O Senac Ceará anunciou os vencedores da segunda edição do concurso Jovens Criadores Senac, em coquetel para convidados realizado na unidade Aldeota. Após apresentação técnica dos projetos, a avaliação foi realizada pelo júri composto por profissionais, pesquisadores e empresários da Moda e do Design. O primeiro lugar foi para a publicitária e estudante de Design de Moda, Sarah Veloso. O segundo e terceiro lugares foram para os projetos desenvolvidos por Sanderson do Amaral Souza e Rene Carvalho dos Santos.
Os três primeiros lugares do Jovens Criadores Senac 2023 receberam prêmio em dinheiro. Eles terão ainda mentorias de Moda e Branding com o mentor David Lee e o consultor Eduardo Motta, para desenvolvimento de uma coleção a ser apresentada em abril de 2024, durante o evento Ceará está na Moda.
“Esse é um momento muito rico para o Sistema Fecomércio, pois o trabalho de cada um dos oito finalistas reflete a missão do Senac e sua atuação na formação dos profissionais da cadeia produtiva da Moda no Ceará. Estamos orgulhosos pela trajetória e amadurecimento de todos nesse processo e por revelar novos talentos para o mercado”, destacou a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Com foco na valorização da cultura cearense, o concurso Jovens Criadores Senac 2023 propôs o tema “Da tradição à economia criativa: a moda conectada com o consumo consciente e sustentável”. Para fomentar o regionalismo, o fortalecimento de um ecossistema de reuso e a preservação ambiental, o processo criativo foi direcionado para a metodologia de upcycling.
Dentro dessa proposta, o projeto vencedor utilizou descarte de tecidos para fabricação de redes, um produto que vem dos povos originários do Brasil e que faz parte da cultura do nordestino. Além da coleção de roupas desenvolvidas com punho, tecido e varanda de rede, Sarah Veloso desenvolveu acessórios em colab com duas marcas cearenses comandadas por mulheres: a Menah Acessórios e a Tangerine Óculos.
“Eu sempre pesquisei sobre artesania e, durante o curso de Modelista que fiz no Senac, peguei emprestado na biblioteca um livro sobre o assunto, que falava também sobre redes. Daí veio a minha inspiração para o projeto”, conta a vencedora do concurso. “Agora, é fazer acontecer a coleção que eu sonhei em todos os detalhes, a cada peça, literalmente. Eu sou uma pessoa sonhadora e me agarro muito nisso. Acredito que ano que vem será de muitas realizações e surpresas”, comemorou Sarah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário