Fruto de parceria com o Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar, a mostra gratuita apresenta parte do acervo de imagens e objetos relacionados à história da fotografia no Ceará, desde os monóculos, os lambes-lambes e os retratos pintados às técnicas digitais.
A Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, abrem, nesta quinta-feira (30), às 19h, a exposição "Retrato de Mestre", na Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), em Quixadá, Ceará. Com curadoria do Mestre Júlio Santos, referência na arte da fotopintura, da assessora de Museus Valéria Laena e da equipe do MCC, a mostra apresenta um acervo com quase 400 peças, composto de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, das câmeras de instantâneo (popularmente conhecidas como lambe-lambes) e dos retratos pintados, práticas de registros mais artesanais que já foram comuns no Ceará, à aplicação de técnicas digitais. Gratuita, a mostra ficará em cartaz até fevereiro de 2024, com visitações às terças e quartas, das 8h às 12h e das 14h e 18h, e quintas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 21h.
A mostra é um recorte da coleção Retrato Popular do MCC, acervo exposto entre março e agosto deste ano, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Seguindo as homenagens ao mestre cearense da fotopintura, Júlio Santos, serão exibidos objetos que mostram a mudança da fotografia ao longo das décadas, acompanhando, do modo analógico ao digital, em particular nas cidades de romaria cearense: Canindé e Juazeiro do Norte. Também integra a exposição "Câmera Viajante", filme de Joe Pimentel que apresenta as técnicas do popular "lambe-lambe", do monóculo e do "retrato pintado" nessas cidades, e que destaca alguns protagonistas desta história da fotografia cearense.
Segundo a curadora Valéria Laena, um dos propósitos da parceria entre o MCC e a CSCA neste projeto é dar centralidade à vida e narrativas de pessoas que ainda não relataram suas vivências sobre práticas e saberes que possam somar-se às histórias já escritas, como a trajetória do Aúreo Studio, em Fortaleza, um marco para a trajetória do Mestre Júlio, por exemplo. "A proposta de itinerância visa valorizar a reflexão sobre essas técnicas fotográficas, seus trabalhadores e o significado na vida das pessoas, além de estimular o público a experimentar antigas e novas formas de se fotografar", afirma a gestora.
A Mostra contará de recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência, como intérprete e vídeos com tradução em LIBRAS, audiodescrição em sistema NFC e textos em Braille e ampliados.
Curadoria
Mestre Júlio Santos dedica-se ao desenvolvimento e divulgação da fotopintura, técnica fundamental na construção da memória visual dos brasileiros, em especial na região Nordeste. Em 2010, sua obra foi publicada no livro "Júlio Santos: Mestre da Fotopintura", por meio do programa Conexão Artes Visuais da Funarte. Juntos, os artistas desenvolveram a série "Deslimites da Memória", contemplada pelo prêmio Poy 2023.
Valéria Laena é historiadora com pesquisas relacionadas a bens culturais no Ceará para exposições, publicações e produção de documentários que valorizam a criação artesanal e artística de anônimos e mestres de ofícios. Como gestora de museus, cria e desenvolve projetos especialmente para o Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar. É idealizadora do Projeto Comida Ceará, coordenadora da pesquisa de campo e organização dos acervos desse projeto para fins de exposições, documentários e publicações, entre outros produtos.
Sobre a Casa de Saberes
A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural. Construída coletivamente, dialoga com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais.
Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Em seus 30 mil m², integra dois museus, duas salas de cinema, teatro, planetário e espaços para apresentações artísticas e culturais que há 24 anos fazem parte da história do Ceará.
Serviço: Abertura da exposição "Retrato de Mestre" na Casa de Saberes Cego Aderaldo
Data: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino 167, Quixadá-CE)
Acesso gratuito e livre. Após a abertura, as visitações seguem gratuitas até o dia 8 de fevereiro de 2024, com visitações de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais informações: @casadesaberes.ca
Nenhum comentário:
Postar um comentário