sábado, 27 de maio de 2023

Destaque da cena musical do Cariri, Cleivan Paiva faz show no Cineteatro São Luiz na sexta, 2 de junho

O violonista, guitarrista, compositor e arranjador recebe como convidados especiais o violonista Cainã Cavalcante e o flautista Cacá Malaquias. O show tem apoio da Cariri Produções e do projeto Jazz em Cena e contará com músicos e plateia no palco do São Luiz. São apenas 80 lugares, à venda no Sympla e nas bilheterias do cineteatro
Cleivan Paiva, nascido na cidade piauiense de Simões mas radicado no Cariri cearense, onde se consagrou como um dos grandes destaques da cena musical, é a atração do projeto "Dentro do Som", do Cineteatro São Luiz, na sexta-feira, 2 de junho, às 19h. Aos 62 anos, Cleivan é violonista, guitarrista, compositor de músicas instrumentais e vocais, arranjador, poeta. Lançou três discos - "Guerra e Paz"," Cleivan Paiva" e "Sonhos do Brasil" - e participou de vários festivais, tendo também dividido palco com Hermeto Pascoal, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, entre inúmeros outros artistas. 
O show da sexta-feira, 2 de junho, às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, conta com apoio da Cariri Produções (do cineasta Rosemberg Cariry) e do projeto Jazz em Cena - Temporada Permanente de Jazz, que tem como um de seus realizadores o produtor cultural e compositor Dalwton Moura. 
O espetáculo inédito é a primeira de uma série de ações projetadas para dar visibilidade mais ampla a este novo momento da carreira de Cleivan Paiva, incluindo a gravação do show para o lançamento de um especial no YouTube, um segundo espetáculo a ser registrado na ONG Casa de Vovó Dedé, o lançamento de um novo site do artista (incluindo fotos produzidas no CCBNB Cariri por Fabiano Jr., com iluminação de Sinésia Ventura), além de futuras apresentações na amada região sul do Ceará. 
São ações que buscam levar a públicos maiores tanto antigas composições de Cleivan quanto novas criações, além de mais informações sobre a trajetória desse multi-instrumentista, que participou de festivais de música no Crato, em Juazeiro do Norte, em Quixeramobim e nas TVs Tupi e Cultura, em São Paulo. O artista também compôs a trilha sonora original dos filmes "O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" e "A Saga do Guerreiro Alumioso", ambos de Rosemberg Cariry, e de diversos seriados de televisão. 
"Esperamos poder levar ao público mais sobre o trabalho de Cleivan, tão importante na música instrumental brasileira, na música de vanguarda, na tradição musical do Cariri e que é ao mesmo tempo brasileira, internacional, universal", destaca Rosemberg Cariry, convidando todos e todas para o show no Cineteatro São Luiz, na sexta-feira, 2 de junho, às 19h.

*Alegria e expectativa
"A nossa expectativa é muito boa. Será um show mais focado no violão solo, mas também com o acréscimo maravilhoso da flauta do Cacá Malaquias em algumas músicas. E do violão do Cainã Cavalcante, esse músico incrível que vem levando o nome do Ceará para todo o País e que nos deu a honra de aceitar o nosso convite", ressalta Cleivan Paiva, que guarda com carinho lembranças dos tempos em São Paulo. Como a noite em que foi aplaudido por um certo Edson.
"Quando eu morava em São Paulo, estava tocando em uma casa de shows. Sempre fui solista, e solava o 'Brasileirinho', pra chamar atenção... Aí vi um cara me aplaudindo muito, mas muito mesmo. Quando fui ver, era o Pelé", rememora. "Sou santista doente, até hoje. E o Pelé também tocava violão, um pouquinho". 
O bruxo Hermeto Pascoal é outro com quem Cleivan se alegra de ter podido compartilhar experiências. "Morei com o empresário do Hermeto, em São Paulo. Eu estava fazendo um show pelo Sesc Pompeia, música de vanguarda, música independente. E disseram que tinha um rapaz procurando dividir uma casa. Me deram o contato do rapaz. Era o empresário do Hermeto. E aí conheci o Hermeto, tocando violão, e vim a tocar com ele tempos depois no Ceará, na Expocrato", recorda. 
"Fui no hotel perguntar que música ele queria tocar comigo. E ele desconversou: 'Não, não... Na hora lá a gente sabe'...". "Quando ele me chamou, disse: 'Vamos ver se esse cara sabe tocar mesmo! Vamos fazer uma música na hora. O nome da música é 'Si bemol'. Ave maria...". Histórias de um grande artista, ciente de muito que caminhou no passado, mas que olha pra frente na feliz expectativa pelo início de um novo momento em sua trajetória.

*SERVIÇO
*Cleivan Paiva - "Amanhã". Show no Cineteatro São Luiz. Sexta-feira, 2 de junho, às 19h. Projeto "Dentro do Som", com músicos e plateia no palco do cineteatro. Participações especiais: Cainã Cavalcante e Cacá Malaquias. Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia), à venda no site Sympla e nas bilheterias do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult Ceará gerido pelo IDM. O show conta com apoio da Cariri Produções e do projeto Jazz em Cena. Mais informações: site e redes sociais do Cineteatro São Luiz.*

Nenhum comentário: