Conforme as análises da Confederação Nacional do Comércio (CNC), haverá um aumento nas vendas de natal em 2023, a projeção é que será alcançando uma alta de 5,0%. Esse crescimento, se concretizado, será o maior salto desde 2013, ano que registrou um incremento de 4,9% nas vendas.
Esses dados são reforçados por uma pesquisa realizada pela Meta, responsável por aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram.
De acordo com o estudo “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, desenvolvido em parceria com a Offerwise, 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal.
*Aquecimento e preparação para as vendas de natal acende a esperança do comércio varejista
No varejo, as decorações natalinas são uma estratégia que vem sendo eficaz para aumentar as vendas nessa época do ano.
Essas decorações, além de atrair clientes, criam um ambiente festivo e acolhedor nas lojas, incentivando o consumo. Grande parte dos shoppings e centros de comércios já estão com suas decorações, buscando aproveitar ao máximo o período de compras de natal efinal de ano.
Essa antecipação das festividades também é estratégico para estender o período de compras das pessoas, assim, elas planejam suas compras com mais calma e, consequentemente distribuem seus gastos ao longo de mais tempo, aumentando o volume total de vendas dos comércios.
*Dados e estratégias para conseguir mais oportunidades
De acordo com com a pesquisa do Fecomércio, Jovens de 18 a 29 anos são os mais ativos no e-commerce, enquanto a faixa etária acima de 50 anos tem a menor proporção de consumidores online.
Segundo os dados, houve um aumento na proporção de consumidores que começaram a comprar online após a pandemia, especialmente as mulheres com renda de 1 a 2 salários-mínimos.
A principal motivação para a primeira compra online foi evitar ir a uma loja física. A frequência de compras online varia, com 51% dos consumidores não compram mensalmente e os smartphones são os dispositivos mais utilizados para compras online.
Sendo assim, para Matheus Maiberg, que é CEO da Groufy aceleradora de marketing e vendas e especialista em vendas através de estratégias digitais, se as empresas e comerciantes varejistas quiserem vender mais e superar os desafios, devem priorizar a facilidade do processo de compra e pagamento para o cliente, isso é um fator crucial na avaliação marketplaces e e-commercers.
De acordo com a experiência de Matheus, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada atualmente, seguindo do Pix, que de um ano para cá, ganhou a segunda posição.
Por fim, ainda sobre o estudo da Fecomércio, os comerciantes consideram os canais digitais como uma das principais ferramentas de vendas durante esse período do ano.
Notavelmente, os lojistas de shopping centers, por exemplo, demonstram uma expectativa ainda maior de expansão no marketshare das vendas digitais, 54,8% deles preveem um aumento substancial nas vendas por meios digitais.
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