terça-feira, 3 de março de 2015

DANÇA

Companhia Deborah Colker apresenta novo espetáculo que explora sensualidade

"Belle" será apresentado na próxima quinta e sexta no Teatro Rio Mar


 A Cia. de Dança Deborah Colker, uma das mais aclamadas da cena contemporânea brasileira, apresenta no Teatro Rio Mar, na próxima quinta e sexta, dias 2 e 3 de abril, seu mais novo e aguardado espetáculo, Belle.  Desta vez, a bailarina e coreógrafa mergulha na clássica históriade Séverine, jovem rica e bonita que trai o marido trabalhando como prostituta em um bordel todas as tardes. Para mostrar as diferentes facetas dessa complexa personagem de vida dupla, a protagonista é interpretada por duas bailarinas, em dois atos, que passam das sapatilhas de ponta ao pé no chão. O recurso para essa transição entre mundos delicados e obscuros foi uma opção de Deborah Colker com João Elias, que assina a direção-executiva.
Com cenário de Gringo Cardia e figurinos de Samuel Cirnansck, o público verá no primeiro ato roupas e mobiliário comportados. À medida que os movimentos vão se tornando mais intensos, com o ápice num delírio de Séverine, há uma transformação física tanto da bailarina quanto do ambiente. Já no segundo ato, o bordel é retratado em preto e branco, com um bastão de pole dance ao centro. O figurino ganha tons fortes, com roupas sensuais e acessórios inspirados nos anos 1960, tudo ao som da trilha sonora assinada por Berna Cepas, com música eletrônica, passando por Miles Davis e Velvet Underground.
O espetáculo nasceu do encanto de Deborah com a personagem Séverine, do livro Belle de Jour, escrito há 86 anos pelo franco-argelino Joseph Kessel. A partir da trajetória incompatível entre instinto e razão da personagem, a coreógrafa decidiu levar o dilema aos palcos com uma adaptação livre da obra que, em 1967, virou filme nas mãos do diretor Luis Buñuel, estrelado pela atriz Catherine Deneuve.
A Cia de Dança Deborah Colker nasceu em 1994, quando estreou o projeto O Globo em Movimento, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em programa duplo com o Grupo Momix. Em 1995, devido à repercussão de seu trabalho, a Companhia conquistou o patrocínio exclusivo da Petrobras, o que lhe tem possibilitado se firmar no panorama da dança mundial. Desde então, a Companhia se apresentou em vários países e, com seus 10 espetáculos, conquistou sete grandes prêmios nacionais da dança.

SERVIÇO
"Belle" - Cia de Dança Deborah Colker
Data: 2 e 3 de Abril
Local:  TEATRO RIOMAR (Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3)
Ingressos à venda: Bilheteria do teatro
Valores: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)

Nenhum comentário: