segunda-feira, 10 de março de 2008

SAÚDE

Protetor de assento sanitário Sublime


A Melhoramentos Papéis, empresa que está entre as líderes do mercado de papéis para higiene, cozinha e lenços, dá continuidade à sua experiência em criar inovações para o bem-estar de milhões de brasileiros e lança novos itens para um portfólio diferenciado de produtos para cuidados pessoais.

Uma das novidades é o novo protetor de assento sanitário Sublime, o único produto em papel descartável do mercado em embalagem prática com cinco unidades e disponível para venda ao consumidor final exclusivamente nas melhores farmácias. O produto está disponível, inicialmente, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de Curitiba e Porto Alegre.

Com composição de 100% de fibras virgens, os protetores de assento Sublime são acondicionados em caixinhas compactas, perfeitas para carregar na bolsa ou na nécessaire. O produto foi desenvolvido especialmente para mulheres jovens e adultas, preocupadas com a higiene pessoal e de sua família.

Práticos e higiênicos, os protetores de assento Sublime são perfeitos para carregar na bolsa e indicados para as mulheres que têm um dia-a-dia dinâmico e que levam uma vida agitada, com os afazeres profissionais e familiares, e que costumam sair mais de casa, freqüentando cafés, teatros, shoppings, clubes, restaurantes e parques.






Páscoa sem culpa




A nutróloga Daniela Hueb dá dicas de como manter a forma sem abdicar dos prazeres do chocolate



Com a chegada da Páscoa, a maioria das pessoas começa a se preocupar em como irá conseguir driblar as calorias diante da infinita variedade de chocolates a que são submetidas. É praticamente impossível não comer nem um pedacinho, diante das muitas opções oferecidas. O consumidor pode escolher desde produtos que não possuam lactose até ovos especiais para a criançada que trazem personagens de desenho animado, filmes, brindes, recheios diferenciados e até vale-surpresa.



Hoje, o Brasil é o quinto maior produtor de chocolates e um dos maiores mercados de Páscoa do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a produção industrial desse ano deve crescer uma média de 7% em relação ao ano de 2007, atingindo 22,9 mil toneladas. Isso corresponde a mais de 100 milhões de ovos.



De acordo com a nutróloga Daniela Hueb, apesar de calórico, o chocolate é um alimento rico em vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, ácido fólico, entre outros. Com isso, os chocólatras de plantão podem ficar mais tranqüilos, a ingestão do alimento traz benefícios à saúde e pode auxiliar na prevenção de doenças como a depressão e a anemia.



Cada substância presente no chocolate exerce um papel importante no organismo. A cafeína, por exemplo, é um estimulante e dá energia, a manteiga de cacau, rica em gordura insaturada, estimula a formação do colesterol bom ou a chamada polifenois que age como antioxidante e previne o envelhecimento e também o aparecimento de alguns tipos de câncer.



Além de todas estas vantagens, pesquisadores descobriram que o consumo de chocolate estimula a produção de um produto químico chamado feniletilamina, o mesmo desenvolvido por humanos quando estão apaixonados. Isso explica a



sensação de bem-estar ao comer cacau, principalmente entre as mulheres.



Vale lembrar que, apesar de todas as características positivas, pessoas que apresentam quadro de obesidade, enxaqueca e gastrite, devem evitar o alimento.



Tabela com o valor calórico dos principais tipos de chocolate.



Tipo / 50g


Calorias

Chocolate ao leite


270 kcal

Chocolate crocante


276 kcal

Chocolate branco


275 kcal

Chocolate amargo


268 kcal

Chocolate diet


267 kcal

Chocolate light


202 kcal



Para aqueles que não querem acumular os indesejáveis "quilinhos a mais", dicas de atividades físicas e o tempo necessário para queimar aproximadamente 50 g de chocolate:



Atividade Física


Tempo

Ginástica aeróbica


40 minutos

Caminhar moderado


2,5 horas

Passear de bicicleta


2 horas

Pular corda


50 minutos

Dança moderada


2,10 horas

Natação


2 horas



Com a popularidade do chocolate, muitos mitos foram criados em torno do consumo do alimento. Entre eles, está a questão da acne. Segundo Daniela Hueb não há provas cientificas em relação a isso. Em alguns casos, ele pode piorar o quadro de acne já existente apenas por ser gorduroso, mas não desencadear o problema.



Para quem não consegue deixar de comer o alimento ou não quer abrir mão dos ovos de páscoa, a especialista recomenda uma dieta a base proteínas (carnes), verduras e algumas frutas, e evitar alimentos com farinha branca e carboidratos em geral para evitar excessos.



A nutróloga dá um alerta para as pessoas radicais que só comem verduras nas refeições, mas abusam dos doces. "Este tipo de compensação só deve ser feita em datas comemorativas, no máximo,

duas vezes ao mês. A pessoa pode até não engordar, mas desenvolve anemias e carências vitamínicas que podem acarretar doenças graves", explica.



Uma boa pedida são as receitinhas lights que levam chocolate, como as barrinhas de cereais, banana passa e pudim ou flan diet. Estes produtos são vendidos em supermercado, são fáceis de fazer e são opções saborosas e hipocalóricas.



Daniela ainda faz uma ressalva quanto ao consumo de chocolate por crianças. "As mães devem evitar dar qualquer tipo de açúcar para bebês. Com isso, ela evita o estímulo de uma futura obesidade", avisa.



