Jefferson Gonçalves deixou o Rio de Janeiro para conhecer as sonoridades do Nordeste. Músico de Blues, se tornou referência para gaitistas e admiradores da bicentenária harmônica - ou "realejo", "gaita de boca", "gaitinha", dependendo da região - e vem travando uma série de diálogos com parceiros de outros instrumentos. Inseriu-se em diferentes cenas culturais e, entre os muitos intercâmbios que pôde fazer em quase de 35 anos de carreira, cruzou caminho com os irmãos paulistas Júlio e Luciano Bittencourt, do Bitencourt Duo, que trabalham com instrumentos e cordas e com percussão.
Essa conversa musical resultou numa série de projetos - a maioria acessível nas plataformas de música na Internet - e em ensinamentos, experimentos e muita criatividade. Pode-se dizer que, sempre, Jefferson e o Bitencourt Duo têm mostrado aos públicos aos quais se apresentam o que há de belo e plural na cultura do Brasil.
Agora, Jefferson Gonçalves e o Bittencourt Duo têm oportunidade de irem mais longe ainda. Eles foram convidados a participar do Festival Mundharmonika Live, em Klingenthal, na Alemanha - um feito e tanto para artistas sul-americanos que se dedicam a uma música plural, que está fora dos grandes roteiros comerciais. O evento será realizado em setembro do ano que vem e, afinados, Jefferson, Júlio e Luciano já iniciaram uma campanha para coletar recursos que os permitam viajar para a Europa.
O Festival Mundharmonika Live tem a assinatura de uma das mais reconhecidas e respeitadas fábricas de gaitas do mundo, a Seydel, empresa que já soma 176 anos de pequisas, estudos e qualificação do instrumento.
O Brasil, que vem assumindo uma nova imagem internacional, readquirindo crédito e reverência em campos distintos, não pode perder essa oportunidade de se reafirmar no meio cultural.
Quem puder contribuir e apoiar essa jornada musical, pode fazê-lo por meio de depósito bancário.
O pix é harmonicajg@gmail.com
Banco 237 - Bradesco
Agência 1434 / conta 38373-2
Jefferson Gonçalves da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário