Música Popular Brasileira em noite de lua cheia, ao som das águas da Barragem das Pedrinhas, em Limoeiro do Norte - Ceará. O Lual Som das Águas chega à sua 10ª edição enaltecendo a autêntica MPB no Vale do Jaguaribe, dando palco a artistas locais ao lado de grandes nomes nacionais. No sábado, 2 de dezembro de 2023, a programação traz clássicos do romantismo, com o cantor e compositor Peninha e banda, o pernambucano Fábio Carneirinho e banda, além dos limoeirenses Deílson Rabelo, Marina Holanda, Gil Tony e Edson Cley.
Breve histórico
O evento musical independente se consolidou entre os anos de 1996 a 2005, idealizado por Rogério Pinheiro, publicitário e produtor cultural limoeirense. Sua primeira grande edição foi em 2000, tendo como destaque o artista Belchior; seguida em 2001, trazendo Geraldo Azevedo. Em 2002, contou com a presença de Ednardo; em 2003, com Zé Ramalho e em 2005 com Fagner. Através da Marca Produções, atual Marca Comunicação, foram realizadas as nove edições que ficaram na memória do público cativo do evento, com incentivos públicos, privados e advindos da bilheteria. O projeto enfrentou dificuldades para manter-se ativo anualmente à época e, após um hiato de 18 anos desde a sua última realização, aponta para grande retorno.
Bastidores do Lual nos anos 2000. Da direita para a esquerda, Rogerinho Pinheiro (realizador do evento) em pé ao lado de Luciana Holanda (esposa) com o sobrinho Diogo Pinheiro ao meio, ao lado do poeta Belchior sentado, com Marina Holanda (filha) criança em seu colo. / Acervo Lual Som das Águas.
“Ter saudade até que é bom”
O clima de retomada vem cheio de emoções, com o romantismo de quem não se vê há muito tempo. A noite começa lançando luz para os talentos da terra, abrindo com o músico multi instrumentista Deílson Rabelo juntamente com os músicos Gil Tony e Edson Cley; e a estreia da multiartista Marina Holanda, cantando sucessos de mulheres do Brasil. Ao brilho da lua nas águas, o cantor e compositor Peninha vem para embalar a noite com canções que marcaram grandes histórias de amor, como “Sonhos”, “Sozinho”, “Alma Gêmea”, “Casinha Branca”, “Adoro amar você” e “Matemática”. Para amanhecer o dia dançando agarradinho, o Lual também traz o melhor do forró raiz com Fábio Carneirinho e banda.
Marcado no Calendário Lunar da Cidade e do Estado
O evento acontece tradicionalmente alinhado ao ciclo da lua cheia, na Barragem das Pedrinhas; que além de ser um dos principais pontos turísticos de Limoeiro, atravessa também a história de vida de Rogerinho Pinheiro, que viveu parte da sua infância e adolescência em sítio localizado próximo à barragem, de frente para o Rio Jaguaribe.
“Existe um mercado de eventos muito acirrado na região do Vale do Jaguaribe, voltado para o universo do forró, do sertanejo, do piseiro e das micaretas. Ao retomar a realização do Lual, não estamos promovendo apenas um show de MPB. Estamos reacendendo todo um movimento cultural que marcou gerações, gerando encontros históricos, com relevância e potência para entrar no calendário oficial da cidade e do Estado”, afirma o idealizador e produtor Rogerinho Pinheiro.
Não fique de fora!
O 10º Lual Som das Águas conta com estrutura de camarotes pré-reservados, feira criativa de artesanato, e arrecadação de alimentos para o Programa Ceará Sem Fome. Para quem mora da região jaguaribana, os ingressos podem ser adquiridos presencialmente em cinco pontos de venda: em Limoeiro do Norte, na Loja Sport Modas; em Tabuleiro do Norte, na Farmácia Renofarma; em Russas, na Mafalda Magazine; em Morada Nova, na Farmácia Padre Cícero; em Quixeré, no Supermercado Araújo. Compra online disponível pelo link.
O 10º Lual Som das Águas é uma realização da Marca Comunicação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Morada Nova. O evento conta, ainda, com o patrocínio de RR Turismo, Carneirinho Pneus, Grupo São Matheus, Regional FM, TV Jaguá News; com o apoio da Brisanet, Sicredi, Vereador Valdemir Bessa, Loteria Jaguar, TV Educadora e Terra Fértil.
Serviço
10º Lual Som das Águas
Sábado, dia 2 de dezembro, às 22h
Barragem das Pedrinhas - Barraca do Moacir
Estrada Pasta-Morros, 136 - Limoeiro do Norte-CE
Ingressos à venda neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário