Uma oportunidade incrível de poder adquirir literatura LGBTQIA+, desde raridades clássicas a best sellers atuais, passando pelas últimas novidades da produção local com esse viés. Trata-se da Flids - Festa Literária da Diversidade Sexual, que celebra conexões entre Literatura, Música, Economia Criativa e Arte LGBTQIA+ , acontecendo até domingo no Espaço Cena do Theatro José de Alencar. Os encontros literários vão proporcionar uma celebração da literatura e da cultura escrita, em que escritores, editores, livreiros e leitores se reúnem para divulgar livros, autores, editoras e outros trabalhos editoriais. Já a Feirinha Criativa promoverá o encontro de pequenos produtores LGBTs de vários setores e negócios locais como artesanato, moda, papelarias e marcas autorais, gastronomia, com a exposição de seus produtos e serviços.
OficinasPara promover a literatura da diversidade também por meio de processos formativos de qualidade, a FLIDS oferecerá oportunidades imperdíveis de oficinas e minicursos gratuitos: Nas tardes de quinta e sexta, acontece a Oficina de Escrita Criativa voltada para pessoas LGBTQIA+, na qual participantes de todas as idades poderão aprender mais sobre técnicas narrativas e criação de conteúdos de ficção com o professor facilitador Mateus Lins ( quinta e sexta, dias 23 e 24 de novembro, de 14h a 17h). Além da oficina, haverá dois minicursos: “Arte e política: o que pode a literatura LGBTQIA+”, com Wes Viana ( quinta, 23, 14h) e “Como construir personagens negros e LGBTQIA+” com Camila Cerdeiras (sexta, 24, 14h). Todas essas atividades vão oferecer certificado de participação e recebem inscrições pela bio do instagram da Flids - @flidsoficial - e pelo site www.flids.orgRodas de Conversas
As rodas de conversas serão encontros lindos e enriquecedores num ambiente que possibilitará a ressignificação de saberes, conectando os participantes.
Uma delas, por exemplo, acontece no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 15 horas, com o tema “Adoção por LGBTs, como adotar / experiência de quem já adotou”, com advogados especialistas e pais LGBTs que já adotaram”.
Mesas e Seminários
As mesas de debate no seminário da FLIDS são ambientes de trocas intergeracionais de saberes e afetos, de modo a enriquecer a compreensão coletiva sobre as temáticas LGBTQIA+. No dia 23 de novembro, quinta-feira, acontecerá a Mesa 1 - com o tema “Panorama atual da literatura LGBTQIA+: processos criativos, estratégias de fortalecimento e o poder das escrevivências”, com diversos nomes da cena literária fortalezense, além da presença de gestores culturais.
A Mesa 2 do seminário terá o tema “Comunicação antirracista e anti-LGBTQIA+fobia” e será realizada no dia 24 de novembro, sexta-feira, com especialistas no assunto, oferecendo certificado de participação para alunos de jornalismo, assessores de imprensa e demais interessados. E no dia 25 de novembro, sábado, acontecerá a Mesa 3, com o tema “Vozes da Diversidade de Fortaleza: palavras que transformam”, na qual cerca de 10 autores e autoras LGBTs, principalmente representantes da nova cena de Fortaleza, comentam suas obras e leem trechos. As mesas acontecem no Teatro Morro do Ouro, com 80 lugares, e a entrada é por ordem de chegada.
Uma oportunidade de conhecer melhor esse cearense de Limoeiro do Norte que acaba de orgulhar todo o Brasil ao receber um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo. Sábado, dia 25/11 - 17h - assista, no Teatro Morro do Ouro, o público vai poder acompanhar um bate-papo ao vivo com o autor de ‘A Palavra que Resta’, levar seu exemplar para autografar ou adquirir um novinho na feirinha de livros da Flids. Entrada franca.
Mostras de Esquetes
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro vai rolar a Mostra de Esquetes Teatrais “Caio Fernando Abreu”, com atores e atrizes egressos dos cursos do CPBT do TJA, em meio a programação.
Podcast Conversa Viada
No Sábado, dia 25 de novembro, às 14 horas, a FLIDS apresenta uma super novidade: o podcast ao vivo “Conversa Viada”, apresentado por Fábio Nobre e Alyson Almeida, a dupla vai entrevistar ao vivo e de forma irreverente e descontraída a diva Lena Oxa, em seguida, a dupla realiza o jogo do ‘Gonga ou Salva’ de séries e filmes baseados em livros LGBTs ao lado do expert Cândido Matos, para o público que e que é fã (ou hater) levar sua torcida e participar com a vaia cearense defendendo ou não a produção atual de séries e filmes LGBTQIA+.
Shows e performances
De 23 a 26 de novembro, a partir das 20 horas, as noites serão festivas e bastante animadas com programação artística no Palco da Praça Mestre Boca Rica, com dança e muita música. São atrações: MPB delicinha com Jon Olyveyra; a performer e DJ Deydianne Piaf; DJ Fabinho Vieira comandando a Patuscada; O cantor Lion, nova sensação da cena alternativa cearense num espetáculo autoral inédito com dançarinos e performers; a primeira e única banda de forró composta somente por Drags, a Forró Drag, trazendo o melhor do forró das antigas; samba não-binárie e ousado com o sensacional e performático Paulinho Marinho, mesa de samba para todes com um dos grupos preferidos da cidade, o Essas Mulheres; a imperdível Festa Relance com o DJ Victor Azevedo; A DJ Drag babado Rayana Rayovack e um show de Drag Transformismo com a Diva Flávia Fontenelle em Bethanias Poéticas, homenageando Maria Bethânia e seus famosas declamações de poemas em discos clássicos.
Sobre a FLIDS
A Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) é um evento anual que visa promover a diversidade, inclusão e visibilidade para a comunidade LGBTQIA+, por meio da literatura e das artes. Em sua IV edição, a FLIDS reafirma seu compromisso em oferecer um espaço acolhedor e festivo para celebrar a pluralidade de vozes e narrativas. A FLIDS oferece a oportunidade de conhecer autores, participar de palestras e debates, além de descobrir novos talentos e obras literárias, onde as vozes da comunidade LGBTQIA+ são celebradas, reconhecidas e amplificadas, sempre com programação de alta qualidade e gratuita.
SERVIÇO:
IV edição da Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS)
Local: Theatro José de Alencar, no Espaço Cena, na Praça Mestre Boca Rica,
Endereço: Rua 24 de maio, 600, Centro.
Horários: das 14h às 22h ( de sexta a sábado ) e de 10h a 18h domingo
Acesso livre e gratuito
Para mais informações sobre a FLIDS, acesse www.flids.org ou entre em contato através das redes sociais pelo endereço eletrônico @flidsoficial e e-mail: contato.flids@gmail.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário