quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SHOWS


Concertos especiais

Orquestra da UECE faz apresentações


Sob a regência do Maestro Alfredo Barros, a Orquestra Contemporânea do Ceará (OCC) – da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – realiza duas apresentações especiais no Teatro do Via Sul Shopping: no dia 14 de dezembro, às 17h, voltada para o público infantil; e no dia 15 de dezembro, às 20h. O ingresso individual é 1 kg de alimento, a ser doado para instituições. O teatro fica na Av. Washington Soares, 4335 – no 3º piso.
No repertório da orquestra, diversas composições clássicas natalinas. Criada em 2009 e composta por 46 músicos – formados por estudantes e não-estudantes da universidade, de diferentes camadas sociais – a Orquestra abre uma perspectiva para orientação e apoio aos estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.
A Orquestra Contemporanêa do Ceará é um projeto de extensão do Curso de Música da UECE. Sua missão é prover a comunidade cearense com um meio de desenvolvimento artístico musical, através do qual instrumentistas e compositores possam expressar sua arte de forma orientada e artisticamente bem fundamentada. Mais informações: (85) 3404-4027; www.teatroviasul.com.br.








Fagner faz show gratuito no TJA

Dentro da programação desenvolvida pelo Governo do Estado do Ceará para comemorar os 100 anos do Theatro, o cearense Raimundo Fagner faz show gratuito na quinta, dia 16/12. A Praça José de Alencar vai viver uma ocupação diferente, entoada pela música do cantor Raimundo Fagner. O cearense é próximo a se apresentar no projeto Músicas do Mundo, que integra a programação alusiva ao Ano 100 do Theatro José de Alencar, equipamento vinculado a Secretaria da Cultura do Estado. O show será no dia 16 de dezembro (quinta-feira), às 19h, na Praça José de Alencar. O palco estará montado na porta do centenário Theatro e abraçando a Praça, Fagner será acompanhado pela banda formada por Marcus Vinnie (teclados), Leo Fernandes (teclados e scaletta), Rick de La Torre (bateria), André Carneiro (baixo) Cristiano Pinho (guitarra) e Claudio Bezz (violão). Na apresentação, canta sucessos como Canteiros, Espumas ao Vento, Borbulhas de Amor, Deslizes, Pedras que Cantam, Mucuripe, Noturno, Cartaz, além dos clássicos Asa Branca e Vaca Estrela e Boi Fubá.








Oscar Arruda e Ivan Timbó fazem show no Sesc Senac Iracema

O projeto “LadoA LadoB” é uma iniciativa do coletivo TEMBIÚ – Alimento de Alma e estimula a pesquisa e produção musical dos artistas Ivan Timbó e Oscar Arruda, que trabalham juntos em diversos projetos musicas, desde 2008.

Trata-se de uma dupla de músicos criadores, que compõem juntos, tocam com o mesmo (e qualificado) naipe de instrumentistas e trilham juntos o estreito caminho da música autoral no Ceará. Com estilos próprios, cada um tem sua carreira independente e escolheram se acompanhar, em cada um dos dois trabalhos, para aproveitar a sintonia que desenvolveram como artistas. Juntos, os dois trabalhos se fortalecem na busca de mais espaço para concertos e, juntos, buscam os mesmos canais para difusão de seus respectivos discos: “Uni Verso”, de Oscar Arruda, e “Voltas”, de Ivan Timbó. Cada um dos dois trabalhos ganhou identidade própria e, nas duas situações, pode-se notar a sintonia entre esses artistas, que se alternam nas funções de diretor musical e instrumentista.

No LadoA: “Uni verso”, que registra a musicalidade de Oscar Arruda num momento em que ele experimenta seu trabalho solo (“uni”) e composições com letras (“verso”), uma vez que sua trajetória como artista é marcada por incursões em grupos de música instrumental. Sua musicalidade é brasileira e universal e os cinco temas escolhidos para o disco transitam pelo samba, rock e jazz, com melodias bem elaboradas e espaço para a improvisação dos músicos que acompanham sua guitarra elétrica (contrabaixo, bateria, piano elétrico e sax, uma formação fortemente influenciada pela fusão jazz-rock dos anos 1970 e 1980). Elementos da estética e do imaginário cearense estão presentes em suas letras, como os pescadores (em “Canoa Veloz”), o mar (em “Praia do Futuro”), o sertão (em “Carnaubais”), o êxodo (em “Bye Bye Ceará”), sempre imersos em uma atmosfera onírica de imagens e sentimentos ao mesmo tempo pessoais e universais como o amor, a saudade e o delírio, revelando por vezes uma profunda conexão espiritual entre o homem e a terra.

No LadoB: “Voltas”, que foi gravado, produzido e masterizado por Ivan Timbó; um disco que registra sua identidade musical em seis temas instrumentais e vocais que passeiam pelo Nujazz (ou Eletronicjazz), estilo de jazz que, a partir de improvisações, funde a música eletrônica com diferentes estilos musicais como o soul ou o funk, gerando ambiências sonoras: um ambiente lounge. Um disco original e conceitual em que as músicas seguem uma mesma unidade, desenvolvida a partir de uma identidade musical visual. Essa concepção gera na sonoridade do disco uma ambiência sonora repleta de texturas e sensações visuais. O vigor estético do disco aproxima a musicalidade de Ivan Timbó à condição de se aproximar das artes visuais, ficando evidente nas apresentações ao vivo, marcadas por projeções visuais que dialogam com a execução musical.

Esses compositores trilham juntos a saga de afirmar suas criações artísticas, alheios à tendências do mercado e imbuídos na peleja coletiva e incansável de fazer a música que acreditam.

A TEMBIÚ – Alimento de Alma apoia e empreende essa iniciativa e apresenta no SESC SENAC Iracema, dias 18 e 19 de dezembro de 2010, parte do repertório desses dois artistas cearenses que apostam no trabalho coletivo.

Para essas apresentações, além do repertório dos dois discos, os artistas mostrarão ao público novos arranjos para alguns clássicos da música brasileira que surpreendem pelo formato eletroacústico e improvisador. Complementam a noite projeções audiovisuais de diferentes artistas fortalezenses, parceiros do projeto, que dialogam com a musicalidade promovida.

mais:
myspace.com/ivantimbo
myspace.com/oscaruniverso
tembiu.pro.br

LadoA LadoB – Oscar Arruda e Ivan Timbó
dias 18 e 19 de dezembro (sáb e dom), às 20h
no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90-C – Praia de Iracema)
entrada franca
info: (85)3252-2215 (SESC) e 9621-9700/tembiu@gmail.com (rodrigo de oliveira, produção/comunicação LadoA LadoB)

Nenhum comentário: