quarta-feira, 31 de maio de 2023
Centro Fashion anuncia lançamento do Marketplace no DFB Festival
TITÃS ENCONTRO: Formação clássica da banda se reúne em apresentação imperdível neste sábado no Colosso
FESTIVAL BUTECO: Saiba tudo sobre o evento de música sertaneja que acontecerá no estacionamento do Arena Castelão
Em sua 2ª edição, o evento será realizado no estacionamento da Arena Castelão, em uma mega estrutura que proporcionará uma experiência exclusiva de produções de alto nível. Os portões serão abertos a partir das 20h, e o público terá a opção de escolher entre quatro setores distintos: Área Vip, Front, Lounge e Camarote do Embaixador. Cada setor oferece entrada individual, área de alimentação e banheiros exclusivos.
Vale destacar o Frontstage, que proporciona uma visão privilegiada do palco e uma decoração especial, e o Camarote do Embaixador, cujos ingressos já estão esgotados e oferecerá um open bar com água, refrigerante, cerveja, vodka, gin e whisky exclusivamente para maiores de 18 anos.
O line-up
O line-up do Buteco Fortaleza conta com talentosos artistas renomados, incluindo o Embaixador, Gusttavo Lima, um dos maiores artistas brasileiros da atualidade, Simone Mendes, uma das grandes vozes do forró e sertanejo, que fará sua estreia solo em Fortaleza, Jorge e Mateus, donos de diversos hits que dominaram as paradas musicais e precursores do sertanejo universitário, e Matheus e Kauan, que alcançaram o sucesso em 2015 com a canção "Que Sorte a Nossa", atingindo mais de 180 milhões de visualizações na internet e se tornando uma das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.
Como chegar ao Buteco
Os acessos do estacionamento da Arena Castelão podem ser feitos pelas Avenidas Paulino Rocha ou Alberto Craveiro. O evento recomenda a ida por transportes coletivos ou particulares e, se for beber, não dirija.
O que não pode levar para o Buteco
• Vasilhames, copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem (vazios ou contendo bebidas de qualquer natureza), direta ou indiretamente, possam provocar ferimentos; objetos de vidro, plástico ou metal como perfumes e cosméticos;
• Substâncias tóxicas; remédios sem embalagem lacrada, fogos de artifício e de estampido, inflamáveis em geral, armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo; bastões, cassetetes, aparelhos de choque, tubos de gás, spray de espuma;
• Hastes de selfie ou guarda chuvas de qualquer tamanho; cadeiras e banquinhos;
• Papel em rolo, jornais, revistas, bandeiras e faixas com mastro;
• Capacetes de motos e similares;
• Correntes, cinturões e pingentes;
• Alimentos ou bebidas comprados fora do evento, salvo se apresentar receita médica em seu nome comprovando a necessidade de alimentação especial;
• Máquinas fotográficas profissionais com lente intercambiável e filmadoras;
• Roupas e acessórios com formatos e partes pontiagudos que possam machucar ou causar lesões, bem como objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco, ou ainda, máscaras que cubra parcialmente ou por completo o rosto;
• Animais de estimação de qualquer espécie.
Edições anteriores
O conceito do projeto “Buteco” surgiu a partir do DVD “Buteco do Gusttavo Lima” (2014), onde a intenção era produzir um álbum que reunisse grandes clássicos do sertanejo romântico e de raiz, além de muita moda de viola. O álbum ganhou uma segunda edição em 2017 que deu origem a uma turnê e, posteriormente, ao formato festival que tem hoje.
O evento, que tem percorrido várias cidades e já é considerado um dos maiores e mais importantes do país, teve as primeiras edições realizadas em 2018. Em Fortaleza, o festival reuniu em 2019 com sua primeira edição milhares de pessoas em mais de 4h de show no Colosso Fortaleza.
Serviço
Buteco Fortaleza
Data: 3 de junho (sábado), a partir das 20h
Local: Estacionamento da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro
Informações e ingressos: aplicativo Balada App, baladapp.com.br ou no ponto de vendas físico (Av. Antônio Sales, n° 3177)
SHOWS: Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show "Relicário de Canções" com sua banda Prata 950
terça-feira, 30 de maio de 2023
MÚSICA: Banda cearense Indigo Mood volta com a melancolia dançando em seu mais novo single, “White Wine”, composto na pandemia
Música que fala sobre o processo de transformações causadas durante e no fim de um relacionamento já está disponível nas plataformas digitais
Após surpreender com novas multirreferências, traduzidas em tempos compostos e com letra bilíngue no single 'Fim do Autoengano', a banda cearense Indigo Mood resgata sua essência melancólica, sensual e timidamente dançante com “White Wine”, música que acaba de ser lançada pelo selo Trópico Música, nas principais plataformas digitais.
Composta pelo fundador da Indigo Mood, Leonardo Mendes, durante os tempos incertos e solitários da Pandemia, “White Wine” fala sobre estar disposto a realizar mudanças comportamentais em um relacionamento no qual se está inseguro quanto à reciprocidade de sentimentos. O namoro, inclusive, chegou ao fim durante o processo de composição. “Terminamos pelo Whatsapp quando estava com Covid-19, mas na sequência fui na casa dela para darmos um desfecho, entreguei uma carta, escrita a mão, que conversa bastante com a letra da música”, explica Leonardo.
Para além de transformações de comportamentos que envolvem uma relação amorosa, “White Wine”, que traz referências de bandas e artistas como Kali Uchis, Marina Lima, Connan Mockasin, Biig Piig e Isley Brothers, também flerta com aprendizados e mudanças que acontecem no cotidiano e na vida de qualquer pessoa, o que de fato aconteceu com o músico e compositor. “São situações e hábitos novos, que chegam a partir de novas experiências, que a gente aprende e acaba levando para a vida”, reflete.
Sobre a Indigo Mood
Lançado em 2017, o projeto foi fundado pelo cearense Leonardo Mendes, cantor, multi-instrumentista e compositor em todas as canções. Utilizando de texturas melancólicas em suas músicas, definidas por uma fã como "triste e gostosinha", a banda traz como principais estilos musicais o Indie Pop, o Dream Pop e o Neo Soul, tendo como principais referências Erykah Badu, Marina Lima, BADBADNOTGOOD, Kali Uchis e Papooz.
Com dois EPs e uma série de singles lançados desde 2018, em 2023 o projeto entra em momento de transição, que se desenha em torno do lançamento de seu disco de estréia, ‘Fim do Autoengano’, assinado pelo selo Trópico Música
SERVIÇO
Indigo Mood - Single White Wine
Instagram: https://instagram.com/indigomoodzzz
Youtube: Indigo Mood - YouTube
Spotify: bit.ly/indigoSpotify
Deezer: bit.ly/indigoDeezer
MODA: DFB Festival 2023 divulga programação completa para o primeiro dia do evento
Com o tema “Em Movimento”, a edição 2023 do DFB Festival destaca o potencial de reinvenção, evolução e impacto social do evento, que se consolidou como um dos maiores propulsores da cultura criativa no cenário nacional.
Distribuído em uma área totalmente climatizada de 10.000 m² no Centro de Eventos do Ceará, o DFB contempla uma extensa programação multidisciplinar, com atrações para diversos eixos de atuação, como cultura, por meio de desfiles, shows, exposições e mostras multiculturais.
Confira a programação do primeiro dia de desfiles:
Para apresentar os desfiles do line-up, serão montadas duas salas, com passarelas de 25 metros de largura cada e diferentes possibilidades de disposição de plateia. A ideia é que, a cada dia, o público tenha experiências únicas e imersivas, reforçando o DNA criativo e inovador do Evento.
QUARTA-FEIRA – Dia 31 de maio
19h – Sanderson Amaral + Jonhson Alves
19h30 - 100% CE
20h – Airplane Brasil
20h30 – Liana D’Áfrika
21h – Almerinda Maria
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio
Confira a programação do primeiro dia do Dragão Pensando Moda:Mantendo a tradição de qualificar e profissionalizar o mercado, o DFB apresenta palestras, talks e workshops direcionados a estudantes de estilismo, design, marketing, gastronomia e beleza, que também participam de forma prática da logística do evento no programa de voluntariado.
QUINTA- FEIRA – 01/06
14h30 – Edição especial Inova Moda Digital – Inverno 24 – Sala de desfile Areia - Apresentado pelo Senai Cetiqt (RJ);
Para ter acesso às palestras, inscreva-se em:
https://www.sympla.com.br/
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio
Confira a programação do primeiro dia de shows:
A programação de shows será integrada ao espaço de restaurantes e bares, situando o palco das apresentações na ágora do DFB, principal ponto de convergência do Festival, que deverá imprimir o clima de celebração em todos os ambientes do evento. Os shows são uma parceria entre o DFB Festival (responsável pela estrutura) + After Experience + Gandaia Club, que serão encarregados pelas atrações musicais.
Quarta-feira – 31 de maio
16h-18h: Thigas
18h-21h30: Gandaia convida: Festa Crioula com DJ Viúva Negra e DJ Negona
21h30-23h: show de Clara Martod
23h-01h: Thigas
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio
Empreendedorismo
Já no segmento de empreendedorismo, o Festival resgata o Mercado Criativo DFB, reunindo mostra gastronômica e micro e pequenos empreendedores com foco em moda e design.
MoveModa
O DFB Festival 2023 realiza, também, a 4ª edição da mostra de fashion films MoveModa, focada em novos talentos do audiovisual de todo o Brasil, com R$ 10.000,00 em premiação; mesmo valor da premiação do tradicional Concurso dos Novos, que reúne instituições brasileiras de ensino superior e técnico de estilismo e moda.
Ao todo, foram selecionados 28 vídeos de quatro estados para o MoveModa, sendo 23 do Ceará; três do Rio Grande do Nordeste; um de Minas Gerais e um do Rio Grande do Sul. Eles serão exibidos sempre antes dos desfiles e no feed do perfil oficial do DFB: instagram.com/dfbfestival.
TEATRO: 12º Festival Internacional TIC leva mais de 900 crianças de escolas públicas ao TJA
“Somos Natureza” é o tema da edição, que acontece de 31 de maio a 02 de julho, com programação em sete cidades do Ceará, que une teatro infantil à conscientização sobre a preservação da natureza. Acesso gratuito!
Mais de 900 crianças, alunas de escolas públicas municipais, vão vivenciar uma experiência inédita para muitas delas. Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, o 12º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, leva 10 ônibus com estudantes ao Theatro José de Alencar, passa assistir ao espetáculo teatral “Napoleão”, do grupo Pavilhão da Magnólia. Serão duas sessões, pela manhã, às 9h, e a tarde, às 14h30, com tradução em Libras e audiodescrição. Na plateia, crianças sem e com deficiência auditiva, visual, intelectual e com mobilidade reduzida, que serão levadas pelo TIC em transporte exclusivo.
O TIC é um projeto de democratização do acesso à cultura às crianças, aliado a uma proposta educativa, promovendo valores relacionados à diversidade, à educação e ao meio-ambiente. A programação no TJA abre a 12ª edição, que acontecerá até o dia 02 de julho, com atividades em sete cidades: Maracanaú (04 e 05/jun), Maranguape (06/jun), Russas (11 e 12/jun), Quixeramobim (18 e 19/jun), Itapipoca (25 e 26/jun) e Sobral (27 a 30/jun e 01/jul), voltando à capital no início de julho, nos dias 01 e 02, com uma programação para marcar a abertura das férias de meio do ano e para fechar a 12ª edição do festival.
A programação do TIC inclui também o Seminário Virtual Arte e Educação, que teve início no dia 29 de maio, segue até o dia 02 de junho com um webinar a cada dia, das 18h às 19h, sobre um tema relacionado às artes cênicas na educação básica. Destinado a educadores, o seminário tem inscrição gratuita e garantirá certificado para quem estiver inscrito e comparecer às transmissões ao vivo. A transmissão será ao vivo no canal da Invento no YouTube: https://youtube.com/
SERVIÇO
12º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Fortaleza (31/maio), Maracanaú (04 e 05/jun), Maranguape (06/jun), Russas (11 e 12/jun), Quixeramobim (18 e 19/jun), Itapipoca (25 e 26/jun), Sobral (27 a 30/jun e 01/jul) e Fortaleza (01 e 02/jul). Toda a programação tem acesso gratuito. Mais informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.
Seminário Virtual Arte e Educação – De 29 de maio a 02 de junho de 2023, das 18h às 19h, no canal da Invento Produções Culturais no YouTube: https://youtube.com/
SÉTIMA ARTE: Premiados 'O Mestre da Fumaça', 'EO' e 'Sem Ursos' estreiam no Cinema do Dragão a partir desta quinta (1º)
Com início nesta quinta-feira (1º), a próxima cine-semana do Cinema do Dragão traz três premiadas estreias: 'O Mestre da Fumaça', de André Sigwalt e Augusto Soares, 'Eo', de Jerzy Skolimowski, e 'Sem Ursos' (Irã, 2022), de Jafar Panahi. Seguem em cartaz: a ficção 'A Cidade dos Abismos' (Priscyla Bettim e Renato Coelho), 'Dançando no Silêncio', dirigido pela franco-argelina Mounia Meddour; 'Dos 3 aos 3' (Pablo Lobato), documentário que apresenta a abordagem criada pela pediatra austríaca Emmi Pikler; 'O Homem Cordial' (Iberê Carvalho), thriller vencedor dos prêmios de Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema de Gramado; 'Quando Falta o ar' (Ana Petta e Helena Petta), sobre o trabalho dos profissionais do SUS durante a pandemia de Covid-19; e 'Beau tem Medo' (Ari Aster), novo terror do diretor de 'Hereditário' e 'Midsommar'.
Os filmes da grade regular seguem com ingressos a R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Cinema e no site Ingresso.Com (bit.ly/emcartaznocinemadodragao). Os profissionais da saúde (com comprovação da atividade) pagam meia entrada em todas as sessões de 'Quando Falta o ar'.As estreias
'O Mestre da Fumaça' (Andre Sigwalt, Augusto Soares), vencedor do Prêmio do Público de Melhor Ficção Brasileira na 46º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entra em cartaz na sala 1. A comédia brasileira ousa nas experimentações estéticas e temáticas misturando os universos das artes marciais e da cannabis.
Também na sala 1, acontece a estreia de 'EO', uma homenagem do veterano diretor polonês Jerzy Skolimowski ao filme 'Au Hasard Balthazar' (Robert Bresson, 1966). O filme que narra a jornada do burro Eo, venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2022 e foi indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar de 2023.
O filme iraniano 'Sem Ursos' (Jafar Panahi), vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2022, entra em cartaz na sala 2. O filme apresenta duas histórias de amor, nas quais os amantes são afetados pela força da superstição e pelos mecanismos do poder.
O Cinema do Dragão dispõe do recurso "Cine Assista", uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.
PROGRAMAÇÃO
O MESTRE DA FUMAÇA (Brasil - 2023) - Estreia
Direção: André Sigwalt e Augusto Soares // 105 min // 18 anos // Lança Filmes
Sinopse: Os irmãos Gabriel e Daniel se veem amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida Vingança das 3 Gerações, que já ceifou a vida do avô e do pai de ambos. Para sobreviver, um dos irmãos precisa aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial cannábica ancestral, pouco conhecida e controversa, ensinada por um mestre único.
Sala 1 - Sessões:
Quinta 01/06 - 18h
Sexta 02/06 - 19h50
Sábado 03/06 - 18h
Domingo 04/06 - 19h50
Terça 06/06 - 18h
Quarta 07/06 - 19h50
EO (Polônia/Itália - 2022) - Estreia
Direção: Jerzy Skolimowski // 88 min // 14 anos // Zeta Filmes
Sinopse: O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. Eo, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre, seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um instante ele perde sua inocência.
Sala 1 - Sessões:
Quinta 01/06 - 20h10
Sexta 02/06 - 18h
Sábado 03/06 - 20h10
Domingo 04/06 - 18h
Terça 06/06 - 20h10
Quarta 07/06 - 18h
SEM URSOS (Irã - 2022) - Estreia
Direção: Jafar Panahi // 106 min // 12 anos // Imovision
Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.
Sala 2 - Sessões:
Quinta 01/06 - 20h
Sexta 02/06 - 20h
Sábado 03/06 - 20h
Domingo 04/06 - 20h
Terça 06/06 - 20h
Quarta 07/06 - 20h
A CIDADE DOS ABISMOS (Brasil - 2021) - 3ª Semana
Direção: Priscyla Bettim e Renato Coelho // 96 min // 16 anos // Boulevard e Vitrine Filmes
Sinopse: Glória, mulher trans, Bia, jovem da classe média paulistana, e Kakule, imigrante africano, testemunham uma morte brutal na véspera do Natal. O evento, vivenciado num bar decadente da capital paulista, muda o destino de suas vidas. Embora mal se conheçam, uma aliança é formada ali. Indignados com os rumos da investigação do crime, os três se recusam a ceder à injustiça e decidem ir atrás dos algozes. No filme, a inevitável descida ao inferno é permeada pela amizade e pelo afeto. E as utopias continuam vivas mesmo quando o corpo padece.
Sala 1 - Sessões:
Quinta 01/06 - 16h
Sexta 02/06 16h
Sábado 03/06 - 16h
Domingo 04/06 - 16h
Terça 06/06 - 16h
Quarta 07/06 - 16h
DANÇANDO NO SILÊNCIO (Argélia - 2022) - 3ª Semana
Direção: Mounia Meddour // 104 min // 14 anos // Pandora Filmes
Sinopse: Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontram uma forma criativa de perseguir sua paixão.
Sala 2 - Sessões:
Sexta 02/06 - 14h40
Domingo 04/06 - 14h40
Quarta 07/06 - 17h50
QUANDO FALTA O AR (Brasil - 2022) - 4ª Semana
Direção: Ana Petta e Helena Petta // 81 min // 10 anos
Sinopse: O filme registra o trabalho realizado por profissionais do SUS em uma das maiores crises sanitárias da história. Quando Falta o Ar traz a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país. O documentário aborda a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra a COVID 19.
Sala 1 - Sessões:
Sexta 02/06 - 14h20
Domingo 04/06 - 14h20
Quarta 07/06 - 14h20
DOS 3 AOS 3 (Brasil - 2023) - 4ª Semana
Direção: Pablo Lobato // 70 min // Livre // Embaúba
Sinopse: DOS 3 AOS 3 acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.
Sala 1 - Sessões:
Quinta 01/06 - 14h30
Sábado 03/06 - 14h30
Terça 06/06 - 14h30
O HOMEM CORDIAL (Brasil - 2023) - 4ª Semana
Direção: Iberê Carvalho // 84 min // 14 anos // o2 distribuidora
Sinopse: Aurélio é vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 90. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Ninguém sabe o que de fato aconteceu, mas o astro passa a ser alvo de grupos radicais. Aurélio, então, se vê inserido em uma tensa e violenta jornada pelas ruas de São Paulo. Durante uma única noite, encontrará figuras importantes de sua carreira e Helena, uma jovem jornalista determinada a descobrir o que realmente aconteceu.
Sala 2 - Sessões:
Quinta 01/06 - 18h20
Sábado 03/06 - 18h20
Terça 06/06 - 18h20
BEAU TEM MEDO (EUA - 2023) - 6ª Semana
Direção: Ari Aster // 179 min // 18 anos // Diamond Films (DIA/GAL)
Sinopse: Beau (Joaquin Phoenix) é um homem paranoico que embarca em uma odisseia épica para visitar a casa de sua mãe controladora. Inteligente e ousado, o filme foi escrito, produzido e dirigido por Ari Aster ("Hereditário" e "Midsommar - O Mal Não Espera a Noite").
Sala 2 - Sessões:
Quinta 01/06 - 15h
Sexta 02/06 - 16h40
Sábado 03/06 - 15h
Domingo 04/06 - 16h40
Terça 06/06 - 15h
Quarta 07/06 - 14h30
'Corpolítica' (Pedro Henrique França)
Sobre o Cinema do Dragão
O Cinema do Dragão é um cinema da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É o único cinema de Fortaleza com as tecnologias 35mm, 4K e laser.
Período: 1º a 7 de junho de 2023
Horário: horários diversos
Local: Cinema do Dragão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Ingressos da grade regular a R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira)
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)
Vendas na Bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa.
+CINEMA: "A Era de Ouro”, cinebiografia do produtor que lançou Donna Summer, Kiss e Village People, tem nova data de estreia
DIVERSIDADE: "Outra Casa Coletiva" completa 3 anos e já atendeu mais de 500 jovens LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade
Fundada em 2020, em um dos momento mais críticos da pandemia de covid-19, a Outra Casa Coletiva completa três anos de atividade continuada e vem se consolidando como centro de acolhimento e cultura. Sediada no bairro Benfica, em Fortaleza, a organização mantém um programa temporário de residência com foco no atendimento de pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência ou abandono. A equipe voluntária é multidisciplinar e oferece apoio psicossocial, atendimento jurídico e suporte à inclusão no mercado de trabalho, com orientação curricular e indicações de formações profissionais.
O projeto caminha para expandir seu núcleo de saúde para além dos cuidados em saúde mental já oferecidos. É o caso da parceria estruturante com o Projeto Amparo, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que oferece a realização de exames laboratoriais de check-up, e do futuro programa de atendimento clínico que vai ser disponibilizado na Casa por uma iniciativa do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Periodicamente, a sede do projeto recebe ações de aconselhamento e testagem de IST/AIDS, realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.“Celebrar três anos de atividade continuada de um projeto como esse não é pouca coisa”, destaca Ari Areia, fundador da Outra Casa Coletiva. “A gente comemora a cada mês que conseguimos fechar as contas, arcando com os compromissos que assumimos para manter essa Casa de portas abertas, esses três anos são uma vitória”. Ari pontua que a estrutura física da casa conta com capacidade de atendimento de até 10 pessoas acolhidas simultaneamente, mas que a equipe tem mantido um teto de cinco a seis acolhidos, por questões objetivas de manutenção. “Nosso desejo é chegar ao final deste ano com condições de funcionamento em capacidade máxima, mas para isso precisamos do abraço de força de mais pessoas”, reforça.
Em 2022, a Outra Casa Coletiva acolheu 107 pessoas que se viram sem casa por motivos diversos, todos eles por motivação LGBTfobia. O relatório de atividades da gestão do projeto mostra que, desse quantitativo, a maioria foram homens cis gays (42,45%), seguido por mulheres trans (27,36%), mulheres cis lésbicas (16,98%), homens trans (9,43%) e pessoas não binarias (3,77%). A idade média das pessoas atendidas no centro de acolhimento é entre 21 e 23 anos. Atualmente a casa funciona com quatro pessoas acolhidas e disponibiliza duas vagas.
“Quando eu ‘saí do armário’ há 13 anos, também me vi sem casa”, lembra Ari Areia, “naquela época, se não fosse uma rede de apoio que segurou a minha mão, eu não sei como as coisas teriam caminhado na minha vida.” O ativista pontua que essa realidade não ficou no passado, “ainda há muitas famílias que reagem mal quando os filhos e as filhas contam se sua sexualidade ou identidade de gênero, todas as semanas chegam casos assim para a gente”, frisa,”alguns são bem graves com quadro de violência doméstica”. Manter a Outra Casa Coletiva como uma porta aberta para as LGBTs no Ceará se tornou uma missão de vida para a equipe de diretoria e voluntariado do projeto.
Homenagem e Festa
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai realizar uma sessão solene em homenagem aos três anos de continuidade do trabalho realizado pela Outra Casa Coletiva. A iniciativa é da deputada Larissa Gaspar (PT) e acontece nesta segunda-feira (05) a partir das 17h, com acesso livre. Na quarta-feira (08), a Casa abre as portas de sua sede no Benfica com teatro e música. A programação tem início às 19h com apresentação do monólogo Expurgo, de Ari Areia, seguida de shows e apresentações de DJs. O acesso é livre, sem ingresso, com contribuições voluntárias para o projeto.
Serviço
Outra Casa Coletiva - 3 anos
Instagram: @outracasacoletiva
Doações: www.paraquemdoar.com.br\outracasa
Pix: CNPJ 46.571.812/0001-98 (Associação Outra Casa coletiva BB banco do Brasil)
Endereço: Rua Instituto do Ceará, 164 - Benfica - Fortaleza, Ceará
Fone: 85 9 8206-1800
E-mail: outracasacoletiva@gmail.com
CNPJ 46.571.812\0001-98
WEBSÉRIE: "Mucuripe - Territórios da Memória" está disponível no YouTube
Mucuripe - Territórios de Memórias é uma obra composta por três episódios: A Arte, A Pesca e A Educação Patrimonial é uma iniciativa relacionada à história, memória e museologia comunitária do recorte do Grande Mucuripe na cidade de Fortaleza (CE).
A série tem direção da produtora cultural Juliana Tavares e pesquisa histórica por Diêgo di Paula, morador do bairro e idealizador do Acervo Mucuripe, que realiza pesquisa em torno da história e memória do local. O projeto também conta com a parceria na equipe de captação e edição de vídeo dos artistas Johnnathan Albano e Kiko Alves.
O projeto Mucuripe - Territórios de Memórias é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei nº 8.012 de 1º de abril de 2022.
Websérie Mucuripe - Territórios de Memórias
Disponível no www.youtube.com/@acervomucuripe
Gênero: documentário
Classificação: Livre
Acessibilidade em libras
Informações: @acervomucuripe / @flutuante.produtora
DELÍCIA: Homem-Aranha vira tema de frappe em parceria com a Go Coffee
AZILADOS: Casa de Sanduíches é eleito uma das melhores hamburguerias do Ceará pelo Prêmio iFood Burger
PELO INTERIOR: Sesc promove shows na Festa do Pau da Bandeira em Barbalha
RECONHECIMENTO: Visite Ceará conquista primeiro lugar no Prêmio da Unedestinos
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na quinta (25), no 7ª Congresso da Unedestinos, em Joinville, e contou com a presença de Ivana Rangel, presidente do presidente do Visite Ceará, que recebeu o troféu e também, na ocasião, foi reeleita vice-presidente no cargo de profissionalização e capacitação da Unedestinos.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento. O “Conexões do Turismo” é um projeto de grande importância, que potencializa nosso setor e estimula essas conexões e trocas de aprendizados e experiências. Agradecemos pelo reconhecimento”, disse Ivana.
A votação foi dividida em duas partes, sendo a primeira decidida entre os Consultores Técnicos membros da Unedestinos e a segunda etapa entre o público presente no evento.
Sobre Visite CearáO Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau é uma fundação independente que promove e divulga a imagem da capital cearense estimulando o crescimento e desenvolvimento do turismo do estado, através de agenda voltada ao apoio a captação de eventos, à promoção de destinos e ao benefício de atuantes do elo da cadeia produtiva do setor.
PESQUISA: Fortaleza é um dos 10 destinos mais buscados por brasileiros para as férias de julho, diz Booking.com
Planejar as férias é uma tarefa apreciada por muito brasileiros. Pensando nisso, a Booking.com realizou um levantamento de dados¹ para descobrir em quais destinos domésticos e internacionais os viajantes brasileiros estão de olho para as férias do meio do ano.
Na lista nacional, os dez destinos mais buscados para o período de julho e agosto apresentam características diversas, com representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Vale dizer que esta lista representa os destinos mais buscados pelos brasileiros apenas e não necessariamente significam os mais reservados.
No ranking, há lugares famosos para curtir o inverno, grandes capitais, destinos litorâneos e focados em ecoturismo, o que mostra que o brasileiro está interessado em diferentes tipos de experiências neste inverno - seja uma viagem romântica em Gramado ou com a família toda em Caldas Novas - e pesquisando por locais e acomodações que atendam às suas expectativas. Um destaque vai para as praias da região Nordeste, que figuram em cinco das dez primeiras posições da lista, indicando que muitos turistas estão pesquisando destinos para fugir das temperaturas mais baixas das regiões mais ao sul do país.
Destinos domésticos mais buscados por viajantes brasileiros, na Booking.com, para o período de julho e agosto de 2023¹:
1) Gramado, Rio Grande do Sul
2) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3) Campos do Jordão, São Paulo
4) São Paulo, São Paulo
5) Maragogi, Alagoas
6) Maceió, Alagoas
7) Porto de Galinhas, Pernambuco
8) Porto Seguro, Bahia
9) Fortaleza, Ceará
10) Caldas Novas, Goiás
Já o pódio do ranking de destinos internacionais mais procurados por turistas do Brasil para o meio do ano é formado por vizinhos sul-americanos, seguidos por um representante europeu e outro norte-americano.
Destinos internacionais mais buscados por viajantes brasileiros, na Booking.com, para o período de julho e agosto de 2023¹:
1) Santiago, Chile
2) Buenos Aires, Argentina
3) San Carlos de Bariloche, Argentina
4) Paris, França
5) Orlando, Estados Unidos
¹Destinos mais buscados por viajantes brasileiros, na plataforma da Booking.com, entre 03 e 16 de abril de 2023, para viagens no período de 01 de julho a 31 de agosto de 2023.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
TURISMO: Setfor participa do Festival das Cataratas e apresenta atrativos da capital cearense
A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) participa do Festival das Cataratas, que ocorre de 31 de maio a 2 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é um dos mais importantes do segmento de turismo no Brasil e na América Latina.
A Setfor estará com um estande projetado, mostrando os artesanatos e identidade da cidade, onde serão apresentados os atrativos de Fortaleza e projetos desenvolvidos pela pasta. É esperado um público de cerca de 10 mil visitantes durante todo o período do evento.
“Nós estamos investindo bastante na divulgação de Fortaleza, tanto para o exterior quanto para outros estados do Brasil, executando o maior plano de Marketing Turístico que Fortaleza já teve. E o resultado disso já está dando frutos: nossa cidade ficou em primeiro lugar, por exemplo, nos destinos mais buscados para as férias de julho, de acordo com o site Decolar.com. O aumento de turistas aqui na capital impulsiona bastante a economia da cidade”, destaca o secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira.
De janeiro a maio de 2023, a Setfor realizou sete ciclos de roadshows e participou de quatro feiras, entre nacionais e internacionais. Para este ano, ainda está prevista a realização de seminários e roadshows em 18 locais e a participação em 12 feiras.
Serviço
Festival das Cataratas
Data: 31 de maio a 2 de junho
Local: Foz do Iguaçu
POLÍTICA & LITERATURA: Ministério da Cultura destinará R$ 30 milhões para obras de modernização da Biblioteca Nacional
DIA DO DESAFIO: Atividades físicas gratuitas marcam o Dia do Desafio
Com o intuito de não deixar ninguém ficar parado, a campanha estimula a prática de pelo menos 15 minutos de atividade e traz o slogan Dia do Desafio: muito mais que um dia. Essa edição busca sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo a ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.
“É importante que as pessoas procurem se exercitar, busquem a atividade física que lhe traga prazer e satisfação, como uma caminhada ao ar livre, por exemplo. O Dia do Desafio deste ano traz essa proposta, de ocupar os espaços públicos para a prática de exercício físico e o Sesc, como um grande incentivador da prática esportiva, participa mais uma vez trazendo ao público aulas e atividades gratuitas”, destacou o gerente do programa Lazer do Sesc Ceará, Arquimedes Pinheiro.
Em Fortaleza a programação acontecerá na Praça do Ferreira, na unidade do Sesc Fortaleza e na Praça dos Estressados, na avenida Beira Mar, em horários variados, entre as 07h e às 18h. Dentre as opções, slackline, fit dance, pilates, yoga, circuito funcional, aerobike, judô, recreação infantil, avaliação física, e muitas outras.
No Cariri, as atividades acontecerão em Juazeiro e no Crato, tanto nas unidades quanto em espaços públicos das cidades. Aulões de ginástica, alongamento e yoga; desafios de ginástica, judô, ciclismo e esportivos; crosstraining e recreação com brinquedos infláveis são algumas das atividades que estarão disponíveis.
Também haverá programação do Dia do Desafio nas unidades do Sesc de Crateús, Ibiapina, Iguatu, São Gonçalo, Sobral, Aracati e Quixeramobim. Para conferir a programação completa, basta acessar o link.
Sobre o Dia do Desafio
No inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon, Clifford Wright, sugeriu que todos fossem caminhar para se aquecer. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.
A campanha é uma iniciativa global da The Association For International Sport for All (TAFISA) que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc São Paulo e conta com apoio institucional da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Serviço
Dia do Desafio: muito mais que um dia
Data: 31 de maio
Programação: https://www.sesc-ce.com.br/wp-content/uploads/2023/05/PROGRAMAÇÃO-DIA-DO-DESAFIO-2023-REGIONAL.pdf
NEGÓCIOS: ibyte amplia serviços de assistência técnica e seguro em parceria com a Assurant
Uma das principais novidades é a Assistência Saúde e Família, um serviço completo que oferece suporte médico, internação hospitalar, telemedicina e descontos exclusivos para toda a família. Com essa opção, os clientes podem contar com auxílio profissional em momentos de saúde delicados, proporcionando maior tranquilidade e bem-estar.
Além disso, a ibyte também disponibiliza a Assistência Profissional, que oferece recursos valiosos para aqueles que buscam recolocação profissional, incluindo suporte via telefone e uma cesta básica em casos de desemprego involuntário.
Para os proprietários de veículos, a Assistência Auto e Moto é um serviço essencial que inclui reboque, chaveiro e troca de pneus sempre que necessário. Quanto à proteção residencial, há ainda a Assistência Residência, que oferece um check-up domiciliar completo, além de serviços de conserto de ar condicionado e reparo de eletrodomésticos.
A empresa conta, também, com o Seguro Renda Protegida, que garante estabilidade financeira em casos de imprevistos e perda de renda, além do seguro de Garantia Estendida, com reparos ilimitados e troca garantida, e do serviço de Central de Suporte Técnico, para diagnóstico e solução de problemas, backup, instruções gerais de manuseio e utilização de dispositivos.
“Estamos entusiasmados em expandir nossas ofertas de seguro e assistência. Nossa missão é proporcionar não apenas produtos de qualidade, mas também uma experiência completa aos nossos clientes. A ibyte está empenhada em evoluir e inovar constantemente, buscando maneiras de aprimorar nossos serviços e atender às necessidades em constante mudança do mercado”, afirma Técia Caetano, CEO da ibyte.