terça-feira, 4 de setembro de 2018

UM CANTO DE PAZ 2018

Em favor da Paz e do Meio Ambiente, evento contece em Fortaleza e Maranguape, entre os dias 12 e 21 de setembro

Kátia Freitas (foto), Marcos Lessa, Lorena Nunes, Manassés, Davi Duarte e Marcus Caffé fazem parte do show de abertura do Um Canto de Paz, que acontece no Theatro José de Alencar
 
Mobilizar a sociedade para a celebração e a reflexão sobre a espiritualidade na construção de paz e em defesa da vida é a proposta do Um Canto de Paz,  que, em sua quinta edição, acontece entre os dias 12 a 21 de setembro, em Fortaleza e Maranguape, levando ao público  diversas atividades como shows, rodas de conversa, trilha ecológica, passeio ciclístico, sarau e outras apresentações artísticas

O evento é realizado pela Trupe do Riso e pela Associação Um Canto de Paz, em parceria com a ONG Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, com apoio da Prefeitura de Maranguape, do Theatro José de Alencar, do Parque do Cocó, e organização da Via de Comunicação e Cultura. A programação completa do Um Canto de Paz está disponível na página do evento no Facebook (@umcantodepazfortaleza). 

Tendo como tema permanente "A Espiritualidade na Construção da Paz e em Defesa da Vida", em 2018, o subtema, inspirado na Campanha da Fraternidade 2018 é “Fraternidade e Superação da Violência”. Congregando ações que valorizam a  pratica do bem, do respeito, do amor ao próximo e à natureza, o evento celebra o espírito da paz e incentiva ações sociais beneficentes e de preservação ambiental.

"A construção da paz passa pela nossa atitude. Enquanto as notícias de intolerância e de injustiças sociais sobrecarregam os noticiários e as redes sociais no planeta, ‘Um Canto de Paz’, vem com a proposta de transmitir um recado de amor fraternal através das religiões, da música, da poesia e do diálogo", destaca a idealizadora do projeto, artista e produtora cultural, Dênia Carvalho.

"É uma alegria chegarmos à 5ª edição com essa expansão do Um Canto de Paz, realizado também em Maranguape. A ideia é que  o projeto possa crescer ainda mais, alcançando outras cidades e cativando um publico cada vez maior", ressalta também Dênia Carvalho. 

A abertura no TJA

A abertura do Um Canto de Paz 2018 acontece na quarta-feira, 12 de setembro, no Theatro José de Alencar (TJA). A partir das 15h, no jardim, será montada a Feira da Paz, umespaço para exposição de produtos culturais e serviços de várias ONGs que disseminam a mensagem da paz e da preservação do meio ambiente. Entre os expositores estão Alba Alves Artesanato,  Aquasis, Aromaterapia e Florais da Lua, Associação Novo Encanto, Bruno Magaiva, Francisco Macêdo, Fran Alimentação Natural, Gaia Vivá Cosméticos, Horticultura do Norte, Museu Natural do Mangue, Projeto Limpa Mar , Sementes do Campo - Cosméticos Naturais e Terapia de Barras Acceess.

Durante a Feira, estão programadas várias apresentações artísticas, com apresentações artísticas de Martônio Holanda, Rafael Vieira e Grupo, Luiz Carlos Pedrosa e da Poemoteca do Templo da Poesia.

Para celebrar a cultura da paz, o Show "Um Canto de Paz" reúne grandes nomes cearenses da música, às 19h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Entre os nomes que farão o espetáculo especial estão Kátia Freitas, Lorena Nunes, Manassés, Marcos Lessa, Marcus Caffé, Adelson Viana, Davi Duarte, Dênia Carvalho e Tailândia Montenegro. À venda no local, os ingressos para o show custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Toda a verba será destina ao projeto de alfabetização de jovens, adultos e idosos "Luz do Saber", da  Associação Beneficente Casa da União.
Mais programação em Fortaleza

A programação do Um Canto de Paz continua com a Trilha Ecológica no dia 15/9, sábado, às 8h, no Parque do Cocó.  Com concentração no Centro de Referência Ambiental do Parque , a atividade envolve um momento de lazer e conhecimento, com exibição de filmes, brincadeiras para as crianças, prática do arvorismo e piquenique, levando a mensagem de paz e de preservação do meio ambiente. A atividade acontece gratuitamente.

Já no dia 19/9, às 19h, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807), acontece a  Roda de Conversa, momento de reflexão em que representantes de instituições religiosas trarão sua visão sobre a Paz. Com o tema  “A Espiritualidade na Construção da Paz e em Defesa da Vida – Fraternidade e Combate a Violência”, a atividade recebe Armando Bispo (pastor e mestre em Teologia), Caio Quinderé (Pai Caio de  Omulu Sacerdote e escritor umbandista, dirigente do Templo de Umbanda Alakaiye), Carcius Azevedo (do Centro Espírito Beneficente União do Vegetal e da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico), Edmilson da Cruz (bispo emérito de Limoeiro do Norte), Gen Kelsang Zangmo (monja e professora qualificada da Nova Tradição Kadamp), Germana Moraes (juíza, co-criadora e Mama do Movimento Exoespiritual Nacion Pachamam) e Socorro Sousa (do Centro Espírita Cearense e Federação Espírita do Estado do Ceará).

Maranguape também recebe Um Canto de Paz


Em Maraguape, a programação do Um Canto de Paz é inteiramente gratuita, tendo início no dia 16/9, às 7h, com um Passeio Ciclístico e Trilha Ecológica, em que os participantes poderão conhecer os encantos da serra da região e aprender mais sobre o ecossistema e patrimônio local. A programação tem entrada franca e se concentra no Horto Professor Renato Braga (Av. Stênio Gomes, 795, Parque Iracema).

No mesmo dia, às 16h, acontece o Café com Gentileza, um novo momento para se pensar o tema gentileza nas relações humanas”, que será no Café com Arte (Rua Benedito Prata, 793B), reunindo como convidados o médico Marco Antônio Machado, a jornalista Marília Rabelo, a idealizadora do evento Dênia Carvalho, o poeta Reginaldo Figueiredo e o historiador Paulo Probo, tendo também a participação artística de Davi Duarte e Gláucia Lobo.

No dia 20/9, às 15h, a Roda de Conversa do Um Canto de Paz chega a Maranguape, no Auditório da EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos. Dessa vez, o tema será  “O Papel da Arte na Construção da Cultura de Paz”. Os convidados especiais são Adriano Adriano Teixeira (representante da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura - FITEC), Luciano Bezerra (representante do Festival de Artes e Protagonismo da Rede Municipal), Carcius Azevedo (do Centro Espírito Beneficente União do Vegetal e da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico), Daniel Mamede (representante do Cuca Mondubim), Fabiano Piúba (secretário da Cultura do Estado do Ceará) e Tereza Tavares (Fundação Raimundo Fagner). A atividade será mediada pela jornalista e diretora da Via de Comunicação e Cultura, Maria Amélia Mamede.

Logo após, às 19h, acontece, no Tempo da Poesia (  Vila de Poetas - R. João Damasceno Ramos, 564 - Novo Maranguape II), um Sarau de poesia reunindo vários poetas locais.

O dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, marcará o encerramento do Um Canto de Paz 2018, com a Feira da Paz e o grande show Um Canto de Paz, reunindo diversos artistas, assim como em Fortaleza. Com concentração na Praça Capistrano de Abreu, às 15h tem início a Feira da Paz, com os mesmos expositores e intervenções artísticas do Brincantes Cordão do Caruá, de Luiz Carlos Pedrosa, Rafael Vieira e grupo e Mawtam. Às 20h, acontece o show com os artistas e grupos:  Adelson Viana, Davi Duarte, Dênia Carvalho, Dona Zefinha, Lorena Nunes, Manassés, Marcus Caffé e Tailândia Montenegro. 

::Serviço::

Um Canto de Paz

De 12 a 21 de setembro, em Fortaleza e Maranguape

Com shows, rodas de conversa, trilha ecológica, passeio ciclístico, sarau e outras apresentações artísticas

Facebook: /umcantodepazfortaleza

Instagram: @umcantodepaz
Programação completa: https://bit.ly/2PBioh0

Nenhum comentário: