segunda-feira, 29 de maio de 2023

EXPOSIÇÃO: Os rios do planeta se encontram em Quixadá com os Profetas da Chuva

Pelo Tejo vai-se para o mundo, já disse o poeta Fernando Pessoa diante do rio que corta a cidade de Lisboa, o mesmo rio que dá início ao projeto de concepção da exposição Aqua - uma cartografia de afetos e deslocamentos, que será aberta oficialmente no sábado (02/06) na Fundação Cultural de Quixadá. A exposição integra a programação cultural de encerramento do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva.
O Tejo integra o conjunto de águas coletadas em 17 países e 04 estados brasileiros presentes à exposição. A curadoria do jornalista e pesquisador em artes visuais, Kennedy Saldanha, que ao longo de 10 anos reuniu como um souvenir de viagem, as águas que foram sendo coletadas por amigos em viagens de férias ou a trabalho. E assim foi construindo uma cartografia afetiva a partir do curso destes rios deslocados de seu espaço natural para compor um manifesto de preservação ao bem mais precioso do planeta terra.
Integram a exposição os rios, Tejo e Lima (Portugal), Colorado (EUA), Ganges (Índia),  Moldávia (Tchecoslováquia), Tigre (Turquia), La Plata e Delta do Tigre (Argentina), Lago Ontário (Canadá), Lago Titicaca ( Aar e Reno (Suíça), Tâmisa (Inglaterra), Rio Urubamba e Lago Titicaca (Peru), Salto Angel (Venezuela), Rio Cho Phraya (Tailândia), Pacifico (Chile), Cedro, Jaguaribe, Batateiras e Caldeirão (Ceará), Paranaíba (Goiás), Lago das Fadas (Rio de Janeiro) e Rio Negro e Solimões (Manaus).
O projeto expográfico é do artista visual Narcélio Grud que construiu três obras que dão corpo à narrativa proposta aproximando o visitante de uma poética visual que pode ser vista de muitos modos. E na expografia que as águas avançam sobre os universos possíveis que nos habitam e as memórias que nos constituem em afeto e presença.
A exposição é dedicada aos Profetas da Chuva que se encantaram sem perder a esperança dos bons inversos, ao Mestre José Gabriel da Costa e ao geógrafo Antonio Tolrino Rezende Veras.
A exposição fica em cartaz até o dia 17 de junho, depois segue para Fortaleza em local ainda a ser definido.

Serviço: 
Exposição Aqua - uma cartografia de afetos e deslocamentos.
Abertura: 02 de junho de 2023 - 19h
Local: Fundação Cultural de Quixadá
Rua José Jucá, s/n - Centro - Quixadá / CE.

Nenhum comentário: