segunda-feira, 27 de novembro de 2023

SAÚDE/BELEZA: A cirurgia plástica e o segredo dos resultados naturais

Artigo do Cirurgião Doutor Eduardo Sucupira 

A cirurgia plástica se destaca pela sua capacidade de transformar a aparência e melhorar a autoestima dos pacientes. Indivíduos insatisfeitos com a sua aparência podem enfrentar níveis mais elevados de estresse, ansiedade e até depressão. Muitas pessoas buscam procedimentos de cirurgia plástica para corrigir imperfeições, restaurar a juventude e alcançar um aspecto mais atraente. A escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente é o primeiro passo para alcançar resultados naturais. Uma intervenção realizada com profissional qualificado detentor de habilidades técnicas sólidas e compreensão da estética invariavelmente resultará em sucesso.
A busca pela perfeição estética é uma realidade que tem destacado no dia-a-dia da sociedade contemporânea. Muitas pessoas aspiram a uma aparência idealizada, frequentemente influenciada por padrões de beleza divulgados pela mídia, redes sociais e pela pressão da cultura da imagem. Muitos desses indivíduos são submetidos a diversas cirurgias e tratamentos para atingir um ideal de beleza às vezes inatingível.
 O paciente tem o dever de explicar suas metas, expectativas e preocupações, enquanto o cirurgião deve avaliar as opções disponíveis e informar sobre os resultados alcançáveis. Cada paciente é único, e o planejamento da cirurgia deve ser adequado às características individuais e às expectativas realistas. O cirurgião plástico deve levar em consideração as características do paciente, a idade, o estilo de vida e outras variáveis que determinarão o sucesso da intervenção.
A cirurgia deve realizada com precisão, a partir de técnicas avançadas para a obtenção de resultados naturais. Isso envolve a manipulação cuidadosa dos tecidos, o planejamento e posicionamento de incisões e a atenção aos detalhes mínimos. A ênfase da deve ser na restauração da harmonia e não na mudança drástica. A filosofia do “Menos é mais” poderá assegurar um êxito absoluto!
A satisfação com os resultados da cirurgia plástica pode motivar os pacientes a adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo dieta balanceada e exercícios regulares. Ou seja, benefícios físicos adicionais que suplantam o próprio resultado de uma intervenção. Hábitos saudáveis como atividade física, alimentação equilibrada, sono reparador são imprescindíveis para garantir resultados superiores e mais duradouros.
O período pós-operatório é fundamental para que se atinja os  resultados esperados e, por isso, deve ser respeitado. O paciente deve seguir as orientações à risca para uma recuperação adequada e evitar complicações. A avaliação permanente durante a fase de recuperação é essencial. Permite que o cirurgião e o paciente percebam as alterações, a evolução, os resultados à medida que se tornam evidentes e façam ajustes de conduta, se necessário.
: A responsabilidade do cirurgião plástico não se encerra na sala de cirurgia. O acompanhamento pós-operatório diligente poderá garantir uma recuperação segura e bem sucedida. Os cirurgiões devem estar disponíveis para responder a perguntas e fornecer cuidados adequados após o procedimento. Em outras palavras, o cirurgião deve aportar segurança!
Em resumo, uma cirurgia plástica bem-sucedida que resulta em uma aparência natural é o resultado da combinação de técnicas avançadas, comunicação eficaz, planejamento individualizado e trabalho em equipe. A arte da cirurgia plástica está em equilibrar a ciência médica com a busca pela beleza natural e a satisfação do paciente. Seja o seu próprio padrão de beleza!

EDUARDO SUCUPIRA – Cirurgião Plástico, realizou a sua formação no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy(1997-1999). É Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Membro internacional da American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). Mestre e Doutor pelo Programa de Cirurgia Translacional da Escola Paulista de Medicina pela Universidade Federal de São Paulo.

Nenhum comentário: