Com o intuito de aprofundar as relações de gênero, o Teatro Violetas realiza até domingo, 03 de dezembro, a Mostra Violetas: teatros para des-inventar o desigual. Surgido há quatro anos, o Teatro Violetas nasceu com o intuito de investigar as relações de gênero e revelar o apagamento histórico de mulheres na perspectiva da cena expandida. E como a relação do teatro contemporâneo vem buscando aprofundar sua relação com a sociedade fomentando experiências unindo a arte e a vida, o grupo investe cada vez mais nesta pesquisa.
O projeto vem realizando ações em sete territórios de Fortaleza – Poço da Draga (ONG Velaumar), sede do grupo Batuque de Mulher (Conj.Palmeiras), Associação de Moradores do Titanzinho (Serviluz), sede do Grupo Formosura (Serrinha) e sede do Grupo Nóis de Teatro (Granja Portugal), Instituto dos Cegos e Recanto do Sagrado Coração de Jesus.
“Desse modo, o processo criativo acaba por engendrar processos formativos que ampliam e aprofundam a experiência da fruição. É neste sentido, que propomos um projeto onde cada apresentação vincula-se também a uma proposta formativa, compreendendo que a natureza dessa formação é produzir vínculos mais significativos, expandir o ato poético e envolver o espectador mais organicamente (no sentido de criar um organismo) na experiência teatral. Foi a partir da investigação sobre desigualdade de gênero - que tem atravessado nossa poiesis - que chegamos no ponto central deste projeto: tensionar as forças que diariamente naturalizam as muitas desigualdades sociais”, afirma Renata Lemes, diretora dos espetáculos.
PROGRAMAÇÃO
01 de dezembro
Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos
Horário: 09h
Apresentação do espetáculo: “CARTA PARA VIOLETA”
Horário: 16h
Local: Escola em parceria com o Grupo Formosura de Teatro (Serrinha)
02 de dezembro
Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos
Horário: 10h
Apresentação do espetáculo: “CARTA PARA VIOLETA”
Horário: 18h
Local: Sede do Grupo Nóis de Teatro (Granja Portugal)
03 de dezembro
Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos
Horário: 16h
Apresentação do espetáculo: “VOO PARA O FIM DO MUNDO”
Horário: 19h
Local: Intiwatana Casa Coletiva (Sabiaguaba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário