homenagem as personagens femininas criadas por Chico Buarque. O compositor soube traduzir a alma feminina com mulheres passionais que não medem esforços quando objetivo é o amor”, finaliza o diretor geral.

Palavra de Mulher
Com Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa. Direção musical, arranjos, acordeão e piano - Ogair Júnior. Contrabaixo – Robertinho Carvalho. Bateria e percussão - Ramon Montagner. Iluminação - Wagner Freire. Cenografia - Fernando Cardoso. Figurinos - Lucinha Lins, Tania Alves, Virgínia Rosa e Fernando Cardoso. Direção de Movimento – Alex Neoral – Fotos – João Caldas - Técnico de som - Kiko Carbone – Técnico de luz – Jefferson Bessa. Direção de produção - Fernando Cardoso e Roberto Monteiro. Projeto gráfico - Rodolfo Rezende – Toxtex. Concepção e direção geral - Fernando Cardoso.


Evento: Espetáculo Palavra de Mulher
- Local: Palco Principal
- Datas: 03/11, às 20h e 04/11, às 18h
- Classificação: 10 anos
- Duração: 1h30min
- Valor do ingresso: Inteira: 60,00 / Meia: 30,00








PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
 
DE 30 DE OUTUBRO A 04 DE NOVEMBRO DE 2018

Dia 30.10 - Terça-feira
Visita Guiada - 09h 10h 11h - 14h 15h 16h 17h

15h

[TEATRO] "Voares, bonecos contadores de histórias", de João Andirá

Local: Biblioteca Carlos Câmara | Entrada: Gratuita | Classificação Indicativa: Livre

Como resultado de longa pesquisa o artista solista, João Andirá, traz para o teatro de bonecos dois contos de domínio público “Por que o Sol e a Lua Foram Morar no Céu”, africano e “Como Nasceram as Estrelas”, ameríndio. Duas outras histórias são de autoria do próprio artista “A Borboleta Sem Asas” e “A Montanha da Lua”, em que apresenta metaforicamente temas contemporâneos como a pressa, a competição e a solidariedade na sociedade de consumo. Narrados pela figura extrovertida do palhaço Andiragem, os contos ganham vida nas figuras dos bonecos de vara, papel e máscaras.

19h30

[MÚSICA] Série Concertos Sinfônicos da Orquestra Sinfônica da UECE - OSUECE

Local: Palco Principal | Entrada: Gratuita | Classificação Indicativa: Livre

Resumo: A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE realiza concerto sinfônico nesta terça-feira, 30 de outubro, às 19h30, no Theatro José de Alencar. O acesso é gratuito. No repertório, Die Zaubertflöte, K.620 – “Ouverturen” (Wolfang Amadeus MOZART), Concerto para dois violinos em ré menor (Johann Sebastian BACH), com os solistas Paulo César de Oliveira Lima e Francisco Diego de Lima Cavalcante, Pavane, op. 50. (Gabriel FAURÉ), 2me Suite de Concert pour Orchestre d’ópera Carmen – “Habanera”. (Georges BIZET) e Sinfonia nº8, D.759 em Si menor. (Franz SCHUBERT). O concerto tem como regente convidada a maestrina Inez Martins.

Dia 31.10 - Quarta-feira
Visita Guiada - 09h 10h 11h - 14h 15h 16h 17h

17h30

[TEATRO]  Arte de Rua - "Autômato - programado para divertir", de Orlângelo Leal

Local: Calçada | Entrada: Gratuita  | Classificação Indicativa: Livre

No palco, o multifacetado artista representa um ser compulsivo, um espécie de esquizofrênico musical, um compositor que compõe e grava músicas em cena como pano de fundo para sua diversão, prazer e gozo e, aos poucos, vão surgindo trilhas para dançar, manipular objetos, andar de skate e para um diálogo visceral com o público numa divertida brincadeira irreverente.

19h30

[TEATRO] Notas sobre o subsolo", GET - Grupo Experimental de Teatro.