Mulheres X Chocolate



Por que será que as mulheres amam chocolate? Não importa se o motivo foi a briga com o namorado, uma discussão com os pais, a TPM, os problemas profissionais, o ataque de ansiedade por conta do encontro de hoje à noite ou então, simplesmente porque é dia de comemoração e a felicidade é total. Realmente, o que menos importa é o motivo. O fato é que o chocolate está presente na vida das mulheres na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte os separe.



A ligação entre as mulheres e o chocolate, no entanto, está além de ser apenas emocional e, sim, hormonal. A serotonina, também chamada de hormônio da felicidade, é um neurotransmissor capaz de regular o sono, o humor e até o padrão alimentar. As mulheres, principalmente durante a TPM, apresentam queda na taxa de estrogênio e elevação dos níveis de progesterona, que também está associada à diminuição da serotonina. Portanto, como nenhum outro alimento é capaz de aumentar tanto a produção desse hormônio quanto os chocolates e doces, a obsessão feminina por esse alimento é resultado de uma constante oscilação do ciclo hormonal.



Segundo Daniela Hueb, o título "hormônio da felicidade" faz todo sentido, uma vez que a serotonina oferece a mesma sensação de estarmos apaixonadas. "Quando nos sentimos deprimidas e ingerimos chocolate, ele nos proporciona paz, calma e equilibra novamente a nossa serotonina, atenuando a depressão e a ansiedade feminina. Fora que também é uma fonte de prazer rápida", explica a especialista.



No corpo feminino, o chocolate também apresenta vários benefícios, como: prevenir depressão, anemias carenciais, melhora o colesterol bom (HDL), é responsável pela formação de alguns hormônios benéficos, fortalece a resistência imunológica e melhora cabelos e unhas.



"Nutricionalmente falando, o melhor tipo de chocolate é o meio amargo. Ele é mais rico em cacau do que as outras versões, contém vitaminas do complexo B, polifenóis que são anti-envelhecedores e fortalecem a imunidade., afirma Daniela.



Em excesso, no entanto, ele pode ser um dos fatores causadores da obesidade, e como conseqüências, excesso de gordura corporal, triglicérides e colesterol elevado, pressão arterial elevada e até diabetes. É contra-indicado para enxaquecas e auxilia na formação de cáries e gastrite.



Sobre a especialista:



Daniela Hueb é médica graduada pela Universidade de Alfenas, com especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP); em Dermatologia pela Fundação Carlos Chagas (RJ); e Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto (SP), especialidade médica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade. Cursou também Medicina Estética na Argentina e nos Estados Unidos e foi chefe do Centro de Saúde de Piratininga (SP).



Hueb é ainda membro efetivo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Academia Brasileira de Dermatologia, Sociedade Francesa de Medicina Estética e Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Também participa da Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Laser. Daniela Hueb é sócia-diretora da clínica médica integrada que leva o seu nome, especializada em diversos tipos de tratamentos, como acne, obesi­dade, celulite, cirurgia estética sem cicatrizes, peeling, entre outros.




Dia Mundial do Rim


A data, comemorada em 13 de março, representa um alerta sobre os perigos das complicações renais, que acometem milhões de brasileiros



Eles são dois, têm o formato similar ao de feijões e funcionam como uma espécie de filtro do nosso organismo. Os rins, responsáveis por eliminar toxinas e regular alguns processos químicos do corpo, como o estímulo para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, demandam certos cuidados que, quando não seguidos de forma correta, podem resultar em enfermidades graves. No próximo dia 13 de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim, data que figura como uma oportunidade de alerta sobre os perigos e alcance das complicações renais, que atingem hoje milhões de brasileiros.



A mais grave delas é a doença renal crônica (DRC), mal que afeta atualmente cerca de 2 milhões de pessoas no país e quase 500 milhões em todo mundo. A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções dos rins e tem como principais causas o agravo de quadros de diabetes e hipertensão.



Uma das complicações mais comuns da doença renal crônica é a anemia renal, diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos do sangue que leva a uma menor oxigenação do organismo. Esta forma de anemia pode contribuir também para o surgimento de doenças cardiovasculares, já que o coração aumenta o ritmo de bombeamento sangüíneo na tentativa de compensar a falta de oxigênio no corpo. Estima–se que cerca de 70 mil portadores de DRC desenvolvam também a anemia renal.



Segundo informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, atualmente mais de 70% das pessoas que sofrem com problemas renais no país não sabem que estão doentes e, portanto, não buscam tratamento.



A melhor forma de retardar a ação das doenças renais, evitando o surgimento da anemia ou mesmo sua evolução, é o diagnóstico precoce. “Ele pode ser realizado por um método bem simples, com uma amostra de sangue, a mesma necessária para uma dosagem de colesterol. A análise é feita medindo-se o nível de creatinina: uma elevação dessa substância no organismo indica uma diminuição da função renal”, informa a Dra. Anita Silva, gerente médica da Roche.



Embora a doença renal crônica não apresente sintomas aparentes até que cerca de 50% da função dos rins estejam comprometidas, é importante estar alerta a certos sinais. Ardor ou dificuldade para urinar, alterações na coloração ou presença de sangue e espuma na urina, são alguns deles. Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, dores lombares, vômitos, náuseas, palidez e fraqueza também podem ser indicadores da DRC. Ao menor sinal de alterações do organismo, um médico deve ser consultado.

Nenhum comentário: