Em maio, o projeto Entrando no Jogo conclui a segunda turma do curso de Criação de Jogos Digitais. O projeto leva o universo dos jogos digitais para estudantes da rede de ensino público no interior do Ceará, em Meruoca. Em laboratórios equipados e com professores da Região, 20 jovens a partir de 14 anos participam da formação que é livre, gratuita e emite certificação.
A formação em Criação de Jogos Digitais tem carga horária de 200 horas/aula e aborda conceitos como programação, design de game, cenários 2D e 3D, narrativas para jogos, divulgação, acessibilidade e muitos outros, com objetivo de abranger o vasto campo de atuação de desenvolvedores.
“Além de ampliarem seus conhecimentos nessa área promissora, os participantes do projeto têm acesso a toda a tecnologia necessária, permitindo que desenvolvam suas habilidades. Ao aprender o básico da programação, eles já se inserem nesse rico universo, encontrando estímulos para a criatividade, o trabalho colaborativo e a inovação”, destaca a coordenadora do curso, Luciana Tomaz.
A realização do projeto Entrando no Jogo é do Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), por meio do programa Escolas Livres da Cultura.
O mercado de games no Brasil
O Brasil vem ampliando sua participação no setor de games com um crescimento estimado em 169% entre 2018 e 2022, conforme levantamento da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). Em 2022, o país alcançou o quinto maior mercado consumidor do planeta, com cerca de 101 milhões de jogadores, segundo a Newzoo. Já em volume de recursos, o país ficou em 10º lugar em 2022, movimentando R$ 2,2 bilhões.
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