Local: Porão | Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia)  | Classificação Indicativa: 16 anos

"Notas Sobre o Subsolo" é uma peça sobre pessoas que habitam seus subsolos, seres pequenos, vivendo sob um teto baixo, vidas mínimas, tentando se manter eretas, ainda que sob a iminência do fracasso. Um homem e uma mulher mergulhados na profundeza infinita e trágica do seu próprio ser. Texto: Dostoiévski, adaptação de Ângela Moura.

Dia 01.11 - Quinta-feira
Visita Guiada - 09h 10h 11h - 14h 15h 16h 17h

19h

[DANÇA] Espetáculo “Alice no país das maravilhas”, do Ballet Juliana Teixeira

Local:Palco Principal | Entrada: R$30 (inteira) e R$15 (meia) | Classificação indicativa: Livre

Resumo: A escola de Ballet Juliana Teixeira é dirigida por Juliana Teixeira, professora clássica, bailarina, coreógrafa, acadêmica em administração e formada em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. A escola foi fundada em fevereiro de 2018 e hoje tem o total 90 alunos, onde fazem aulas de ballet Clássico, Jazz, Zumba e treinamentos funcionais voltados para o Ballet. A Escola apresenta o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”.

Dia 02.11 - Sexta-feira
Feriado

Dia 03.11 - Sábado

Visita Guiada - 14h 15h 16h 17h

17h30 e 19h

[TEATRO] Conclusão das turmas do Curso de Iniciação Teatral Acontece - CITA.

Local: Teatro Morro do Ouro | Entrada: Gratuito | Classificação Indicativa: Livre

O Curso de Iniciação Teatral Acontece-A Experiência no pensar criativo e independente, projeto que faz parte do I Edital Escola da Cultura apresenta os espetáculos de conclusão das 33ª e 34ª turmas do CITA com os espetáculos A Mentira das Margaridas e Coração do Mar.

17h30- A Mentira das Margaridas

19h- Coração do Mar

20h

[TEATRO] PAUTA BRASIL - "Palavra de Mulher", com Lucinha Lins, Tânia Alves e Virginia Rosa

Local: Palco principal | Entrada: R$60 (inteira) e R$30 (meia) | Classificação indicativa: 10 anos

Resumo: Há dez anos estreava em São Paulo o espetáculo PALAVRA DE MULHER, um misto de show e teatro em que as cantoras/atrizes Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam personagens femininas da obra de Chico Buarque. Desde então, PALAVRA DE MULHER conquistou a crítica (em 2014, foi indicado em 4 categorias ao prêmio Bibi Ferreira) e arrebatou o público por onde passou – e não foram poucos os palcos em que foi apresentado. Ao longo desses anos todos, o espetáculo foi visto por mais de 250 mil pessoas em mais de 50 cidades país afora.

20h

[TEATRO] Projeto Rocky Horror, Grupo Experimental de Teatro Mesmo

Local: Sala de Teatro Nadir Papi Saboya | Entrada: Gratuito| Classificação indicativa: 16 anos

Resumo: O Grupo Experimental de Teatro Mesmo surgiu a partir da reunião de pessoas interessadas em experimentar novas alternativas no fazer teatral, como diferentes espaços para apresentação (espaços públicos, casas de show, terraços, porões e etc), revezamento de elenco e diversas dinâmicas cênicas. Para iniciar esse processo, o grupo escolheu como espetáculo o musical de 1975, “The Rocky Horror Picture Show”, com nome adaptado para Rocky Horror. O longa é uma sátira aos filmes de terror dos anos 50, dentro de um universo que aborda a sexualidade e liberação sexual, quebrando tabus com comédia e irreverência.

Dia 04.11 - Domingo
Visita Guiada - 14h 15h 16h

17h

[MÚSICA] Sala de concerto com Coral do Centro de Humanidades da UFC

Local: Foyer | Entrada: Gratuito | Classificação Indicativa: Livre

Resumo: Coral do Centro de Humanidades (UFC) apresenta o espetáculo “Brasil, um espetáculo para chamar de nosso”. Fundado em Março de 2015, o Coral do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará é um dos grupos integrantes do Projeto Casa da Voz: Movimento Coral da UFC pela Secretaria de Cultura Artística, que tem como principal objetivo expandir o acesso à Arte e à Cultura Musical para estudantes e funcionários da Universidade Federal do Ceará, além da comunidade em geral, disseminando a prática do canto em grupo, a valorização e o respeito ao fazer artístico, além do domínio da técnica e da expressão vocal e do canto coletivo. Em processo de preparação de um espetáculo, sob o título: “Brasil, um espetáculo para chamar de nosso”; o coro aborda a diversidade cultural e religiosa do povo brasileiro através das três grandes matrizes: africana, indígena e europeia. Sob a direção compartilhada de Emanuela Costa (Keithy Owl) e Laylson Maia (ambos atuando no processo de regência, técnica vocal, expressão corporal e direção de cena), o coral desenvolve tal espetáculo focando em uma reflexão acerca da herança cultural  diversificada originadas nas matrizes que se entrelaçam nesse vasto território (ch)amado Brasil.

18h

[TEATRO] PAUTA BRASIL - "Palavra de Mulher", com Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa

Local: Palco Principal | Entrada: R$60 (inteira) e R$30 (meia) | Classificação indicativa: 10 anos

Resumo: Há dez anos estreava em São Paulo o espetáculo PALAVRA DE MULHER, um misto de show e teatro em que as cantoras/atrizes Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam personagens femininas da obra de Chico Buarque. Desde então, PALAVRA DE MULHER conquistou a crítica (em 2014, foi indicado em 4 categorias ao prêmio Bibi Ferreira) e arrebatou o público por onde passou – e não foram poucos os palcos em que foi apresentado. Ao longo desses anos todos, o espetáculo foi visto por mais de 250 mil pessoas em mais de 50 cidades país afora.

------------------------------
-----------

FUNCIONAMENTO DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
Geral: de terça a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 14h às 22h;
Bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 19h. Telefone: (85)3101.2583.
Galeria Ramos Cotoco: de terça a sexta, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 14h às 18h;
Café Iracema: de terça a domingo, exceto feriado, das 14h às 20h;
Biblioteca Carlos Câmara: de terça a sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h;
Figurino Flávio Phebo: de terça a sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h;
Visita Guiada TJA: terça a sexta: 9h 10h 11h - 14h 15h 16h 17h, sábados: 14h 15h 16h 17h e domingos: 14h 15h 16h | Ingresso: R$ 6 e R$ 3 - Gratuito para grupos de instituições de ensino públicas e ONGs | Agendamento de Grupos: (85) 3101.2567.

UFC

Cine LUTAH exibe a animação “A noiva cadáver”, seguida de debate 

O Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima quinta-feira (1º), exibição da animação A noiva cadáver, dirigida por Mike Johnson e Tim Burton (EUA, 2005). Em seguida haverá debate, como parte do evento Cine LUTAH, do Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização em Saúde (LUTAH).

A atividade será das 12h às 14h, na sala D, no 1º andar do bloco didático da Faculdade de Medicina (Rua Professor Costa Mendes, 1608, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu.

Podem participar estudantes e profissionais de saúde, de qualquer instituição, que se interessem em dialogar sobre os vários aspectos que envolvem arte, vida e morte. As inscrições serão feitas no local de exibição do filme, antes da sessão.

A noiva cadáver é uma animação para adultos, com uma sátira bem humorada sobre os relacionamentos amorosos, que perpassa pelo mundo dos vivos e dos mortos. Apesar de não se tratar de um musical, algumas belas cenas cantadas marcam a animação e complementam a mensagem do filme.

DEBATE – O evento terá a participação dos estudantes do Curso de Medicina Bruno Pizzol (bolsista do LUTAH) e Mariana Saldanha (bolsista da International Federation of Medical Students Associations) e da Profª Kelen Gomes, da Faculdade de Medicina.

Além do Departamento de Saúde Comunitária, promovem o evento o LUTAH, da UFC, e a International Federation of Medical Students Associations. Os apoiadores são o Centro de Apoio ao Sujeito no Luto (CASULU) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Mais informações estão no site do Departamento de Saúde Comunitária.

Fonte: Profª Kelen Gomes Ribeiro, do Departamento de Saúde Comunitária – fones: 85 3366 8044 e 3366 8050


RESPEITA O MF

Matheus Fernandes agita a véspera de feriado 

O cantor se apresenta nesta quinta-feira, 01 de novembro, véspera de feriado, na casa de shows Paquero Quero
O cantor Matheus Fernandes promete lotar a casa de shows Paquero Quero nesta quinta-feira (1), véspera de feriado, com a festa “Respeita o MF”. Com uma pegada inconfundível que mistura desde o sertanejo, passando pelo funk e forró, Matheus Fernandes é consolidado como uma das atrações mais disputadas nas baladas de Fortaleza. O cantor Anddré Vinicius e Lukas Payzim completam a noite.
SERVIÇO:

Quando: 01 de novembro (véspera de feriado) a partir das 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 - Benfica)
Vendas: Bilheteria da Paquero Quero (em dias de festa a partir das 22h e de segunda à sábado das 14h às 18h) ou online através do site ingressando.com.br
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada promocional 1º lote)
Informações: (85) 99682.0322
Classificação indicativa: 18 anos

terça-feira, 23 de outubro de 2018

ROCK


FESTIVAL PONTO.CE ANUNCIA 12ª EDIÇÃO COM NOVIDADES E CINCO DIAS DE PROGRAMAÇÃO  

Contagem regressiva para um dos maiores festivais independentes do Brasil: o Ponto.CE XII, que reunirá os fãs da música nos dias 29/11, 30/11, 1/12 e 2/12 com shows no Complexo Armazém, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e no Órbita Bar. A programação também conta com edições em Maracanaú e Sobral. Os ingressos para os shows em Fortaleza já estão à venda.
No line-up desta edição, artistas nacionais e internacionais, como, Max & Iggor Cavalera, Gabriel O Pensador, Pennywise (EUA) e Sepultura, juntam-se a diversos nomes da cena local – Switch Stance, Casa de Velho, Lilt, Old Books Room, Camila Marieta, Erivan Produtos do Morro, Osbkure, entre outros, num total de mais de 30 shows.  
Antes da abertura oficial do festival, nesta sexta-feira, 26 de outubro, acontece o WARM-UP PONTO.CE XII, com shows de Max & Iggor Cavalera, no qual fazem releitura de dois discos clássicos do Sepultura – Beneath The Remains e Arise – e da banda cearense Siege Of Hate (SOH).
Outra novidade do Ponto.CE XII é a parceria com o Spotify. No player oficial, o perfil Festival Ponto.CE (link https://spoti.fi/2NUQZFw ) traz playlists com as músicas das atrações de cada dia do festival. O lançamento do Ponto.CE XII, acontece juntamente com o Spotify nesta segunda-feira (22).
O festival encerra sua programação no dia 2 de dezembro juntamente com a realização do Festival Cabeçada, no Órbita Bar, que contará com as bandas Bratislava (SP), Backdrop Falls, Lilt, The Blueberries, Mad Grinder (RN),  Rafiusk, Magí e Voltare (SP).
O Festival Ponto.CE XII foi aprovado no X Edital Mecenas do Ceará, e conta com apoio do Órbita Bar, Governo do Estado, da Enel, e do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura  e é uma realização da Empire e da Bandeira.

SERVIÇO
WARM UP - MAX & IGGOR CAVALERA E SIEGE OF HATE (S.O.H)
Dia 26 de outubro
Local: Complexo Armazém
Horário: A partir das 21h horas
Censura: 16 Anos
VALORES PROMOCIONAIS
Pista Meia R$ 100,00 | Pista Solidária R$ 130,00 + 2Kg alimentos
Camarote Meia R$ 120,00 | Camarote Solidária R$ 150,00 + 2Kg alimentos

SHOW DE ABERTURA PONTO.CE XII COM PENNYWISE (EUA), SWITCH STANCE (CE), MUTAÇÃO (AL), R.S.U (PI), DEAD NOMADS (PB)
Dia 29 de novembro
Horário: A partir das 18 horas
Local: Complexo Armazém
Censura: 16 anos
Valores promocionais:
Pista meia R$ 110,00 | Pista Solidária R$ 140,00 + 2kg de alimentos
Camarote meia R$ 140,00 | Camarote solidária R$ 170,00 + 2kg de alimentos

FESTIVAL PONTO.CE XII – 30/11 E 1/12
Horário: A partir das 18 horas
Local: Praça Verde do Dragão do Mar
Censura: 16 anos
Valores promocionais: Meia R$ 10,00 + 2kg alimento | Inteira R$ 20,00 + 2kg alimento (os ingressos não podem ser parcelados)

FESTIVAL CABEÇADA + FESTA DE ENCERRAMENTO PONTO.CE XII – 02/12
Abertura da casa: 16 horas
Horário: A partir das 18 horas
Local: Órbita Bar
Encerramento do festival: 21h
Censura: 18 anos
Valor do ingresso: R$ 10,00


VENDAS DE TODOS OS SHOWS NAS LOJAS:
· Pranchão (Shopping RioMar Kennedy e North Shopping Jóquei)
· Jazigo Loja & Distro
. Kangaço Rock Street
· Clikks (Shopping Iguatemi, Shopping Benfica, Shopping Parangaba, RioMar
Papicu)
· Bilheteria do Dragão Do Mar (apenas para os dias 30/11 e 1/12)
· Online: www.eventim.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: /PontoCE 
Instagram e Twitter: @pontoce  
Youtube/user/PONTOCE
Spotify Festival Ponto.CE

FESTA

“Mysterious” revela novidades e promete agitar Fortaleza em novembro

Chega de mistério! A edição 2018 da “Mysterious” entra em contagem regressiva e revela suas novidades: um mix do melhor do house music, open par de bebidas premium / open food das melhores marcas, tudo reunido no cenário paradisíaco do  Terminal Marítimo de Fortaleza. O evento acontecerá no dia 14 de novembro, véspera de feriado, na Capital.

Estão na line up os DJ’s Bhaskar, Dubdogz, Liu, Manimal, Scorsi, Slimfat e Sávio Machado. Mirando na vibe positiva da Só Track Boa Fortaleza e do Weecaraí, eventos que aconteceram neste segundo semestre e que arrastaram um grande público, Cláudio Nelson, produtor do evento, espera a mesma repercussão positiva para a “Mysterious”. “Embalado no sucesso da Só Track Fortaleza e do Weecarai, a 2fun eventos começa a contagem regressiva para a Mysterious. Nossa promessa é muito simples: a cada edição da Mysterious as surpresas são ainda melhores. Quem foi pra última, não pode perder a deste ano”, promete o sócio da 2fun eventos, organizadora da festa. 

Compõem o open bar da ‘Mysterious’ as marcas de cerveja Heineken, Whisky Chivas, Vodka Absolut, Gin Beefeater, Espumante MUMM, água, Schweppes e refrigerante Sprite e outros. As marcas Cookie Mania, Coxinha Cream, Naturalle Iceup, Pirulito POP e muita pipoca integram o open food da agitação.

Vendas de ingressos

As expectativas estão lá em cima! O lote promocional para a edição 2018 da “Mysterious” esgotou em tempo recorde e as vendas dos ingressos do primeiro lote já estão a mil (limitados). Conferir preços aqui (*coloca o link*).

Além do site oficial (www.mysterious.com.br), os ingressos a “Mysterious” podem ser adquiridos na iByte (Dom Luís, RioMar e Iguatemi). E não há desculpas para perder o agito da festa dos mistérios. O valor do ingresso ainda pode ser parcelado e/ou pago em boleto.

Confira Line up exclusiva*

Bhaskar

Bhaskar Achkar Peres Petrillo ou simplesmente Bhaskar começou sua história em 2004, aos 12 anos, quando surgiu seu primeiro projeto com Alok, seu irmão gêmeo. Na época, lidavam com as CDJs como um hobby, mas com o passar do tempo, viram que a brincadeira estava ficando séria. Filho dos renomados DJs Swarup e Ekanta, foi motivado pelo sucesso dos pais e em poucos anos já estava 'dando shows' em diversos países.

Hoje com 27 anos, o artista tem influências melódicas e profundas; sua música não se prende ao tradicional. Sua personalidade musical pode ser facilmente reconhecida por ilustrar uma rara fusão de elementos futurísticos do Tech House com sons mais limpos e orgânicos do Techno e do Deep House (Fonte: Artist Factory). 

Dubdogz

Formado pelos gêmeos Marcos e Lucas Schmidt, o projeto Dubdogz surgiu no final de 2015 trazendo produções com notáveis mesclas de sonoridades que vão do Deep House ao Nu Disco. Em porte de uma identidade incomparável, construída através de uma serie de lançamentos diferenciados e um feeling único de pista, o projeto vem a cada dia mais se consolidando entre os apreciadores da boa música.

Com passagem por diversos países como Alemanha, África do Sul, Dinamarca, Suíça, França, Austrália e México, a dupla de produtores carrega em sua bagagem apresentações por grandes festivais como Tomorrowland, XXXperience e Electric Zoo Brasil – sendo esse último o qual escolheu sua faixa "Sunrise" – assinada pela Universal Music –, como tema oficial para a primeira edição brasileira.Os gêmeos prodígios da música eletrônica iniciaram a carreira musical aos 16 anos. Além do Brasil, a dupla se consolidou internacionalmente ao participar de alguns dos principais festivais de música eletrônica em países como Alemanha, Dinamarca, Suíça, França, Austrália, México, África do Sul e Argentina (Fonte: Gigdj.com). 

Liu

Com formação musical clássica e apaixonado pela dance music desde os seus 11 anos, o DJ e produtor Liu começou sua carreira conhecido como prodígio nacional nas palavras de DJs importantes. Dedicação em estúdio, carisma ao vivo e músicas fascinantes colaboraram para o artista se tornar um dos players mais requisitados nos clubes e festivais do país. 

Para quem achou que Don’t Look Back, single que colocou Liu no radar do Alok, seria seu único hit insuperável e completamente à frente de seu tempo, o artista surpreendeu. Dentro de seu vasto repertório autoral estão faixas internacionalmente privilegiadas como All I Want, lançada com Alok pela gigante Armada Music e ouvida 25 milhões de vezes no Spotify, e Coastline, pela Spinnin Records, que emplacou, com seu agradável espírito sonoro de veraneio, presença entre as 200 faixas mais reproduzidas no Spotify Brasil e em playlists essenciais como a MINT e a Fresh Electronic, também no serviço de streaming. 

Acostumado a transitar pelo melhor dos dois mundos, Liu equilibra o estado emocional sônico de seus lançamentos, ora apresentando batidas orientadas para a noite, como Pirate, Tufak e Bolum Back — a última estourou nas pistas estrangeiras de DJs como Jauz — ora para um público mais fora do circuito de pista, com faixas como Don’t Be Scared e a própria Coastline, demonstrando a flexibilidade no trabalho do jovem DJ e produtor, da rádio para as baladas e vice-versa. Liu passa agora por um momento de constante renovação e maturação, com faixas recentes como o remix de O Sol para Vitor Kley (Fonte: Artist Factory). 

Manimal

Exclusivamente autoral, Manimal é fruto de uma visão artística moderna e muitas experimentações em estúdio. Júnior Lima e Júlio Torres se unem e somam experiências no projeto. 

Júnior traz seu lado músico, com vocais e instrumentos musicais como bateria e guitarra, enquanto Júlio prepara as bases eletrônicas com a qualidade e precisão lapidadas em seus 23 anos de carreira como DJ e produtor. O resultado é provocante, visual e, musicalmente oferece uma interpretação lúdica para a essência da associação homem-animal através de bases e timbres poderosos alinhados por uma cadência rítmica madura, profunda e progressiva. O projeto, com influências de rock, disco e house music, resulta em músicas voltadas para as pistas de dança, com um forte viés autoral. Além do single ‘Think About It’, lançado em dezembro de 2016, a dupla já conta com mais de dez músicas que serão lançadas nos próximos meses (Fonte: Gigdj.com). 

*Serviço - Mysterious 2018*

Quando: 14 de novembro, a partir das 22h (véspera de feriado)
Onde: Terminal Marítimo de Fortaleza (av. Vicente de Castro, 2558-2658 / Cais do Porto)
Mais informações: www.mysterious.com.br
Venda de ingressos: Além do site oficial, os ingressos podem ser adquiridos na iByte (Dom Luís, RioMar e Iguatemi)