quarta-feira, 15 de junho de 2016

GRÁTIS

Festivais Juninos, Show com Fernando Rosa e Mercado dos Quadrinhos são destaques do fim de semana

Programação é gratuita e conta com atrações para crianças e adultos
Junho chegou e com ele quadrilheiros e apaixonados pelas festas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio já entraram no embalo de um dos movimentos mais ricos de nossa cultura popular, os Festejos Juninos. Acompanhando esse ritmo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, selecionou, via Edital, grupos de quadrilhas e festivais juninos que tomarão conta da cidade durante o período.
A partir da quarta-feira (15/6) até domingo (19/6) a festa fica por conta do XII Festival de Quadrilhas da Comunidade do Poço da Draga (Praia de Iracema), do Festival de Quadrilhas do Mundubim (Parque Santana), do Arraiá da Cumade Fran (Planalto Vitória), do 7º Festival de Quadrilhas AMCTN (Conjunto Tancredo Neves), do 9oArraiá do Genibaú (Genibaú) e do XXI Festival de Quadrilha do Otávio Bonfim (Otávio Bonfim). Confira programação completa ao final do texto.

Show com Fernando Rosa, Mercado dos Quadrinhos e forró no Mercado dos Pinhões
A programação do Mercado dos Pinhões começa com tudo nesta sexta-feira (17/6), a partir das 20 horas, com o show especial do cantor e compositor cearense Fernando Rosa. O artista irá apresentar músicas de seus três álbuns, “Guaramiranga, “Embornal do tempo” e “Esse mundo é pra se brincar”, bem como composições presentes no livro “Fazenda Poema”, também de sua autoria.
Já no sábado (18/6), a partir das 17 horas, é a vez do Mercado dos Quadrinhos. A programação reúne artistas autorais cearenses e um público ávido por novidades no segmento que agrega tantos fãs e colecionadores. Quem comparecer ao evento poderá realizar a compra de publicações dos mais variados estilos e trocar ideia com outros aficionados por essa arte. A seleção musical ficará a cargo do DJ Alan Morais.
Outro destaque do Mercado dos Quadrinhos serão os painéis “Jornalismo nos Quadrinhos”, com Talles Rodrigues, às 17h15min, “Produção Independente de Cartoons e Fanzines”, com Guabiras, às 17h45min, e “A História em Quadrinhos nos Jornais Cearenses”, com Gledson Ribeiro de Oliveira, às 18h15min.
Entre os expositores confirmados para esta edição estão: Alexandre Vidal, Júlio Belo e João Belo (The Comics Café); Adriano Sousa (Anarcopato); Camila de Medeiros (Grupo Tom); Daniele; Denilson Albano; Dharilya; Dhio Barroso (Coletivo Arminina); Débora Santos e Talles Rodrigues (Netuno Press); Elisa de Azevedo e Ícaro Araújo (Caramujolândia); Francisco Oliveira; Guabiras; Jean Sinclair; João Gabriel Ramos Neto; Marcio Moreira (Netuno Press); Mariana Marrie; Nadia Lopes; Nat Matos; Natália Mendes (Coletivo Arminina); Sirlanney; Nycolas Di e Heitor Ximenes.
Fechando a programação do equipamento no domingo (19/6), às 19 horas, o tradicional Forró no Mercado coloca o público pra dançar o melhor do pé de serra. A atração desta edição será Nonato do Cavaquinho e Cycera Pérola Negra.

Música e batuque no Mercado da Aerolândia
A música comanda a diversão neste fim de semana no Mercado da Aerolândia, que recebe no sábado (18/6), às 19 horas, toda a animação, dança e a regionalidade da nossa cultura com o batuque da Caravana Cultural.
A Caravana Cultural é um coletivo de grupos que usa o tambor como elemento comum. Utilizando-o para reunir, integrar, educar, modificar pessoas e meios.

Os Batuqueiros da Caravana Cultural são alunos da escola de ritmos percussivos, que pesquisa e estuda a cultura popular tradicional e ritmos da cultura negra, levando para as alfaias, atabaques, abês, gonguês, caixas a representação desse estudo.

Já no domingo (19/6), às 17h30min, o ritmo do choro, carinhosamente chamado de Chorinho, vai encantar o público com Macaúba e Regional.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público
As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (18/6) Rebeca Camara e Natanael Pereira. Já no domingo (19/6), a música ficará por conta do Trio Mistura Brasileira, composto pelos músicos Moacir Bedê, Marco Tulio e Nilton Fiore.
O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (19/6), a atração será o espetáculo de narração Histórias de Heróis Negros, com Edivaldo Batista.

“Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski” seguem em cartaz
As artes plásticas também estão contempladas na programação do fim de semana com as exposições “Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski”, que seguem em cartaz.
“Firmezas - Resistência Poética” apresenta a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza e fica disponível para visitações até o dia 26 de junho, de terça a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados de 9 às 17 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço.
A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e consiste no resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual.
Já no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue em cartaz a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”. A mostra é composta 50 obras contemporâneas, entre gravuras e pinturas, do artista Maciej Babinski, polonês de nascimento e cearense de coração.
Com a curadoria de Dodora Guimarães, a exposição comemora os 85 anos do artista, 25 destes no sertão cearense. A mostra fica em cartaz de terça a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 21 horas, até o dia 31 de julho.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.
As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.
Neste dia 16/6, os temas serão “A importância dos sonhos”, às 17 horas, e “Estudo Psíquico: a dualidade em nós”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.
O

Nenhum comentário: